fbpx
breaking news New

Luta por segurança para LGBTQIAP+ ganha reforço de ação que mapeia bares

Casos de mortes violentas para comunidade LGBTQIAP+ aumentaram 33% de 2020 para 2021

A realização da Copa do Mundo em novembro e dezembro, a aproximação do verão e a liberação do 13º salário têm contribuído para o aumento da frequência do público nos bares e restaurantes, a ponto de estimativas apontarem a possibilidade de aumento de até 30% no faturamento dos estabelecimentos nos últimos meses de 2022. Mas junto com as aglomerações nos bares, também podem vir riscos maiores, sobretudo àquelas pessoas que não se enquadram no que uma parcela da sociedade ainda considera como um “padrão”, como a comunidade LGBTQIAP+.

Pensando em como o preconceito e a intolerância têm violado os direitos deste público, a Ambev iniciou a ação “Bar de Respeito”, realizada para mapear bares e estabelecimentos amigáveis à comunidade LGBTQIAP+. “No caso do Bar de Respeito, nos unimos à plataforma da Nohs Somos para ajudar a mapear bares amigáveis à comunidade, dando treinamento para esses estabelecimentos”, explica Ewerton Oliveira, gerente de marca da Ambev.

Leia também – Guia na Copa: Entenda polêmica sobre show de Ludmilla em evento da Bud

O Bar de Respeito busca ser um “Maps LGBTQIAP+” e foi construída com a contribuição da própria comunidade. E além de destacar os lugares com as melhores avaliações, ainda pode gerar recompensas, como descontos para os usuários. A iniciativa e o movimento começaram com a Copa do Mundo, mas seguirão como um legado de inclusão ao fim do torneio.

A plataforma está disponível em todo o Brasil, com a Ambev ativando bares em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília, Curitiba e Fortaleza. Espaços selecionados nessas cidades terão como principal missão disseminar uma cultura de naturalidade e segurança para que todos possam ter momentos de curtição.

Publicidade

E a ação não é à toa, pois a segurança para a comunidade LGBTQIAP+ é um assunto urgente, com dados alarmantes. O “Dossiê de Mortes e Violências Contra LGBTI+” denuncia que ocorreram 316 mortes de forma violenta no país contra esse público em 2021, sendo 285 delas por assassinato. O estudo aponta crescimento de 33% no número de mortes violentas desse grupo em relação a 2020, evidenciando como a comunidade LGBTQIAP+ está exposta.

São vários os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAP+ todos os dias no Brasil, mas um dos maiores, certamente, é a questão da segurança. Sabemos que o caminho é longo, mas conseguir colocar de pé esse movimento de inclusão, fomentando a segurança e o respeito para que todas as pessoas se sintam acolhidas e parte da sociedade, faz parte do nosso objetivo de deixar um legado de inclusão para todo

Ewerton Oliveira, gerente de marca da Ambev

Treinamento e benefícios
Para a efetividade da iniciativa Bar de Respeito, a Ambev também fornece treinamento online prévio para os bares e seus funcionários com orientações sobre o tema e instruções de como agir em casos de discriminação à comunidade LGBTQIAP+. “Juntamente com empresas parceiras e um time especializado, esses estabelecimentos recebem letramento sobre o tema, com instruções de como agir, por exemplo, em casos de discriminação. Com isso, eles recebem o selo indicando que fazem parte desse movimento de inclusão”, afirma Oliveira.

Contando com um ambiente teoricamente mais seguro, os estabelecimentos do circuito Bar de Respeito terão benefícios oferecidos pela Ambev, além de passarem pela avaliação dos consumidores.

“Os pontos de venda participantes que completarem a jornada de treinamento, junto com os colaboradores, recebem créditos em compras na plataforma da Ambev, que podem ser trocados por produtos, além de ganharem destaque na plataforma. Para os clientes, o principal benefício é aproveitar de espaços mais acolhedores e respeitosos para momentos de diversão e mais motivos para brindar, e ainda por cima ganharem vouchers de desconto no Zé Delivery”, completa o gerente de marca da Ambev.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password