Retrospectiva: O que foi destaque no mercado cervejeiro em 2019

Retrospectiva: O que foi destaque no mercado cervejeiro em 2019

Apesar de não ter dois anos completos de atividades, essa é a segunda vez que o Guia chega ao final do ano podendo olhar para trás e avaliar o que rolou de bacana na cobertura. E foi isso o que fizemos nesse 1º de janeiro: na nossa retrospectiva 2019, relembramos alguns dos principais assuntos que foram notícia no mercado cervejeiro em 2019. Veja como foi.

Janeiro


4 tendências para o mercado em 2019 – Começamos o ano ouvindo especialistas sobre o que estaria por vir em 2019. As apostas eram em cervejas “brasileiras”, seleção natural do mercado, aumento do prestígio das harmonizações e embalagens menores. Deu bom?

Fevereiro

cerveja levedura naufrágio

Levedura de naufrágio – Em fevereiro fomos surpreendidos pelo anúncio da descoberta e da produção de uma cerveja usando levedura encontrada em garrafas de cerveja naufragadas 130 anos atrás.

Março


A melhor do Brasil – A cervejaria paranaense Cathedral foi o destaque do Concurso Nacional de Cervejas e um dos sócios, Daniel Chaves da Silveira, falou com exclusividade sobre os rumos da marca.

Abril

O Caso Helles – O mercado cervejeiro brasileiro foi surpreendido com a constatação de que a palavra Helles, nome de um tradicional estilo alemão, havia sido registrada como marca por uma cervejaria gaúcha. A cobertura do Guia ouviu cervejarias envolvidas, juristas, o mercado e acompanhou os desdobramentos até o final da “novela”, em dezembro.

Maio

Randy Mosher


O papa da cerveja radical – O cervejeiro norte-americano Randy Mosher, autor de um dos livros mais essenciais para quem quer fazer sua própria cerveja, esteve no Brasil para uma série de eventos e falou com exclusividade sobre criatividade, persistência e ingredientes.

Publicidade

Junho

cerveja instantânea

Cerveja em pó – A cervejaria Pratinha chocou o mundo cervejeiro ao apresentar, no Mondial de la Bière SP, uma novidade tão intrigante quanto estranha: a Magic Booze, uma cerveja “em pó” – ou melhor, um pó que, adicionado de água, vira uma IPA. O Guia destrinchou a novidade para seus leitores.

Julho


O decreto da cerveja – O decreto presidencial nº 9.902/2019 pegou o mercado de surpresa. A princípio, ele parecia ter força para mudar o mercado com medidas como a flexibilização do uso de adjuntos. No entanto, na prática seu efeito foi menor e apenas liberou o uso de ingredientes de origem animal (como mel e lactose) nas cervejas.

Agosto

Artesanais da Ambev – Depois de reportar resultados positivos para o primeiro semestre, mas com ressalvas feitas por analistas à sua capacidade de adaptação ao universo das artesanais, a Ambev revelou ao Guia seus planos para o segmento.

Setembro


Caminho sustentável – Ao passo em que queimadas tomavam conta da Amazônia, do cerrado e do Pantanal, o Guia conversou sobre a importância de se adotar práticas sustentáveis ao longo da cadeia de produção, em um papo com representantes da startup Green Mining, que vem revolucionando o mercado com programas de logística reversa em parceria com cervejarias.

Outubro

Dossiê Álcool 70 – Depois da autuação pela Polícia Civil de uma loja de insumos pela venda ilegal de Álcool 70°, o Guia fomentou o debate: por que é proibido? Quais são os riscos? O que diz a lei?

Novembro


IN 65 – Mais um ato jurídico balançou o mercado cervejeiro em novembro. A Instrução Normativa 65 do Mapa pretendia “atualizar” as mudanças propostas pelo Decreto nº 9.902/2019 publicado em julho, mas trouxe mais dúvidas sobre a rotulagem e os limites de uso de adjuntos. Por meio de reportagens, artigos e entrevistas, o Guia buscou esclarecer as questões para seus leitores.

Dezembro

Kveik é o novo Helles – Por fim, em dezembro, o Guia alertou para diversos outros termos que, assim como Helles, foram registrados no INPI como parcas próprias. Um deles é Kveik, o nome dado à levedura queridinha dos cervejeiros no momento, e outro é Russian Imperial Stout, estilo largamente conhecido Brasil afora.

0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password