Aniversário do Guia: Gratidão e 10 matérias que marcaram nosso primeiro ano | Guia da Cerveja
Últimos destaques Novo

Aniversário do Guia: Gratidão e 10 matérias que marcaram nosso primeiro ano

1 ano guia da cerveja
Hoje o Guia completa um ano de atividades, celebrando nossa contribuição para o amadurecimento da cerveja brasileira e agradecendo a quem faz parte dessa construção

O Guia da Cerveja está completando o seu primeiro ano nesta sexta-feira, dia 5 de julho de 2019. E, de maneira bastante orgulhosa, podemos dizer que as conquistas obtidas nesses 365 dias nos deixam tão felizes – ou até mais – do que o aniversário em si.

Tais conquistas, porém, são difíceis de mensurar. Não dizem respeito ao tamanho da audiência, amplitude do alcance ou qualidade da informação – embora, claro, tudo isso seja relevante. Mas, sobretudo, têm ligação direta com ser bem recebido por pessoas incríveis, com fazer amigos, com integrar um setor que tem tudo para se tornar um dos mais sólidos do país (paremos aqui; convenhamos, não é hora de falar de matriz tributária, democratização de consumo, etc, etc, haha).

Assim, mais do que festejar, o Guia da Cerveja quer aproveitar a data para agradecer. Agradecer nossos amigos e familiares, que sempre nos apoiaram nessa ainda curta e intensa jornada; agradecer cervejarias, empresas, universidades e instituições, sempre nos respaldando com informações e excelentes feedbacks; agradecer a nossas fontes, colunistas e parceiros, diretamente responsáveis pela existência do site e disponíveis em qualquer momento que precisamos; e, por fim, agradecer nosso leitor, que “comprou” a ideia e ampliou o alcance da informação com um nível excelente de crítica e debate.

Para celebrar a data, olhamos para trás em retrospectiva e reunimos 10 matérias que, por razões diversas, acreditamos terem sido marcantes no primeiro ano do Guia da Cerveja. Aproveite. E obrigado por integrar nossa trajetória.


Cervejarias

11 fatos sobre a Magic Booze, a primeira cerveja instantânea do mundo – A Pratinha, de Ribeirão Preto, causou imenso alvoroço ao lançar uma cerveja instantânea. Na matéria, após conversa com seu idealizador, desvendamos todos os “segredos” por trás da impressionante inovação.

Consumidor

Cervejas low carb propõem prazer sem comprometer vida saudável – As cervejas low carb, que começam a ganhar espaço, cumprem realmente sua função? Em reportagem especial, investigamos uma das tendências do setor.

Cultura

O abismo sublime: A turbulenta relação que une cerveja, álcool e literatura russa – Com o apoio de dois renomados especialistas, a professora Elena Vássina e o tradutor Irineu Franco Perpetuo, traçamos um ponto de intersecção entre duas das mais sublimes “invenções” da humanidade: o álcool e a literatura russa.

Indústria

Mudanças climáticas devem dificultar produção de cevada cervejeira no Brasil – Em série especial, baseada em um estudo internacional, procuramos entender como o aquecimento global pode afetar a produção de cevada – e de cerveja. Nessa matéria específica, revelamos como o problema já impacta o Brasil.

Internacional

Entrevista: Randy Mosher fala sobre cerveja brasileira e equilíbrio entre teoria e prática – Uma entrevista exclusiva e imperdível com Randy Mosher, o “papa” da cerveja artesanal dos Estados Unidos e um dos nomes mais cultuados da cena cervejeira internacional.

Mercado

Dossiê Helles: A visão da Fassbier, dos juristas e do mercado cervejeiro – Depois de estourar a polêmica em torno do registro Helles, um dos fatos mais marcantes do 2019 cervejeiro, escutamos as partes envolvidas e buscamos trazer um material equilibrado e informativo, que trouxesse de fato esclarecimentos ao debate.

Sociedade

Consciência Negra: A cerveja e a obra crucial da filósofa Sueli Carneiro – Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a Goose Island lançou uma cerveja inspirada em Sueli Carneiro. E, após entrevistar sua biógrafa, Bianca Santana, detalhamos quem é essa pensadora imprescindível – e ainda desconhecida – da filosofia brasileira.


E as três matérias mais lidas de nossa história

Helles é elemento de uso comum e pode ser utilizado como estilo, diz INPI – Na série de matérias sobre o caso Helles, procuramos o INPI para conhecer seu posicionamento oficial. E, ao Guia, praticamente encerrando a polêmica, o instituto assegurou: apesar do registro, o termo era de uso comum e poderia ser utilizado por outras cervejarias.

Futebol 2019: Conheça os locais onde a venda de cerveja nos estádios é liberada – Um trabalho de pesquisa para trazer uma informação mais do que útil ao torcedor – e cervejeiro – brasileiro: afinal, em quais estados é permitido tomar cerveja nos estádios?

Após Skol perder posto de marca mais valiosa, Ambev anuncia que investirá R$ 2 bi – Em notícia atrelada ao mercado financeiro, informamos como a Ambev reagiu logo após a Skol perder o posto de marca mais valiosa do país, segundo estudo da Kantar.


0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password