fbpx
breaking news New

Ação celebra Catharina Sour e diversidade das cervejas brasileiras em 64 rótulos

Marcas de dez estados apresentam suas criações em lançamentos nesta quarta-feira

Se o setor pôde celebrar no fim de 2021 o reconhecimento definitivo da Catharina Sour pelo Beer Judge Certification Program (BJCP), o mais renomado guia de estilos do mundo, a comemoração bem que poderia ser nesta quarta-feira com o lançamento simultâneo de 64 rótulos dessa cerveja tipicamente brasileira.

Essa reunião de novidades em torno de um estilo foi possível graças ao Movimento Toda Cerveja. Em sua segunda ação coletiva, o grupo reuniu marcas para agitar o segmento das artesanais e exaltar a diversidade das criações brasileiras.

Leia também – Colorado lança Black IPA em embalagem 100% reciclada de cacos de vidro

Antes, em setembro de 2021, o movimento promoveu o Bitter Day, dando protagonismo a um estilo cervejeiro mais identificado com os britânicos. Agora, então, a aposta é na Catharina Sour e suas características sensoriais, vistas como ideais para o período do verão.

“Nós discutimos isso com o grupo da primeira ação e chegamos a esse estilo. Além de ser o primeiro estilo brasileiro de cervejas, a Catharina Sour tem tudo a ver com essa época do ano, já que é leve, refrescante e pouco alcoólica”, afirma Daniel Jeffman, um dos organizadores do movimento e sócio da Fat Bull Beer.

O profissional da marca de Novo Hamburgo (RS) avalia que o estilo tem tudo a ver com o que o Toda Cerveja quer mostrar com as ações de lançamento simultâneos: a diversidade das cervejas brasileiras. “Teremos 34 frutas e especiarias diferentes em 64 lançamentos, com variedades regionais ganhando bastante espaço. Acreditamos que esse fato curioso pode chamar a atenção do público”, destaca.

Assim, o consumidor será brindado com uma extensa mistura envolvendo frutas disponíveis na biodiversidade do Brasil: abacaxi, acerola, amora, araçaúna, butiá, cacau, café, cajazinho, cupuaçu, framboesa, goiaba, graviola, jaca, jabuticaba, variedades de laranja e limão, mamão, manga, maracujá, mirtilo, morango, pêssego, pitaya, seriguela, tangerina, variedades de uva e uvaia. Especiarias e outros itens como casca de laranja, capim cidreira, matcha e tomilho também fazem parte das combinações.

Janderson Martini, da Old Captain e outro organizador do movimento, destaca que o aumento do número de participantes no lançamento desta quarta-feira (64) é superior ao Bitter Day, em um indicativo de êxito da iniciativa, que deve apresentar mais novidades ao longo de 2022.

“Conseguimos chamar a atenção do mercado e gerar um fato sobre as cervejarias artesanais independentes e seu trabalho coletivo e positivo”, diz. “Estamos bem felizes com essa variedade de Catharinas que vamos levar ao mercado e certos de que mais ações vem por aí”, antecipa.

Os lançamentos acontecem nos bares das próprias cervejarias e em pontos de venda parceiros. A identidade visual da ação é a mesma, para facilitar que os consumidores de diferentes estados identifiquem o estilo e se sintam convidados a prová-lo.

Publicidade

Nessa ação, as cervejarias estão localizadas em 46 cidades de 10 estados diferentes: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Juntas, elas produzem mais de 1,6 milhão de litros ao mês.

Criado em 2016, o estilo entrou no BJCP em 2018, mas só foi oficialmente adicionado no final do ano passado, sendo a primeira representante do país no renomado guia.  

De acordo com o BJCP, a Catharina Sour é “uma cerveja refrescante de trigo, ácida e com frutas que normalmente apresentam um perfil tropical. Tem um corpo leve e a graduação alcoólica contida. No aroma, a fruta é identificada de forma imediata e a coloração também muda de acordo com a variedade selecionada. Especiarias, ervas e vegetais podem complementar a receita.”

Confira a lista de cervejarias participantes do lançamento coletivo desta quarta-feira:

Ceará
Nery Brothers (Fortaleza)

Espírito Santo
Mestra (Serra)

Goiás
Templária (Catalão)
Dona Lupulina (Goiânia)

Minas Gerais
Küd (Nova Lima)

Mato Grosso
Heresia (Cuiabá)
Louvada (Cuiabá)

Paraná
Ade Bier (Castro)

Rio de Janeiro
Paranoide (Volta Redonda)

Rio Grande do Sul
4beer Cerveja e Cultura (Porto Alegre)
Babel Cervejaria (Porto Alegre)
Bierdron (Lajeado)
Alcebier (Novo Hamburgo)
Divisa (Santana do Livramento)
Paralelo 30 (Eldorado do Sul)
Ruizoca (Dom Pedrito)
Traum (Nova Petrópolis)
Danken (Vale Real)
Diefen Bros (Porto Alegre)
Donner Craft Brew (Caxias do Sul)
Fat Bull Beer (Novo Hamburgo)
FIL (Gravataí)
Herzpille Cervejaria (Bom Princípio)
La Birra (Caxias do Sul)
Leoner Hof Craft Beer (Sapiranga)
Marek Cervejaria (Charqueadas)
Mater (Dois Irmãos)
Nahualli (Farroupiliha)
Nave (Pelotas)
Polvo Loco (Porto Alegre)
Proeza Beer (Santa Cruz do Sul)
Rübebeer Cervejas Artesanais Ltda (Novo Hamburgo)
Ruradélica Ales (Porto Alegre)
Salva Craft Beer (Bom Retiro do Sul)
Suricato (Porto Alegre)
Titans Cervejas Especiais (Tapejara)
Velho Ébrio (Pelotas)
Veterana (Porto Alegre)
Zagaia (Itaara)
Baita Bier (Novo Hamburgo)

Santa Catarina
Armada Cervejeira (São José)
Balbúrdia Cervejaria (Blumenau)
Biertal (Braço do Norte)
Big jack Cervejaria (Orleans)
Blend Bryggeri (Criciúma)
Bruxa Cervejaria (São José)
Alcatraz (Criciúma)
Maestro (Jaraguá do Sul)
Liffey Brew Pub (Palhoça)

São Paulo
Bela Beer (Santana de Parnaíba)
Beta Hops Brewing (Registro)
Cervejaria 77 (São Paulo)
Bragantina (Bragança Paulista)
Karma (Osasco)
Revoluta (São José do Rio Preto)
Cervejaria Santista (Santos)
Urbana (São Paulo)
Gård Cervejaria (Campos do Jordão)           
Hops Craft Beer (Barueri)
Miners Craft Beer Co. (São Paulo)
Racing Beer (Barueri)
Sonora (Paulínia)
Sorocabana (Sorocaba)
X Craft Beer (São Paulo)

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password