fbpx
breaking news New

“Nespresso” da cerveja permite impressão no chope e escolha de lúpulos

Recursos tecnológicos podem ajudar consumidores a customizarem suas cervejas

A produção de café em cápsulas se tornou uma febre global há alguns anos através da Nespresso e, aos poucos, possibilidades semelhantes vêm chegando ao mercado da cerveja, oferecendo ao consumidor a chance de customizar a sua própria bebida, sem precisar ser um especialista em sua fabricação.

Uma das novidades que está sendo preparada para lançamento no mercado permite ao cliente escolher o lúpulo e personalizar a cerveja. É o Espresso Dry Hopping, desenvolvido pelo Bev Hack Lab, que tem inspiração nas cafeterias, podendo ser utilizado nos bares ou mesmo nas residências.

Leia também – Com soluções sensoriais, FlavorActiV ajuda a avaliar sabor e aroma das cervejas

Se trata de um dispositivo que permite ao consumidor solicitar ou mesmo selecionar o lúpulo que mais agrada seu paladar e ter o seu chope customizado com a adição na hora desse ingrediente. A solução pode ser, inclusive, acoplada em qualquer chopeira caseira padrão.

O projeto está em fase final de testes, com a patente já submetida, mas ainda não tem data para lançamento pelo Bev Hack Lab, braço do Centro de Inovação Tecnológica da Ambev, com foco na inovação e 100% experimental.

Impressão no chope
Também seguindo a lógica do Nespresso, começam a se popularizar no mercado máquinas que preparam bebidas personalizadas em questão de segundos e, inclusive, imprimem mensagens e imagens específicas nelas.

Na Espanha, isso vem sendo feito com a Ripple Maker II Pro, que acrescenta o desenho desejado à espuma da bebida. As ilustrações podem ser fotografias, desenhos e letras, com uma grande variedade de tonalidades. Isso é conseguido com o uso de cápsulas, que têm o mesmo design dos cartuchos de tinta clássicos integrados às impressoras. Pela tela principal, o usuário pode escolher a imagem que deseja colocar em cima de sua cerveja.

A tinta é comestível e tem base de extrato de repolho sem sabor, para aplicar os padrões de cores sem risco à saúde e sem alterar o sabor da bebida. E ela se ajusta ao pH do líquido. Além disso, leva apenas dez segundos para a conclusão da impressão.

Bar em casa
Já para quem quer tirar a cerveja da chopeira em casa como se faz no bar, a Ambev trouxe para o Brasil a PerfectDraft. Essa chopeira tem capacidade para até 6 litros e conta com a tecnologia Smart Pour, que permite servir da forma ideal a cada tirada, com a quantidade de espuma desejada pelo consumidor.

Com o aplicativo conectado à chopeira, é possível controlar a temperatura da cerveja, monitorar a espuma e frescor do barril, acessar os serviços da PerfectDraft, incluindo o suporte, e receber notificações quando a temperatura desejada for alcançada ou quando o barril estiver acabando – a máquina possui um indicador LED que mostra a quantidade de cerveja restante.

É possível adquirir os barris das marcas Stella Artois, Colorado Ribeirão, Budweiser, Patagonia Weisse, Patagonia Amber e Goose Island com a tecnologia.

“Uma das nossas missões é conseguir desenvolver soluções inteligentes que impactem a experiência dos nossos consumidores com as nossas marcas. A Inovação tem sido uma grande aliada nessa jornada e, no caso da PerfectDraft, não poderia ser diferente. Pensamos em trazer não só um produto que oferecesse uma experiência completa dentro de casa, mas que também promovesse a conexão entre as pessoas”, afirma Gustavo Castro, diretor de inovação da Ambev.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password