Porto Alegre é a cidade com mais registros de cervejas em 2018 | Guia da Cerveja
Últimos destaques Novo

Porto Alegre é a cidade com mais registros de cervejas em 2018

registros cervejas MAPA
Com uma cervejaria a cada 40 mil habitantes, Porto Alegre se destacou como a cidade que mais inovou em 2018

Porto Alegre fechou 2018 como a cidade que mais lançou cervejas no ano passado, com 465 rótulos registrados no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Atrás dela vem Nova Lima (MG), que pediu 277 registros ao longo do ano, e Curitiba, com 227.

Segundo relatório do Mapa, as três cidades se valem, além de uma grande tradição na produção da bebida, de leis de incentivo e polos cervejeiros legalmente constituídos.

O número de registros de cervejas de Porto Alegre não chega a ser surpreendente, já que é a cidade brasileira com o maior número de cervejarias ativas – são 35 no total.

Já Nova Lima, com 19 marcas, detém a maior proporção de cervejarias pela população: 4,2 mil habitantes para cada estabelecimento – enquanto a capital gaúcha tem 1 a cada 40 mil habitantes, já bastante acima da média nacional, de uma a cada 234 mil habitantes. No entanto, os números de Nova Lima se justificam por sua proximidade com Belo Horizonte, cujo grande mercado consumidor ela ajuda a abastecer.

Outra cidade que se destaca pelo número de registros de cervejas é a pequena Capim Branco, com cerca de 10 mil habitantes e apenas uma cervejaria. Ela aparece, no entanto, na quarta posição no ranking de registros, com os mesmos 193 de Caxias do Sul. A única cervejaria da cidade (chamada também Capim Branco) atende a diversas ciganas, portanto pede registros com uma frequência além do normal.

Publicidade

Depois de novembro, uma nova instrução normativa do Mapa determina que os registros de novos produtos sejam deferidos automaticamente pelo órgão, sendo avaliados posteriormente pelo corpo técnico.

O Mapa acredita que a medida trará mais velocidade aos processos de registro de produto e no avanço do autocontrole por parte das cervejarias.


0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password