fbpx
breaking news New

Movimento une 60 cervejarias para o lançamento de Bitters nesta quarta

Primeira edição do Bitter Day foi organizada pelo movimento Toda Cerveja e envolve o lançamento e reedição de rótulos do estilo

Dia seguinte ao da Independência do Brasil, o 8 de setembro terá um significado diferente em 2021 e, quem sabe, poderá se tornar perene para o setor de artesanais. A data, afinal, marca a primeira edição do Bitter Day, iniciativa que uniu 60 marcas em torno do movimento Toda Cerveja para o lançamento simultâneo de rótulos do estilo inglês. A ação é marcada por ineditismos e novidades, seja pela grandiosidade do número de cervejarias envolvidas ou mesmo pela escolha de um estilo menos óbvio para ser apresentado ao público.

O mercado de artesanais é conhecido por algumas iniciativas em grupo, como a criação de cervejas colaborativas, mas não com a expressividade do Bitter Day. O evento, inclusive, surgiu da congregação de diferentes cervejeiros, que trocavam suas experiências e impressões sobre bebidas e mesmo rótulos raros, quando decidiram pela realização de algo maior. E que se expandiu rapidamente.

Leia também – Maior cervejaria da Suíça, subsidiária da Carlsberg adota frota de caminhões elétricos

Um grupo de WhatsApp de cervejeiros foi o agregador para trazer marcas de diferentes cidades e estados brasileiros para a iniciativa. E, para tirá-la do papel, foi criado o movimento Toda Cerveja, fundamental para viabilizar e gerenciar o Bitter Day.

O grupo, assim, organizou o que, antes, parecia um mero desejo: o lançamento coletivo de cervejas de um único estilo – e suas variantes – em uma única data, o 8 de setembro. E, para traçar estratégias e plano, os principais responsáveis pelo Toda Cerveja buscaram unificar a atuação.

Cada cervejaria e brewpub participante realizou um pagamento de R$ 100. E, com o valor arrecadado, foi possível contar com o trabalho de assessoria de imprensa, desenvolvimento de rótulos padronizados e gerenciamento de redes sociais, para que a iniciativa aumentasse o seu alcance e tivesse uma mesma identidade visual para todas as participantes, com um rótulo único, estampando o Big Ben.

Com esse recorte, houve a união de cervejarias de diferentes regiões do Brasil, assim como marcas que possuem atuação, tamanho e acesso a mercados diferentes, como lembra Janderson Martini, da Old Captain, uma das lideranças do Toda Cerveja.

“A gente vê muita união entre duas, três cervejarias, para produzir uma colaborativa, por exemplo, ou para troca de informações. Mas é difícil a gente ver um projeto que englobe todo mundo. E isso ajudaria a saber como funcionam os diferentes mercados. A gente não deve se ver como concorrente”, argumenta Janderson.

Entre as 60 participantes, existem marcas do Rio Grande do Sul, estado que agrega a maior parte das cervejarias: 28. Mas também há empresas de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. E, enquanto 50 delas estão lançando Bitters nesta quarta-feira, outras dez já contavam com rótulos do estilo em seu portfólio e usarão a data para divulgá-los novamente.

Com a escolha pelas Bitters, Janderson espera atrair o olhar do cervejeiro para um estilo inglês que não está entre os mais usuais dentro do segmento, ao menos no Brasil, e aproximar o consumidor delas, que têm, como representante mais conhecida, a London Pride, da Fuller’s.

“Esperamos instigar as cervejarias a explorarem esse estilo. Tem muitas cervejarias que têm Bitter e a gente nem conhece”, acrescenta o profissional da Old Captain, avaliando que as Bitters podem se adaptar bem às características brasileiras.

Publicidade

“Acreditamos que a consolidação e o crescimento do mercado nacional de cerveja passam por provocarmos o consumidor para que ele conheça estilos além das Pilsen e das IPAs, que lideram as vendas. A adesão de 60 cervejarias e brewpubs a esta primeira ação, dedicada a cervejas da escola inglesa, mostra que esse é um sentimento compartilhado”, acrescenta Janderson.

Mas ele garante que essa edição inicial do Bitter Day é apenas o começo. A ideia é que não apenas essa iniciativa se torne anualizada como, também, seja o primeiro passo para outros lançamentos coletivos, de variados estilos de cerveja.

Não vai parar no Bitter Day. No ano que vem, vamos fazer uma força para o Bitter Day, mas também queremos fazer algo a cada dois meses de lançamentos simultâneos. Pode ser de cervejas tendo insumos brasileiros, por exemplo

Janderson Martini, da Old Captain

“Temos certeza de que é o primeiro de muitos movimentos coletivos que vamos realizar”, complementa Vinicius Soares Cordeiro, sócio das marcas Ruradélica e Veterana.

As Bitters
As Bitters estão divididas em três estilos: Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter, sendo cervejas de alta fermentação, cor levemente acobreada e com a presença de lúpulos ingleses. E suas principais características, de acordo com o Beer Judge Certification Program (BJCP), são o alto drinkability e a refrescância.

A mais leve, a Ordinary Bitter, pode ter entre 3,2% e 3,8% de teor alcoólico e de 25 a 35 IBUs. As Best Bitters, conhecidas também como Special Bitters, podem ter entre 3,8% e 4,6% de graduação alcoólica e amargor de 25 a 40 IBUs. Já as Strong Bitters, conhecidas também como Extra Special Bitters ou ESB, apresentam teor alcoólico que varia entre 4,6% e 6,2% e índice de IBUs entre 30 e 50.

“São fáceis de produzir, gostosas de tomar, combinam com nosso clima, não são pesadas, mas também não são fáceis de encontrar. São mais maltadas, algumas com lúpulo resinoso e terroso. Bem executado é um ótimo estilo, mas a gente não vê tanta opção no Brasil”, reconhece Janderson.

As participantes
Confira a lista com as 60 participantes do Bitter Day. As cervejas podem ser encontradas nos e-commerces das marcas ou nos seus tradicionais pontos de venda:

Mestra (ES / Serra)
Dona Lupulina (GO / Goiânia)
Cervejaria Küd (MG / Nova Lima)
Bonito Beer Cervejaria (MS / Bonito)
Cervejaria Heresia Eireli (MT / Cuiabá)
Cervejaria LaCerva (MT / Cuiabá)
Cervejaria Louvada (MT / Cuiabá)
Cervejaria Rondonópolis (MT / Rondonópolis)
Ade Bier (PR / Castro)
Divino Malte (PR / Umuarama)
Fábula Cervejas Especiais (PR / Toledo)
Brewpoint / CCS (RJ / Petrópolis)
Babel (RS / Porto Alegre)
Brew Up (RS / Campo
Cervejaria Alcebier (RS / Novo Hamburgo)
Cervejaria B73 (RS / Pelotas)
Cervejaria Divisa (RS / Santana do Livramento)
Cervejaria Ruizoca (RS / Dom Pedrito)
Cervejaria Salva (RS / Bom Retiro do Sul)
Donner (RS / Caxias do Sul)
Fat Bull Beer (RS / Novo Hamburgo)
Front Bier (RS / Caxias do Sul)
Galeza (RS / Eldorado do Sul)
Green Head (RS / Novo Hamburgo)
La Birra Cervejaria (RS / Caxias do Sul)
Marek Cervejaria (RS / Charqueadas)
Nahualli (RS / Farroupilha)
Nave (RS / Pelotas)
Old Captain (RS / Canoas)
Olímpia Cervejaria (RS / Antônio Prado)
Roca Cervejaria (RS / Pelotas)
Rübebeer Cervejas Artesanais Ltda (RS / Novo Hamburgo)
Ruradelica (RS / Porto Alegre)
Stier (RS / Igrejinha)
Titans Cervejas Especiais (RS / Tapejara)
Traum (RS / Nova Petrópolis)
Velho Ebrio (RS / Pelotas)
Veterana (RS / Porto Alegre)
Zagaia Cervejaria (RS / Itaara)
Zapata Cervejaria Rural (RS / Viamão)
Armada Cervejeira (SC / São José)
Balburdia Cervejaria (SC / Blumenau)
Biertal (SC / Braço do Norte)
Enigma (SC / Maravilha)
Kaingang (SC / Xaxim)
Marchand Beer Co. (SC / Balneário Camboriú)
Öluns Cervejaria (SC / Cunha Porã)
Bela Beer (SP / Santana de Parnaiba)
BR Brew Cervejaria (SP / Sertãozinho)
Casamalte (SP / Novo Horizonte)
Cerveja 77 (SP / São Paulo)
Cervejaria Bragantina (SP / Bragança Paulista)
Cervejaria Garoa (SP / Salto)
Cervejaria Karma (SP / Osasco)
Cervejaria Sorocabana (SP / Sorocaba)
Cervejaria Velvet (SP / São José do Rio Preto)
Itaici Cervejaria (SP / Indaiatuba)
Maltesa (SP / Ribeirão Preto)
Roquer (SP / São Roque)
Soma Cervejaria (SP / São Paulo)

1 Comment

  • Julio Cesar Margraf Reply

    9 de setembro de 2021 at 01:07

    Bitters são um estilo “fácil” de fazer mas raríssimas de encontrar no mercado do Brasil. A Klein tinha uma ESB que eu adorava, mas infelizmente não encontro mais em nenhum lugar, e a London Pride tem um preço bastante proibitivo. Não dá pra comprar sempre.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password