fbpx
breaking news New

Especial: Saiba tudo sobre tanques fermentadores, as opções e as demandas

Tanques fermentadores precisam ter as características corretas para maximizar os resultados da produção cervejeira

Definições como escolha de ingredientes e insumos, além da receita, são fundamentais para a produção de uma cerveja, mas elas certamente perderão seu efeito e importância se o processo de fermentação da bebida não for realizado do modo correto. E, para o êxito desse processo bioquímico, é necessário escolher os tanques fermentadores que mais se adaptem às necessidades da cervejaria ou mesmo do fabricante caseiro.

Afinal, os tanques precisam ter as características corretas para permitir a maximização dos resultados da produção cervejeira, pois são fundamentais nos processos de mostura, fermentação, maturação, armazenamento e regeneração. São, assim, muitos itens a serem avaliados na montagem da “cozinha” por uma cervejaria ou fabricante caseiro, como aspectos tecnológicos, acessórios, capacidade de pressurização e refrigeração, estabilidades do processo, além de vedação e isolamento térmico.

O primeiro passo, na avaliação de especialistas ouvidos pelo Guia, envolve o entendimento sobre a demanda entre a capacidade produtiva do comprador e a do fermentador. “Primeiramente, o cervejeiro deve ter em mente, para escolher o seu tanque, o volume que ele é capaz de produzir por batelada para definir corretamente o volume mais adequado que o tanque fermentador deve ter”, explica João Barillari, sócio-diretor da TK Tank.

Leia também – Especial: Saiba tudo para fazer cerveja em casa e as novidades das brew shops

Mas o pensamento imediatista pode forçar empresas a realizarem novos investimentos no curto prazo. Para evitar a necessidade de uma substituição precoce dos tanques fermentadores, Saulo Souza, engenheiro de alimentos da Iruam Equipamentos, destaca a importância de a compra ser realizada com a projeção de expectativa de crescimento da cervejaria.

“Precisamos estar atentos ao projeto inicial e a expectativa de crescimento, para termos liberdade de crescimento sem a necessidade de refazer o projeto em curto prazo. Isto vai implicar muito na viabilidade do projeto”, avalia o profissional da Iruam.

Analista de negócios da Palenox, Juliana Bianchi faz um alerta para quem está em busca de tanques para a sua produção cervejeira: o preço deve ser o último aspecto a ser avaliado pelo comprador, sob aspectos de deixar em segundo plano questões fundamentais, como a qualidade do processo de produção.

“Ao escolher qualquer equipamento sempre compare o descritivo técnico; a última coisa que você deve olhar é o valor final”, destaca a profissional da Palenox. “Primeiro discuta tecnicamente para ver se sua necessidade está sendo atendida. Pontos que fazem toda a diferença em qualidade de processo de produção de cerveja e ganho de tempo são acabamento interno dos fermentadores, ângulo do cone, acessórios que acompanham o fermentador e seus itens opcionais. Avalie tudo pois, se você olhar somente preço, sem olhar tecnicamente, pode estar inclusive pagando mais caro pela escolha e só descobrirá isso depois de receber o equipamento.”

Assim, outros pontos muito além do preço também não podem ser negligenciados na aquisição dos tanques. E eles englobam aspectos como conhecimento técnico da empresa fornecedora, a utilização de matérias-primas de qualidade e a oferta de suporte no pós-venda.

Pela complexidade das funções de um tanque, Fernanda Sbeghen, diretora financeira da Eisentec, avalia não ser possível apontar um único item fundamental para a escolha do produto. Por isso, ela aconselha que o cervejeiro avalie questões consideradas fundamentais e diversas, como o cumprimento das normas técnicas, passando por detalhes que envolvem até mesmo a aparência do equipamento.

“Deve ser observada a eficiência do equipamento, adequando as normas técnicas de segurança juntamente à qualidade, agilidade e prazo de entrega. Além disso, deve ser levada em consideração a apresentação do equipamento, principalmente sua aparência física, pois também se trata de um objeto de decoração. Devem ser analisados seus acabamentos internos, se estão enquadrados com as normas técnicas, bem como o polimento do mesmo”, avalia a diretora da Eisentec.

Para Barillari, da TK Tank, o comprador de um tanque deve realizar uma série de questionamentos para entender se aquela opção atende a sua demanda. “Se todas as soldas (especialmente as internas) são totalmente removidas; se o tanque pode ser pressurizado; qual a pressão máxima de trabalho; se é possível realizar o controle de pressão; se é possível realizar o dry hopping pressurizado; qual a dimensão da janela de inspeção do equipamento; se as válvulas são borboleta sanitárias em inox.”

Já a Damek, também com seu histórico de fornecimento de tanques e fermentadores ao universo cervejeiro, aponta o cuidado com os detalhes como estratégia para atender a demanda dos seus clientes.

“Fomos pioneiros em criar diversos produtos exclusivos trazendo a excelência em unir praticidade e qualidade. Como, por exemplo, a base retrátil que se encaixa em todas as geladeiras, trazendo assim melhor custo-benefício para os cervejeiros iniciantes. Criamos também nossa tampa exclusiva, que ouso dizer que é, sim, a melhor do mercado, sendo projetada exclusivamente para facilitar a higienização e manuseio do cervejeiro”, comenta Cristyeny Borgiani, diretora de marketing e vendas da Damek.

Novas demandas
Em um momento de incerteza e crise como o que tem marcado a atividade produtiva nos últimos meses, algumas empresas fornecedoras têm percebido o surgimento de demandas por equipamentos que aceleram a produção cervejeira. É esse, por exemplo, o diagnóstico da Iruam.

“Estamos desenvolvendo alguns equipamentos para otimizar a produção com investimentos menores, reduzindo tempo de produção. Nesta linha, temos bombas elevadoras de pressão, dry hopping dinâmico, filtro de terra diatomácea, além das constantes melhorias em equipamentos da linha de produção”, explica Saulo Souza.

Na avaliação de Barillari, da TK Tank, a pandemia trouxe novas necessidades para as empresas fornecedoras de tanques, com a redução dos prazos de entrega e a busca por equipamentos que realizem diversas tarefas. “A principal demanda na pandemia foi a diminuição dos prazos de entrega e tanques com capacidade de executar processos variados durante a fermentação e maturação.”

O período pandêmico também tem sido de adaptação para as próprias empresas fornecedoras de tanques fermentadores, que têm diversificado suas linhas, como vem acontecendo na Damek. “Acredito que, como todas as empresas, conosco da Damek não está sendo diferente. Diante deste cenário, a cada dia projetamos mais e mais produtos para diversificar. Lançamos diversos produtos, dentre eles nossa linha Rotomek, de fermentadores rotomoldados, e a linha de envase e higienizadora de garrafas”, afirma a diretora de vendas da empresa.

É um cenário parecido ao vivenciado pela Palenox, que vê seus parceiros buscando outros tipos de equipamentos, além dos fermentadores. “Neste período de pandemia a grande maioria das cervejarias mudou a necessidade de fermentadores para equipamentos de envase ou pasteurização. A Palenox possui soluções para todas as etapas de produção de cerveja e estamos sempre dispostos a encontrar a solução e o melhor custo-benefício aos nossos clientes”, relata Juliana.

Publicidade

Reinvenção e adaptação também têm sido desafios encarados pela Eisentec nos últimos meses, o que inclui a busca por não alterar os seus preços. “A necessidade é de se reinventar, no sentido de adequar equipamentos e manter a qualidade. Adequar no sentido de manter o preço sem perder a qualidade do equipamento. Customizar equipamentos dentro da necessidade do cliente ao ponto de obter o produto final dentro da expectativa”, conclui Fernanda.

Conheça mais sobre as principais empresas fornecedoras de tanques do setor cervejeiro:

Damek

Endereço: Rua Aspásia, 410, Vila Silviania, Carapicuíba (SP).
E-mail: atendimento@damek.com.br
Telefones (11) 4207-5994

A Damek é uma indústria de tanques em polipropileno com fabricação de todos os tipos de tanques e reservatórios, como fermentadores e equipamentos para tratamentos de água e reuso. Entre os principais produtos da empresa estão os tanques auto refrigerados e a linha completa de envase e higienizadora de garrafas, além de misturadores indicados para hidromel e kombucha.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

Eisentec

Endereço: Rua Expedicionário João Batista Alberton, 448, Pavilhão 01, Tamandaré, Garibaldi (RS).
E-mail: comercial@eisentec.com.br
Telefone: (54) 3553-1001

A Eisentec Equipamentos oferece soluções completas para a produção de bebidas. No setor de vinícola, por exemplo, a empresa atua com fermentadores, reservatórios e equipamentos em geral. Já no segmento cervejeiro, sua especialidade é o fornecimento de fermentadores, chiller e demais equipamentos para produção de cerveja e chope. Ainda trabalha com laticínios, oferecendo resfriadores de leite, tanques agitadores, iogurteiras e tachos para doce de leite e requeijão.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

Iruam Equipamentos

Endereço: Estrada União Indústria, área 3, Marmelos, Juiz de Fora (MG).
E-mail: iruam@iruam.com.br
Telefones (32) 98813-0884

A Iruam Equipamentos é fabricante de equipamentos em aço inox para as indústrias alimentícia e química, com foco em cervejarias. Entre os produtos da empresa estão os tanques fermentadores, salas de brassagem e linha completa para montagem turn key de uma cervejaria. A empresa ainda disponibiliza uma equipe de projeto para auxiliar o desenvolvimento de novas cervejarias, ampliações e modernização. Também possui uma cervejaria piloto para desenvolvimento de tecnologia, treinamento de parceiros e produção cigana para auxiliar na produção de clientes durante o tempo de montagem da sua fábrica.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

Palenox

Endereço: Rua Joana Guindani Tonello, 3045, Pavilhão 04, Distrito Industrial, Bento Gonçalves (RS).
E-mail: vendas@palenox.com
Telefone: (54) 3451-5130

A Palenox é especializada na fabricação de equipamentos para cervejarias, produzindo fermentadores de 50 litros a 4 mil litros úteis. Pensando no ganho de produção, todos os fermentadores são polidos internamente e possuem ângulo de 60º. Com equipamentos que atendem toda a produção de cerveja, a empresa disponibiliza moinho de malte, brassagens, fermentadores, trocadores de calor, sistema de frio, lavadoras de barril, rinser, enchedoras, filtros a vela e pasteurizadores, entre outros.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

TK Tank

Endereço: Rua Luís Otávio, 2.915, Fazenda Santa Cândida, Campinas (SP).
E-mail: contato@tktank.com.br
Telefone: (19) 3308-4431

Entre os destaques oferecidos pela TK Tank para quem pretende produzir a sua cerveja está a BrewHome, uma solução elétrica simples e sofisticada, com kits de receitas e acessórios essenciais para a produção de cerveja. De acordo com a empresa, os produtos não demandam curso, ocupam pouco espaço e precisam de até 4 horas de produção no processo quente.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é saiba.jpg

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password