fbpx

Experiências e brewpubs podem impulsionar setor, avalia Euromonitor


A associação do consumo de cerveja como uma experiência única, frequentemente vivida em bares ou brewpubs, pode ser uma estratégia interessante para impulsionar o crescimento das marcas artesanais. Essa avaliação foi apresentada ao Guia por Rodrigo Mattos, analista de pesquisa sênior da Euromonitor International, com base em sua análise dos resultados do levantamento “O Ano de 2022 para as Cervejarias“.

Em sua opinião, essa abordagem seria mais viável para o setor de cervejas artesanais do que a competição com outras marcas no varejo. E ele destaca que isso pode ser alcançado por meio do aumento do número de brewpubs no setor de artesanais. Inclusive, de acordo com a pesquisa, que pode ser acessada no link, apenas 13% dos entrevistados adotam esse tipo de estabelecimento, onde a cerveja é produzida, comercializada e consumida no mesmo local, como modelo de negócio, o que indica um potencial de expansão para esse ramo.

Leia também – 88% das cervejarias com débitos não deverão se livrar das dívidas em 2023

“A indústria de cervejas artesanais ainda segue um modelo de varejo, mas deveria desenvolver um modelo de experiência associado ao consumo nos estabelecimentos. Percebemos que ainda há poucos bares que possuem suas próprias marcas de cerveja, e principalmente os modelos de brewpubs ainda não ganharam força no país. No entanto, eles poderiam ser uma boa solução para fortalecer as pequenas marcas, pois associam o consumo da bebida a uma experiência, e não apenas à competição no varejo”, afirma Mattos.

O analista da Euromonitor também destaca a necessidade de as marcas artesanais terem sua própria identidade para aumentar sua percepção no mercado, angariando a fidelidade de mais consumidores.

Publicidade

“Acredito que há um grande potencial em explorar novas identidades para conquistar uma maior parcela dos consumidores. Cito como exemplos a Japas Cervejaria, a Implicantes e outros casos. Dessa forma, a proposta não é apenas crescer ou ser um grande jogador no mercado, mas oferecer um produto a um nicho fiel, o que impulsionará a marca que se baseia principalmente em propósito”, diz Mattos.

Segundo ele, adotar a estratégia correta pode contribuir para que algumas empresas, especialmente as de médio porte, ampliem sua presença em um mercado dominado por poucas cervejarias, mas que demonstra ter espaço para marcas premium, como comprovado pelo sucesso alcançado nos últimos anos pela Heineken.

“Temos um mercado muito concentrado em poucas empresas de grande porte, o que parece indicar que há espaço a ser conquistado por empresas de médio porte que ofereçam um produto interessante e atraente para os consumidores. Além disso, embora haja crescimento em termos de volume, a participação de mercado da categoria se mantém estável em relação às cervejarias ‘convencionais’, o que mostra que ainda há a necessidade de conquistar espaço em relação às grandes empresas”, afirma.

Apesar de os efeitos mais prejudiciais da crise sanitária terem ficado para trás, o analista da Euromonitor expressa preocupação com a capacidade do setor de lidar com o cenário de desaceleração econômica, lembrando que o segmento de cervejas artesanais é composto basicamente por pequenos empreendedores – na pesquisa do Guia, metade das cervejarias participantes produz menos de 5 mil litros por mês, e 91% delas fabricam menos de 50 mil litros.

“Essas empresas de pequeno porte têm a capacidade e flexibilidade necessárias para lidar com as possíveis adversidades que o mercado pode enfrentar em um futuro próximo? Na Euromonitor, prevemos que existe cerca de 23% de chance de ocorrer um processo de estagflação global, principalmente devido ao aumento dos juros nos EUA e na Europa. Dependendo de como isso afetar o Brasil e o setor cervejeiro, incluindo o fornecimento de insumos, essas pequenas empresas têm a capacidade e a resiliência para se manter?”, questiona.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password