fbpx
breaking news New

Especial: Saiba tudo para fazer cerveja em casa e as novidades das brew shops

Responsáveis por brew shops apontam o aumento da procura por insumos, como o malte, desde o início da pandemia

A pandemia do coronavírus não só tornou o consumo de cervejas mais caseiro. Ela também levou sua produção para dentro das residências. A fabricação caseira, afinal, cresceu nos últimos meses, seja por lazer ou mesmo por empreendedorismo, e trouxe como reflexo a maior procura pelos serviços das brew shops.

Para fazer cerveja em casa, foi preciso aperfeiçoar o conhecimento – ou mesmo aprender desde os primeiros passos. As brew shops, mesmo em um período de restrição das atividades, precisaram se adaptar a novas demandas dos cervejeiros, em busca de acessórios, equipamentos e insumos, mas também de variedade, orientação e bom atendimento para viabilizar a fabricação das cervejas.

Leia também – Especial: Saiba tudo sobre growlers, a demanda na pandemia e opções existentes

“Com o fechamento das empresas e a necessidade de ficar em casa, as pessoas começaram a buscar novos hobbies para ocupar a mente. Dentro desse mesmo contexto, com o fechamento dos bares, fazer cerveja em casa juntou as duas necessidades. Por isso, a procura aumentou bastante”, relata André Inácio, diretor técnico da Insumos do Vale.

Presidente e fundador da Insumos da Ilha, Leonardo Geovani Cé aponta que, além da possibilidade de encarar a produção caseira de cerveja como um hobby, muitas pessoas também têm visto a atividade como uma nova fonte de receita, o que fez aumentar a procura pelo serviço das brew shops.

“Passados os primeiros dias de susto inicial após a pandemia, a busca pela fabricação de cerveja em casa cresceu diante da permanência maior das pessoas em suas residências, associada ao fechamento de bares e áreas de lazer. Além de ser um hobby agradável, os homebrewers puderam utilizar também sua fabricação como fonte de renda extra, juntando o prazer em realizar suas próprias cervejas de acordo com o gosto de cada um”, explica o fundador da Insumos da Ilha.

Esse incremento na busca por produtos das brew shops também foi percebido por Fábio Barreto, diretor da BrewBeer. De acordo com ele, mais do que dobrou a procura pela máquina elétrica produzida e vendida pela sua empresa em 2020, ocupando uma lacuna de uma atividade que o público cervejeiro passou a realizar com mais frequência.

“A BrewBeer, com sua máquina elétrica BrewHome, patenteada e produzida no Brasil, junto com os consagrados kits de receitas de cerveja e acessórios simples, definitivamente caiu no gosto da grande massa de clientes, tornando a produção de cerveja acessível para todos, inclusive para quem nunca produziu. Com isso, em 2020, tivemos um incremento de até 110% na demanda”, relata Barreto.

Com o período de pandemia do coronavírus já chegando ao 14º mês, o perfil de quem deseja fazer cerveja em casa e os produtos procurados nas brew shops se alteraram ao longo desse período, na visão de Fernanda Puccinelli, coordenadora de marketing e conteúdo digital da Lamas Brew Shop. Primeiramente, ela avalia que a busca foi maior por parte dos caseiros iniciantes. Depois, então, o homebrewer teve de se adaptar à crise financeira.

“No início da pandemia, houve uma maior busca por equipamentos e kits de fabricação de cerveja para iniciantes. Com isso, vimos nitidamente que existia no mercado um grande público que estava com vontade de fazer cerveja, porém, ainda tinha algum impedimento. E, com o isolamento social, esse público conseguiu tempo para se dedicar ao hobby”, avalia a profissional da Lamas. “Com o decorrer dos meses de pandemia, notamos que os pedidos passaram a focar em insumos e pequenas melhorias nos equipamentos, demonstrando um cenário de economia e restrição de recursos.”

Adaptações e novidades nas brew shops
A crise financeira também levou a Prazeres da Casa a perceber uma alteração no perfil do cliente. Além de seguir atendendo o caseiro, a empresa começou, a partir da desvalorização do real, a ser procurada por microcervejarias, o que representou, além de um desafio, uma nova oportunidade de mercado, como explica o cofundador e diretor geral Luis Ferro.

“Os importadores começaram a sofrer alta pressão sobre a rentabilidade resultante do aumento acentuado do dólar. Com o aumento da restrição de custos por parte dos importadores, muitos deles passaram a colocar dificuldades para pequenos cervejeiros profissionais, exigindo grandes quantidades de compras mínimas. Muitos acabaram prezando por uma eficiência maior, atendendo somente aos grandes clientes e deixando os pequenos por conta das brew shops”, comenta o profissional da Prazeres da Casa.

Fernando Rizzo, fundador da Faz Cerveja, relata que outro efeito da crise econômica foi retirar alguns clientes do mercado. Ao mesmo tempo, porém, a sua brew shop buscou se aproximar de outros caseiros com a criação de produtos de custo mais baixo.

“As demandas agora são por produtos e soluções mais baratas, kits mais enxutos. Com o objetivo de que a produção de cerveja chegue a cada vez mais pessoas, nós temos respondido a essas novas demandas criando kits de receitas mais inteligentes, buscando soluções antes pouco exploradas (como os extratos de malte, por exemplo) e kits de equipamentos mais enxutos e para volumes menores (10 litros)”, diz o fundador da Faz Cerveja.

A Bil Bil Beer também tem buscado diversificar a oferta de produtos a quem deseja fazer cerveja em casa. E, inclusive, no último fim de semana inaugurou uma nova loja, em Uberlândia, buscando ampliar a proximidade dos clientes da cidade mineira. “Desde o início da pandemia, a Bil Bil Beer vem tentando apoiar os cervejeiros caseiros e as cervejarias fazendo entrega grátis e levando cervejas dos nossos parceiros junto com nossas entregas”, afirma Jaap van Doorn, sócio da Bil Bil Beer.

E os desafios impostos pela pandemia não desanimam Ignacio Contreras, diretor da Homebrewers. Para ele, a procura pela cerveja continua sendo a mesma de antes da crise, portanto, há demanda para as brew shops. “Quem conseguiu manter o emprego está fazendo cerveja em casa, ainda mais que as cervejarias foram as mais afetadas. A gente precisa acreditar no lema ‘meu lar, meu bar’”, conclui Contreras.

Conheça mais sobre as brew shops do setor para quem deseja produzir sua cerveja em casa:

Bil Bil Beer

Endereço: Rua Celestino Júnior, 175, Curitiba (PR), e Avenida Princesa Isabel, 509, Uberlândia (MG).
E-mail: sac@bilbilbeer.com.br e sac@bilbilbeer-uberlandia.com.br
Telefones: (41) 99705-7799 e (34) 99859-2222.

A Bil Bil Beer não é só uma loja para cervejeiros caseiros, mas também uma empresa que fornece produtos para as pessoas fazerem diversos tipos de fermentados em suas casas, como hidromel, cidra, vinho e kombucha. Trabalha com insumos e equipamentos para produção de cerveja artesanal através dos processos “all grain” (cerveja de panela) e “beer kit” (extratos de maltes lupulados). Entre as principais opções para o cervejeiro estão os kits de grãos para cerveja artesanal com receitas próprias; beer kits coopers (extratos de malte lupulados); escorredores de garrafas; fermentadores importados; post mix; conexões de inox e DMFIT.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

BrewBeer 

Endereço: Rua Das Taquaras, 45, Vila Santa Catarina, São Paulo (SP).
E-mail: contato@brewbeer.com.br
Telefones: (11) 5071-1051

Entre os destaques oferecidos pela BrewBeer para quem pretende produzir a sua cerveja está a BrewHome, uma solução elétrica simples e sofisticada, com kits de receitas e acessórios essenciais para a produção de cerveja. De acordo com a empresa, os produtos não demandam curso, ocupam pouco espaço e precisam de até 4 horas de produção no processo quente.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

Faz Cerveja 

Endereço: Rua Itacolomi, 2060, Menino Deus, Pato Branco (PR).
E-mail: falecom@fazcerveja.com
Telefones: (46) 99977-5665

A Faz Cerveja é uma plataforma de conteúdo, comércio digital de insumos e equipamentos de cerveja criada neste ano. No site da empresa, o cervejeiro encontra cursos e todo o material necessário para fazer suas produções, desde o nível iniciante até o avançado. Entre os principais produtos e serviços estão os kits de receitas prontas, na versão de grãos e extrato, os kits de equipamentos, insumos e cursos sobre cerveja. Além disso, também oferece assessoria para equipamentos e receitas de acordo com a necessidade do cliente. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

Homebrewers 

Endereço:  Rua Chile, 454, Rebouças, Curitiba (PR).
E-mail:  ignacio@homebrewers.com.br
Telefones: (41) 99714-7066

Desde de 2013 no mercado, a Homebrewers atende a todos os tipos de cervejarias e cervejeiros caseiros. Com atuação no varejo e atacado, a empresa oferece atendimento presencial e online. Segundo a empresa, para o cliente, estão disponíveis na loja dois moedores, que agilizam o atendimento feito por consultores especializados.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

Insumos da Ilha

Endereço:  Rodovia SC 405, número 3839, Campeche, Florianópolis (SC).
E-mail: contato@insumosdailha.com.br
Telefones: (48) 98834-4041

A Insumos da Ilha foi criada em 2017 por Leonardo Geovani Cé. Pela demanda, já teve de aumentar o espaço inicial dois anos depois da abertura e vem buscando oferecer produtos novos, além de realizar melhorias constantes. A brew shop dispõe também de taps, para auxiliar na confraternização e deixar o cliente mais feliz enquanto escolhe seus produtos. Entre os principais produtos da empresa estão maltes, lúpulos, leveduras, cereais diversos, panelas e fermentadores. A empresa ainda oferece atendimento personalizado e dispõe de um local com equipamento automatizado para aluguel.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

Insumos do Vale

Endereço: Rua Pedro Ernesto, 255, Vila Sanchez, São José dos Campos (SP).
E-mail: insumosdovale@yahoo.com.br
Telefones: (12) 97401-2776

Fundada em 2013 pelo cervejeiro André Inácio, a Insumos do Vale foi a primeira brew shop do Vale do Paraíba. Em 2017, iniciou uma parceria com o Canal Cerveja Fácil e se tornou seu distribuidor oficial de kits de equipamentos e receitas licenciadas. A empresa é especializada em kits de receitas de 5, 10, 20 e 30 litros, contando hoje com mais de 160 receitas diferentes. Além disso, também vende maltes, lúpulos e fermentos de forma avulsa e oferece serviços de consultoria, em sua maioria feita por WhatsApp, ajudando o cervejeiro sem custo adicional.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

Lamas Brew Shop 

Endereço:  Rua Maria Antônia Bicego, 196, Jardim Myrian, Campinas (SP).
E-mail: contato@lamasbrewshop.com.br
Telefones: (19) 2517-6814

A Lamas Brew Shop começou como os Lamas, uma pseudo-confraria secreta de físicos loucos apaixonados por cerveja, em 2008. Então, eles resolveram investir em um pequeno e-commerce e uma lojinha. Hoje, a Lamas Corp é um grupo que engloba várias empresas e marcas voltadas para a cerveja artesanal no Brasil. Entre seus produtos estão os fermentos importados da Mangrove Jack’s e a panela elétrica para fabricação de cerveja Grainfather G30. Também oferece maltes para cerveja, sendo representantes exclusivos da Maltaria Muntons no Brasil. E ainda tem lúpulos e mudas de lúpulo com certificação do Ministério da Agricultura, além de mais de 2 mil produtos cervejeiros no portfólio.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

Prazeres da Casa 

Endereço: Praça Cruz da Esperança, 32, Vila Baruel, São Paulo (SP).
E-mail:  info@prazeresdacasa.com.br
Telefones: (11) 3858-4013

A Prazeres da Casa é a idealização de quatro amigos de faculdade que, em determinado momento da vida, resolveram juntar forças e empreender. Ela está presente no mercado através da sua brew shop física e online, promovendo a cultura cervejeira através da produção de conteúdo rico em informação no blog Insumos. Entre as vantagens estão as entregas gratuitas na Grande São Paulo a partir de R$ 200 em compras. Oferece desconto de 10% em todo site para Associados da Acerva SP, descontos exclusivos para atacado a partir de 3 e 10 sacas de Malte e a partir de 2kg de lúpulos e entregas pelas transportadoras autorizadas em todo o Brasil com 35% de desconto para valores acima de R$ 500.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password