fbpx
breaking news New

Especial gestão: Desafios e soluções para a indústria da cerveja aproveitar a retomada

Automação e busca por soluções integradas podem ajudar as cervejarias a aproveitar a demanda reprimida do consumidor

Estar capacitado para atender a demanda crescente de um consumidor que alterou suas rotinas desde o início da pandemia é o principal desafio para as empresas da indústria cervejeira que desejam aproveitar o que parece ser um novo momento para o segmento. Afinal, ainda que a sociedade siga abalada pelos efeitos econômicos e sociais da crise sanitária, há uma expectativa de retomada acelerada das atividades. Mas que precisa vir acompanhada de uma boa gestão para que essa chance não seja desperdiçada.

Para ajudar a indústria cervejeira a estar mais bem preparada para lidar com o esperado crescimento, que deve ter o seu auge entre as festas de fim de ano e o próximo verão, o Guia conversou com especialistas e empresas fornecedoras de soluções em gestão cervejeira. E eles apontaram que o caminho a ser seguido é o de apresentar uma organização mais eficiente, enxuta e integrada.

Leia também – Movimento une 60 cervejarias para o lançamento de Bitters nesta quarta

Após cerca de um ano e meio em que as companhias se preocuparam, primordialmente, com a sobrevivência, o momento de retomada precisa ser acompanhado por boa gestão administrativa e empresarial, algo que pode ser alcançado a partir do uso de sistemas que potencializam a produção cervejeira, integrando aspectos financeiros, contábeis, de controle do estoque e da logística da operação.

“Independentemente da etapa da cadeia em que a organização se encontra, seja ela uma cervejaria, distribuidora ou até mesmo lá na ponta, interagindo com o cliente final, como o bar ou o pub, por exemplo, as empresas que mostraram eficiência e que deram uma resposta rápida às mudanças abruptas ocasionadas pela crise foram as que obtiveram êxito”, avalia Luciano Waltrick, gestor comercial da BeerPass, empresa especializada em autosserviço de chope e bebidas.  

Agora, então, quando as demandas começam a se modificar – e a crescer –, é fundamental que o planejamento de produção esteja alinhado com as perspectivas. Para isso, no entanto, a cervejaria precisa ter atenção com vários parâmetros, como quantidade e prazo da fabricação, além de equipamentos, insumos e pessoal envolvido na operação.

“Se tratando de cerveja, este planejamento se torna ainda mais importante, pois sabemos que alguns produtos exigem períodos maiores para os processos de fermentação e maturação. Além de garantir o estoque de produtos, o planejamento da produção também irá garantir a execução das produções planejadas, visto que o gestor poderá organizar com antecedência a compra de insumos, o uso de equipamentos e a escala de colaboradores, entre outras demandas”, destaca Alam Correa, CEO e cofundador do BeerSales, fornecedor de sistemas para cervejarias.

Para Sanon Fortunato, diretor comercial da WebMais, para ter êxito no segmento não é suficiente apenas ser apaixonado pela cerveja ou investir em produção e equipamentos, algo que vai se perder se a gestão não for cuidadosa. “Mais comum é a dedicação que essas pessoas têm em investir nos equipamentos de produção, bem como em cursos de capacitação para desempenharem um bom trabalho. Contudo, identificamos que a priorização de investimento somente na parte da produção tem deixado as microcervejarias à mercê de uma gestão amadora e, principalmente, que não acompanha ou impulsiona o crescimento.”

Há, ainda, um outro alerta. Embora exista a previsão de retomada do consumo, o momento da economia nacional é muito instável, com a escassez de produtos, a inflação crescente e a taxa básica de juros em alta. E o crescimento do volume de vendas e da produção certamente virá acompanhado por mais demanda por matérias-primas em um momento em que várias cervejarias enfrentam dificuldade de caixa.

Isso torna ainda mais importante ter um eficiente sistema de controle de custos. “Esse é um dos pontos que um bom sistema de controle proporciona: um controle preciso dos custos, com controle de fluxo de caixa e resultados, permitindo explorar compras nos momentos corretos, aproveitando oscilações do dólar a favor e alcançando descontos crescentes para pagamentos à vista”, detalha Ewerton Miglioranza, fundador da BierHeld, nome do seu sistema de gerenciamento para cervejarias.

“Já na parte de produção, além de ter uma previsão dos insumos necessários para atender esse período de retomada, um sistema de controle também pode auxiliar com a disponibilidade de equipamentos, principalmente para as cervejarias que trabalham com o aluguel de chopeiras e barris, uma vez que não adianta ter o produto em estoque se você não pode levá-lo até o cliente em barris, por exemplo, o que é bastante comum em grandes festas e eventos”, acrescenta o fundador da BierHeld.

Soluções integradas
Para o diretor comercial da WebMais, uma gestão automatizada, que acaba com a necessidade de processos antes realizados e controlados manualmente, representa dois ganhos fundamentais: de tempo, o que permitirá seu investimento em outras ações de uma indústria cervejeira, e de segurança.

“É um tempo precioso que poderia ser projetado para estratégias de crescimento ou melhoria da bebida. Sem falar que todo este controle físico fica vulnerável a uma série de perigos, como perda de dados, exclusão indevida de arquivos, avarias nos equipamentos e até mesmo ataques cibernéticos (roubo de dados). Diferentemente disso, um sistema online, cujos dados ficam armazenados em nuvem, é muito mais seguro”, argumenta Sanon Fortunato.

Já para o fundador da BierHeld, uma empresa só vai conseguir crescer se tiver o controle de todos os passos da sua operação, desde a compra dos insumos até a entrega do barril. Ter as informações sobre as etapas e resultados é, em sua visão, fundamental para que decisões acertadas para a expansão sejam adotadas. E é algo que ele assegura que o seu software fornece aos clientes.

Muitas micro e nanocervejarias iniciam suas atividades sem um sistema de controle definido, fazendo com que as informações sobre o seu negócio fiquem espalhadas, o que impossibilita uma expansão ordenada. Perguntas como ‘qual é o cliente ou setor que mais me dá lucro?’, ‘qual área ou cidade eu devo focar?’ devem estar sempre claras na cabeça do empreendedor, e isso pode ser respondido de forma fácil, através de um sistema de gestão focado em cervejarias

Ewerton Miglioranza, fundador da BierHeld

Breno Guaitolini, gerente de operações da Open Manager, também acredita que as soluções para melhorar a gestão devam passar por uma observação integrada da operação, por etapas que incluem a captação do cliente, passando pela gestão de suprimentos, controles de produção e estoque, além da gestão de vendas, da logística e financeira.

Assim, Guaitolini aposta em soluções para a gestão de compra “com ferramentas que auxiliam por completo, começando pela solicitação interna de materiais, cotação integrada com múltiplos fornecedores e finalizando com a entrada da nota fiscal/estoque”. Também destaca o controle fiscal ao atender “situações específicas para vendas em cervejarias trabalhando com substituição tributária, margem de valor agregado e redução na base de cálculo caso necessário”.

Automação dos processos
Para o gestor da BeerPass, os avanços em gestão passam diretamente pela automação dos processos. E é isso que a companhia espera oferecer para as empresas a partir do seu sistema de autosserviço.

“Permite ao estabelecimento, seja ele um bar, pub, brewpub ou taproom, automatizar as suas torneiras, gerando assim eficiência, qualidade e velocidade no atendimento. Outra grande vantagem é que toda a cerveja servida é registrada em nosso sistema, permitindo ao estabelecimento analisar todas as informações da sua operação cervejeira. Através de nosso Beer Intelligence é possível a um brewpub, por exemplo, controlar o estoque dos seus barris, analisar tanto o comportamento de venda quanto o desperdício de suas cervejas, bem como o perfil de consumo de seus clientes”, diz Luciano Waltrick.

Publicidade

A BeerPass também crê que o autosserviço ajuda a atender uma demanda do consumidor em um período em que o contato entre humanos ainda impõe riscos à contaminação pelo coronavírus. “A maioria dos consumidores prefere interagir com máquinas e aplicativos do que com outros humanos. Essa mudança tem feito com que soluções de autoatendimento, como a da Beerpass, sejam muito importantes para facilitar o consumo e viabilizar a venda de cerveja nesse novo e próspero momento que estamos iniciando”, completa Waltrick.

Conheça mais sobre as principais empresas fornecedoras de soluções em gestão cervejeira:

Beerpass

Endereço:  Rua Tiradentes, 15, sala 21, São José (SC)
E-mail: vendas@beerpassclub.com
Telefones (48) 99833-1967

A Beerpass é uma empresa especializada em desenvolvimento de soluções para gestão que prometem transformar a experiência dos seus clientes e deixar seus bares mais lucrativos através do autosserviço de chope. Para o setor cervejeiro, outra solução oferecida é o sistema de gestão do estabelecimento.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

BeerSales

Endereço: Rua Venâncio Aires, 902, sala 301, Santa Cruz do Sul (RS)
E-mail: comercial@beersales.com.br
Telefone: (51) 3715-2785

O BeerSales é um software de gestão completo, desenvolvido para atender as necessidades do mercado cervejeiro brasileiro. Completando 10 anos de atuação em 2021, atualmente está presente em mais de 600 empresas, entre cervejarias com produção própria, ciganas ou distribuidoras, espalhadas por 24 estados. Com o BeerSales as companhias possuem mecanismos e ferramentas que possibilitam a gestão de seus negócios desde a chegada do insumo, até a entrega do produto ao consumidor, controlando a produção e o planejamento. Emite NF-e e NFC-e e ainda administra o fluxo de caixa com contas a pagar e a receber.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

BierHeld

Endereço: Rua Giocondo Felipe, 871, Francisco Beltrão (PR)
E-mail: contato@bierheld.com.br
Telefone: (46) 99940-0501

O BierHeld é um software de gestão empresarial voltado para cervejarias, com o controle do processo produtivo, comercial, fiscal e gerencial. Além das soluções básicas de um ERP, a empresa também conta com outras exclusivas para o setor, como rastreio de equipamentos (barris e chopeiras); controle de envases de tanques em barris, latas e garrafas; calendário de produção; e controle de entregas e devoluções.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

Open Manager

Endereço: Rua Chopin, 83, Edifício WE Soares, sala 301, Serra (ES)
E-mail: comercial@openmanager.com.br
Telefones (27) 98181-7000

O Open Manager foi lançado em 2016 no mercado como uma das mais novas soluções ERP em nuvem. Criada no Espírito Santo, a empresa leva ferramentas de gestão para todo o Brasil. Entre as principais soluções estão o controle de clientes; controle de estoque com módulo de formação de preço de venda; CRM; controle de produção; gestão de compras; gestão de vendas; módulo de entregas; módulo financeiro; módulo fiscal complet; e gráficos gerenciais.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

WebMais

Endereço:  Av. Centenário, 1540, Criciúma (SC) 
E-mail: comercial@webmaissistemas.com.br
Telefone: (48) 3512-7777

A WebMais Sistemas é uma desenvolvedora de software ERP especializada na gestão de indústrias e distribuidoras. Com uma plataforma 100% online capaz de gerenciar toda a parte de administração, finanças, produção e expedição, o software atende indústrias de pequeno, médio e grande porte a partir de um conceito de gestão que simplifica processos, elimina procedimentos manuais e entrega ao gestor as análises gerenciais necessárias para tomadas de decisões estratégicas. Conta com dois produtos principais que atendem diferentes portes de empresa: o ERP WebMais, uma solução 100% online, que proporciona um gerenciamento completo da indústria ou distribuidora; e o WebFit, que é uma versão menor do ERP, também 100% online, que oferece uma gestão mais simplificada, voltada a pequenas cervejarias.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password