fbpx
breaking news New

Guia na Copa: Catar proíbe venda de cerveja nos estádios a 2 dias do 1º jogo

Budweiser patrocina torneio desde 1986, mas não venderá sua versão com álcool nas arenas na edição de 2022

O Catar proibiu a venda de cerveja nos estádios da Copa do Mundo nesta sexta-feira, a apenas dois dias do início do torneio, em uma reviravolta que parece ignorar o acordo firmado entre o emirado muçulmano e a Fifa para a realização da competição no país.

A venda de álcool tem, no cotidiano, grandes restrições no Catar, mas, ainda assim, a medida causou surpresa, pois a Budweiser é uma das principais patrocinadoras da Copa do Mundo.

Além disso, o Catar, como qualquer país-sede da Copa do Mundo, concorda com os requisitos da Fifa para organizar o torneio e eles envolvem a venda de álcool nos estádios. Nunca, porém, foram revelados os detalhes de como isso se daria, em uma clara indicação de como o tema era sensível.

Leia também – Balcão do Advogado: Cartão amarelo – Cuidados com publicidade relacionada à Copa

Nesta sexta-feira, então, a Fifa comunicou que só a cerveja sem álcool será vendida nos oito estádios que receberão jogos da Copa do Mundo no Catar, enquanto algumas bebidas alcoólicas serão servidas nas áreas de hospitalidade das arenas.

Aos torcedores, que não têm acesso a esses setores de luxo dos estádios, o consumo de bebidas alcoólicas praticamente vai se resumir ao Fifa Fan Festival, uma área reservada em Doha com exibições de jogos, shows musicais e outras atividades. Ainda assim, isso será permitido a partir das 19 horas. E o preço é elevado: 50 rials catarianos (aproximadamente R$ 74) por um copo de 500 ml.

Fora do ambiente da Copa do Mundo, o Catar conta com limites rígidos para comercialização e consumo de bebidas alcoólicas, algo que se resume, praticamente, aos bares de alguns hotéis.

“Após discussões entre as autoridades do país anfitrião e a Fifa, uma decisão foi tomada para focar a venda de bebidas alcoólicas no Fifa Fan Festival, outros destinos turísticos e pontos autorizados, removendo os pontos de venda de cerveja dos perímetros dos estádios”, diz a Fifa em um comunicado.

Publicidade

A AB InBev, detentora da marca Budweiser, possui contrato de patrocínio com a Fifa para a Copa do Mundo, o que lhe assegura o direito de exclusividade de comercialização de cerveja nos ambientes oficiais do torneio. E, diante da proximidade da disputa da competição, já havia despachado ao Catar parte relevante do estoque da bebida que pretendia vender no país.

“Os organizadores do torneio agradecem a compreensão do grupo AB InBev e o contínuo apoio para atender a todos durante a Copa do Mundo 2022”, afirma a Fifa, em trecho do seu comunicado. “Bem, isso é estranho”, chegou a publicar a Budweiser em seu perfil no Twitter, em mensagem que foi excluída posteriormente.

Embora as vendas de cerveja nos estádios da Copa do Mundo tenham pouca relevância no volume total comercializado por uma gigante como a AB InBev, a competição é vista como enorme alavancadora de ações de marketing. E, não, à toa, a Budweiser está associada ao torneio desde 1986. A última renovação de contrato da AB InBev com a Fifa, inclusive se deu um ano depois, em 2011, do Catar ter sido escolhido sede do Mundial de 2022.

Ante um acordo comercial, porém, acabou prevalecendo a postura do governo do Catar, liderado pelo emir Tamim bin Hamad al-Thani e que segue um movimento ultraconservador do islamismo, o wahabismo. Essa postura, inclusive, já havia levantado preocupações sobre como visitantes estrangeiros seriam recebidos no Catar, que criminaliza a homossexualidade e a embriaguez pública.

Para a Copa do Mundo de 2014, o Brasil aceitou flexibilizar uma lei que proibia a venda de cerveja nos estádios, o que, inclusive, abriu caminho para algumas regiões adotarem medida semelhante para além do período do torneio. Não havia, porém, é claro, o impacto cultural e da interpretação religiosa que fizeram o Catar vetar a comercialização da bebida a dois dias da abertura do Mundial.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password