fbpx
breaking news New

Kombucha: Soluções para produzir uma bebida em expansão no mercado

Damek oferece equipamentos que auxiliam na produção da kombucha, bebida cujo processo de fabricação é semelhante ao da cerveja

O setor de bebidas no Brasil ganhou uma importante opção produzida de modo mais artesanal: a kombucha. Trata-se de um fermentado à base de chás que vem conquistando espaço entre um público afeito a produtos artesanais, algo que já vinha sendo aproveitado pelas microcervejarias e que indica grande potencial de crescimento, até pelas vantagens oferecidas aos consumidores. Por isso, é preciso estar com a linha de produção bem ajustada para responder às novas demandas.

A kombucha é um fermentado à base de chás e açúcar que utiliza bactérias e leveduras no processo de fabricação. Pode ser feita com frutas e especiarias e há versões alcoólicas. Seu modo de produção tem semelhanças com o da cerveja, sendo vista, para o consumidor, como uma potencial substituta para os refrigerantes.

Leia também – Damek usa experiência em crises para colocar sonhos de cervejeiros ‘em prática’

Para atrair o interesse do público e mesmo ocupar o espaço de outras bebidas, a kombucha conta com vantagens, como fortalecer o sistema imunológico e melhorar o funcionamento intestinal. É, afinal, fonte de antioxidantes, de enzimas digestivas e de vitaminas do complexo B. Além disso, ajuda a detoxificar o organismo e a combater infecções urinárias e digestivas.

“Este mercado é super promissor, até porque as pessoas estão cada vez mais optando pelo artesanal, orgânico e natural, trocando o refrigerante pelos sucos naturais e chás fermentados. Ouso dizer que a kombucha veio para mudar os hábitos dos refrigerantes”, aposta Cristyeny Borgiani, diretora de marketing e vendas da Damek, empresa especializada no fornecimento de fermentadores e em manutenção industrial, entre outros, ao mercado cervejeiro.

Opotunidade
Assim, pelas vantagens oferecidas, a kombucha tende a ampliar o seu mercado, algo que pode ser aproveitado por microcervejeiros em função das semelhanças com a kombucha – afinal, é uma bebida fabricada de modo artesanal e fermentada.

Publicidade

Em função disso, a Damek enxergou a kombucha como uma outra oportunidade de negócios, passando a oferecer produtos de fermentação e envase, como explica a sua porta-voz.

“Levantamos todas as necessidades dos kombucheiros e desenvolvemos um equipamento que atende e facilita a fermentação e envase do produto, trazendo, assim, mais profissionalização e agilidade ao processo. A nossa linha de fermentadores para kombucha facilita o envase e fabricação, sendo atóxica e inerte, inodora”, afirma Cristyeny, destacando que a Damek também disponibiliza panelas inox, torneiras, filtros e arrolhadores para os produtores.

“Também, pensando em profissionalizar o processo de envase e higienização dos produtores de kombucha, desenvolvemos nossa máquina de envase e higienizadora de garrafas”, explica a diretora de marketing e vendas.

Cristyeny destaca, ainda, uma situação que pode animar os cervejeiros artesanais: embora evidentemente demande algumas adaptações, as soluções encontradas pela Damek para a produção das kombuchas são semelhantes às apresentadas para as cervejarias.

Saiba mais sobre a Damek em nossa página do Guia do Mercado

“O processo é bem semelhante. Mas, como sempre, é preciso uma adaptação para melhoraria dos equipamentos, e maiores conhecimentos dos técnicos e atendentes”, pondera ela. “Tivemos de estudar bastante. Mas confesso que, assim como os cervejeiros, os kombucheiros são tão prestativos quanto, nos auxiliando cada dia mais para novos desenvolvimentos de equipamentos.”

A Damek, inclusive, segundo complementa Cristyeny, já tem atuado ao lado de cervejeiros que vêm investindo na kombucha.  “A experiência com os produtores tem sido de grande valia. O tratamento bem próximo tem nos acarretado mais experiências, ocasionando mais desenvolvimento de equipamentos para o auxílio e facilidade deles. Com essa experiência, o crescimento é mútuo. E a gratidão também”, conclui.

1 Comment

  • Remígeo Reply

    6 de outubro de 2021 at 04:50

    Otimas dicas!Desejo saber quais as empresas que produzem equipamentos para a produção de kombucha. Abraço

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password