fbpx
breaking news New

Especial: Saiba tudo sobre growlers, a demanda na pandemia e opções existentes

Restrições necessárias em função da pandemia aumentaram a demanda por growlers no setor cervejeiro, especialmente os PETs

A pandemia do coronavírus, com graves crises econômica e sanitária, provocou mudanças comportamentais e de rotinas que, em consequência, alteraram modelos e estratégias de negócios. No setor cervejeiro, ainda que bastante dependente de experiências de lazer e fora de casa, alternativas de consumo surgiram ou se adaptaram para que as marcas continuassem juntas ao seu público. E a venda de cervejas e chopes em growlers cresceu, ganhando relevância. Deixou de ser uma tendência e se tornou mais uma opção de mercado.

Essa percepção de que a crise trouxe efeitos complicados para o setor de artesanais, mas que a aposta nos growlers foi uma alternativa importante para lidar com esse contexto de adversidade para atingir um público que continua demandando por uma cerveja de qualidade, é uma transformação que deve permanecer mesmo após o fim da pandemia.

Leia também – Especial: Saiba tudo sobre chopeiras, das utilizadas em bares até as residenciais

“Por um lado, a pandemia prejudicou a venda de growlers no Brasil, pois afetou negativamente o comércio de cervejas artesanais, fechando bares, cervejarias, pubs. Isso fez com que estes estabelecimentos se esforçassem para manter seus negócios operando, embora alguns não tenham resistido”, afirma Helton Aguiar, diretor da Meu Garrafão.

Porém, os growlers se tornaram um formato preferencial para a venda de cervejas pelo sistema de delivery, algo que levou cervejarias e bares a ampliarem a busca por esse tipo de embalagem. “O fato de o consumidor não poder ir a bares e restaurantes fez com que aumentasse o consumo em casa, de modo a aumentar a demanda por growlers de cerâmica, principalmente para aquele consumidor que se preocupa com a qualidade da cerveja”, complementa Kilian Schroeder, gerente de marketing da Mondo Ceram Beer.

Esse aumento de demanda foi perceptível para as diferentes empresas do setor que trabalham com embalagens. “No nosso caso, tivemos que investir em maquinário para poder produzir growlers PET, para suprir a demanda dos clientes por growlers para as entregas em domicílio”, relata Aguiar, diretor da Meu Garrafão.

O crescimento da participação dos growlers no mercado, além de causado pelo fato de o consumo ter se tornado mais residencial, também se deu porque o cervejeiro percebeu ser essa uma boa possibilidade de se beber um produto de qualidade. Tem ajudado, assim, as marcas a se manterem ligadas aos seus clientes. E com um custo baixo.

“O maior benefício para os consumidores é poder tomar cerveja fresca e de qualidade, para as cervejarias é fidelizar o cliente e atender o maior número de clientes com custo reduzido e de forma atraente e divertida. E os bares que oferecem cerveja artesanal também podem oferecer a venda de growlers para o consumo em casa”, comenta o diretor da Meu Garrafão.

Em um período de crise e de proibição de realização de eventos coletivos, os growlers foram uma alternativa de atividade para empresas antes mais focadas em outras atividades, como a Melhor Brindes. Com a possiblidade de vender pequenas tiragens, ela tem conseguido atender a demanda de microcervejarias e bares.

“Tudo deu certo porque as grandes fábricas de growlers querem vender quantidades grandes. Então fiz o contrário. Comecei a fornecer aos caseiros, a partir de 50 unidades. Tenho clientes que estão fazendo sua própria cerveja há 2 anos e você vê na cara deles a felicidade de poder ter sua embalagem com seu rótulo”, comenta Viviane Sofientini, profissional do departamento de vendas da Melhor Brindes.

Diferentes opções de growlers
Para o cervejeiro interessado em vender sua cerveja em growlers, há quatro tipos de embalagens principais: cerâmica, inox, PET e vidro. E entender benefícios e características de cada uma delas é fundamental para uma escolha acertada.

O de PET, o growler com mais saída durante a pandemia, se destaca como interessante opção para a cerveja fresca, assim como pelo custo reduzido e seus diferentes formatos e capacidades. “O growler PET é bem mais barato, descartável, isso traz mais confiança por não ser um produto reutilizável”, argumenta Sofientini, profissional da Melhor Brindes.

No caso dos growlers de cerâmica, a personalização e o uso como estratégia de marketing podem ajudar as cervejarias, embora a sua fabricação, artesanal, possa trazer desafios para quem deseja tê-los em grande quantidade. E ainda pode ser feito em várias cores.

“A grande vantagem do growlers de cerâmica é que, além de preservar muito bem a cerveja, os bares podem personalizar os growlers com sua própria a arte, o que traz maior identificação do consumidor com o growler, permite fazer edições colecionáveis e, além de ser um recipiente, acaba sendo um material de marketing. O growler de cerâmica pode ser usado com qualquer tipo de cerveja”, explica Schroeder, gerente de marketing da Mondo Ceram Beer.

Assim, ao vender um growler de cerâmica, a marca não está apenas fornecendo a cerveja ao consumidor, mas também um produto que pode ser exclusivo. “Esta personalização pode ir desde a simples aplicação de uma logo, como a aplicação de um design gráfico mais complexo ou até o desenvolvimento de um modelo completamente novo, com formatos, cores e decoração feitos especialmente para cada cliente”, acrescenta Schroeder.

A fidelização também é vista como um diferencial do growler de vidro. “O growler de vidro é muito bonito, geralmente na cor âmbar, ele pode ser personalizado com a logo ou temas da cervejaria, e desta forma a cervejaria pode fidelizar os seus clientes, uma vez que o cliente com o growler personalizado da cervejaria provavelmente voltará na mesma cervejaria para encher aquele growler, e não na concorrente”, analisa o diretor da Meu Garrafão.

Publicidade

Novidade no mercado, o growler de inox chama a atenção por ser mais resistente e por gelar mais rápido a cerveja, embora, em média, seja uma opção mais cara. “Geralmente importado, ele também é mais caro do que o vidro, porém tem mais resistência a quedas, o que o torna muito atrativo. O inox, por ser metal, é um excelente condutor de energia, ou seja, a cerveja gela mais rápido na geladeira, mas, por outro lado, pode esquentar mais rápido quando fora dela, por isso, seria legal ter uma proteção para ele, como, por exemplo, uma capa de Neoprene”, avalia Aguiar.

Há também variedade de capacidade dos growlers, para atender diferentes demandas, como destaca a profissional da Melhor Brindes. “O growler de 500 ml é mais usado para cervejas mais caras por conta de a cerveja ficar mais barata. O de 1 litro é campeão de venda. O de 2 litros lançamos há um mês por conta de clientes solicitando”, diz Sofientini.

Perspectiva de mais crescimento
A ampliação da participação dos growlers não vem, no entanto, sem algumas adversidades. Enquanto os PETs estão consolidados no mercado, ainda há desafios para quem deseja fornecer outros tipos, como os de cerâmica, inox e vidro, como destaca o diretor da Meu Garrafão.

“Há alguns gargalos, como a demora na produção dos growlers de cerâmica. A importação de growlers inox depende da produção em outros países e tem seu preço flutuando com a taxa cambial. O growler de vidro tem sido alvo de uma falta de fornecimento nesses últimos meses, sem contar nas sequentes altas de preço. E quem está na contramão destes gargalos é o growler PET, cada vez mais procurado. Tem sido produzido por mais e mais empresas, ou seja, a demanda tem aumentado e tudo indica que deve ser uma demanda que vem para ficar”, explica Aguiar.

E a expectativa dos profissionais é de que o uso dos growlers acompanhe o crescimento do setor de artesanais e a demanda pelos seus produtos. “Acredito que o Brasil ainda está em plena fase de desenvolvimento deste mercado. Há muito ainda a ser explorado. É crescente o gosto do brasileiro por cervejas especiais, pelo prazer de beber algo de extrema qualidade e, junto a isso, o growler vem como um acessório essencial para as cervejarias”, conclui o gerente de marketing da Mondo Ceram Beer.

Conheça algumas das principais empresas de growlers do país:


Melhor Brindes

Endereço: Rua Santa Catarina, 671, Santo André (SP).
E-mail: contato@melhorbrindes.com
Telefone: (11) 98874-9912

A Melhor Brindes oferece growlers PET com pequenas tiragens e personalização. E fornece os recipientes com diferentes capacidades, de 500ml, 1l ou mesmo 2l.


Meu Garrafão

Endereço: Rua Agenor Lino de Oliveira, 720, São José dos Pinhais (PR).
E-mail: contato@meugarrafao.com
Telefone: (41) 3084-1144

A Meu Garrafão fornece ao setor growlers pet, com ótimo custo-benefício, além dos de vidro, que podem ser personalizados, o que os torna ainda mais atrativos, assim como os de inox.  


Mondo Ceram Beer

Endereço: Adolfo Konder, 70, Rio Negrinho (SC).
E-mail: promocional@ceramarte.com.br
Telefone: (47) 3203-5000

A Mondo Ceram Beer disponibiliza ao setor growlers e canecas de chope feitos em cerâmica de alta qualidade e com ampla possibilidade de personalização.


1 Comment

  • Gabriela Reply

    11 de novembro de 2021 at 09:46

    Excelentes dicas para quem quer empreender no ramo cervejeiro. Parabéns!

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password