Heineken vai pagar para consumidores que levarem vidro para reciclagem
Últimos destaques Novo

Ação da Heineken paga para consumidores que levarem vidro para reciclagem

reciclagem heineken
Não é só máquina de pegar bichinho: Heineken instala em supermercados de SP máquinas que trituram vidro para reciclagem

O Grupo Heineken está distribuindo pela cidade de São Paulo máquinas que trituram garrafas de vidro, preparando o material para o processo de logística reversa que culmina em sua reciclagem. Para o cliente que levar suas garrafas, há uma pequena “recompensa” pelo esforço, em forma de “cashback”.

Na primeira fase do projeto, um piloto de três meses de duração (vai até o dia 13 de dezembro) que integra o Movimento Mais com Menos, nove máquinas serão instaladas em unidades dos supermercados das redes Pão de Açúcar e Extra da capital paulista.

A iniciativa busca contemplar todo o ciclo de logística reversa do vidro, do início ao fim. Primeiro, as máquinas da Seiva Coleta, indústria de beneficiamento de vidros de Minas Gerais, contam com uma tecnologia que emite um alerta para os responsáveis pela logística quando atinge 70% de sua capacidade.

Leia também: Entrevista – Setor cervejeiro sofre com vidro, mas trilha caminho sustentável “sem volta”

A coleta, então, será feita por motociclistas, responsáveis por levar o material a uma das cooperativas parceiras – Granja Julieta, Coopercaps, Cooperglicerio e Cooppamare –, que cuidam do beneficiamento do vidro.

Dando continuidade ao processo de reciclagem, as cooperativas vendem o material à MassFix, empresa de gestão de resíduos de vidro, que completa o ciclo de logística reversa, revendendo o vidro a fabricantes de garrafas.

“O desafio dos resíduos sólidos já vem de muito tempo e pouco avançamos como sociedade nos últimos anos. Se não envolvermos, de fato, todos os elos da cadeia, a solução não será sustentável. Foi neste contexto que surgiu esta iniciativa, que tem o consumidor como elo impulsionador de todo o processo”, explica Ornella Vilardo, gerente de sustentabilidade da Heineken no Brasil.

Cliente beneficiado
Para incentivar a participação do público das redes de supermercados participantes, um sistema de cashback vai recompensar quem levar vidro para a trituração. Cada garrafa reciclável depositada nas máquinas vai gerar 10 centavos de crédito no aplicativo do programa de cashback operado pela startup Méliuz. Ao completar R$ 20 de saldo no extrato, o consumidor poderá pedir o resgate do valor para sua conta corrente ou poupança.

A “Volte Sempre” fará ainda uma campanha de reciclagem em 300 bares no bairro Moema, também em São Paulo, falando sobre a maneira certa de descartar os resíduos de vidro.

Nela, os garçons irão sugerir aos clientes que deem preferência para garrafas de 600ml, que são retornáveis. Alguns desses bares vão receber, de forma itinerante, uma das máquinas de trituração para que os clientes conheçam a ação.

Onde triturar suas garrafas

Pão de Açúcar

  • Unidade Apinagés – Rua Apinagés, 1.147 – Sumaré (SP)
  • Unidade Vila Romana – Rua Tito, 639 – Vila Romana (SP)
  • Unidade Sócrates – Rua Sócrates, 120 – Vila Sofia

Extra

  • Unidade Brigadeiro – Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2.013 – Bela Vista
  • Unidade Itaim Bibi – Av. João Cachoeira, 899 – Itaim Bibi
  • Unidade Morumbi – Av. das Nações Unidas, 16.741 – Retiro Morumbi
  • Unidade Ricardo Jafet – Av. Dr. Ricardo Jafet, 1.501 – Vila Santa Eulália
  • Unidade Aeroporto – Av. Washington Luiz, 5.859 – Jardim Aeroporto
  • Unidade Interlagos – Av. Sargento Geraldo Santana, 1.491 – Interlagos

0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password