fbpx
breaking news New

Livro reúne 28 especialistas para ser manual prático do sommelier de cerveja

Bia Amorim é a responsável pela organização do livro, lançado para celebrar o Dia do Sommelier de Cerveja

Um livro coletivo assinado por 28 profissionais de Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra, pretendendo ser um manual prático e complementar na formação técnica do sommelier de cerveja. É assim o Guia da Sommelieria de Cervejas, publicação que reúne histórias e metodologias sobre a profissão, podendo ser considerado um presente para o setor de artesanais do Brasil.

Não à toa, o livro está sendo lançado neste domingo, quando se celebra o Dia do Sommelier de Cerveja. E o guia, organizado pela sommelière de cervejas Bia Amorim e publicado pela Editora Krater, chega ao mercado quando os primeiros cursos de sommelier de cervejas no Brasil completam dez anos.

Leia também – Afeganistão: Cervejas repatriadas pela Alemanha e outras histórias da bebida

“É uma ocasião que podemos comemorar e também analisar. Esta foi uma década em que todo o mercado cervejeiro teve crescimento, principalmente na onda denominada cerveja artesanal com o boom de fábricas no país inteiro e o ganho de espaço da cultura cervejeira”, destaca Bia em entrevista ao Guia.

Ela lembra, porém, que as pessoas dedicadas ao ofício não contavam com um livro que funcionasse como um guia, o que faz a obra ocupar uma lacuna. Assim, diversos profissionais se dispuseram a contribuir com um material inédito para essa atividade. “O Guia tem um pouco de tudo e é bastante completo com os assuntos que são mínimos e necessários para a carreira, mas que estão em constante evolução.”

Sócio da Krater, Diego Masiero espera que o Guia se torne uma referência para a profissão e para a educação cervejeira do país. “Queremos fazer parte de uma evolução constante do mercado, contribuindo para que ele tenha a qualidade e o reconhecimento que merece”, pontua eke.

Bia ainda explica que não foi possível esgotar os assuntos neste livro, o que até poderá resultar em um segundo volume voltado ao sommelier de cerveja. “Entendo que conseguimos cumprir com os objetivos do projeto e temos um grande livro, com uma entrega muito caprichada na diagramação e design, capa dura, ilustrado e com lindas fotografias.”

Como a titulação “sommelier de cerveja” foi incluída na Classificação Brasileira de Ocupações há poucos meses, ela entende que o livro é parte deste esforço coletivo do setor em ter uma profissão mais respeitada e compreendida.

O consumidor está cada vez mais interessado e exigente, está disposto a pagar por um produto com maior valor agregado, portanto precisa de um serviço à altura das boas cervejas servidas. O Guia da Sommelieria quer ajudar o profissional a servir melhor, para servir sempre

Bia Amorim, organizadora do Guia da Sommelieria de Cervejas

Grande time
Assinado por 28 profissionais de Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra, especializados em diversas áreas – da produção à gestão de carreira -, o Guia da Sommelieria de Cervejas traz um grande time, não apenas pela quantidade expressiva de colaboradores, mas também pela qualidade e experiência dos envolvidos.

A própria Bia Amorim, por exemplo, é sommelière de cervejas desde 2010. Outro destaque na obra é o escritor inglês Martyn Cornell, um dos maiores especialistas do mundo no assunto, tendo escrito a seção dedicada à escola britânica.

Mas não foi fácil chegar a todos esses nomes, como conta Bia. “Atualmente temos muitos profissionais altamente capacitados e que têm conhecimento para contribuir, foram algumas reuniões conversando sobre esse time. Nem todas as autoras e autores têm formação de sommelieria, mas olhamos para cada tema buscando trazer uma pessoa especialista na área e que pudesse explanar sua experiência.”

Foram convites, tabelas para organizar, além de textos para ler e revisar. Outros desafios também fizeram parte do processo, como disponibilidade na agenda, experiência de escrita, vontade de participar de um projeto longo e questões ligadas ao momento atual, de grave crise sanitária.

“Senti que essa foi uma amargura de muitos de nós, na obra. Com quase dois anos de projeto, quase dois anos de pandemia e um setor que vive de entretenimento, aglomeração, degustação e brindes, todo mundo sofreu algum tipo de desgosto”, lamenta Bia.

Mas ter 28 autores de quatro diferentes países dá, em sua visão, muitas perspectivas diferentes para o livro destinado ao sommelier de cerveja. “Estamos muito felizes com o resultado, tenho certeza de que é o desafio que faz com que a gente escale sempre mais alto”, completa a sommelière.

O projeto
O projeto será viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, um crowdfunding na plataforma da Catarse para contribuições dos interessados.

Aulas ao vivo com alguns dos autores do livro, além de um workshop sensorial conduzido por Bia Amorim, serão algumas das recompensas que estarão disponíveis para aqueles que apoiarem o projeto. A campanha, lançada neste domingo, vai até 10 de outubro.

A obra traz referências práticas, com orientações sobre atendimento e serviço, condução de treinamentos de equipe e desenvolvimento e gerenciamento de uma boa carta de cervejas e de chopes, entre muitos outros assuntos relevantes para a profissão. Com projeto gráfico especial, capa dura e totalmente colorido, o livro tem tiragem limitada.

Coautores do Guia de Sommelieria de Cervejas:

• Bia Amorim (organizadora): Sommelière de Cervejas, escritora, fundadora da Farofa Magazine e Por Obséquio Consultoria.
Participação no livro: Introdução; Nações Cervejeiras; Escola Brasileira; Carta de Cerveja (coautora); Lançamento de Cerveja; Ficha Técnica; Repertório e Outras Bebidas.

Publicidade

• Aline Silva: Hoteleira, especialista em Inteligência de Mercado pelo Ibramerc-SP e turismo de luxo pela ISEG de Lisboa, fundadora da agência Slow Travel Life na Espanha.
Participação no livro: Hospitalidade

• Aline Smaniotto Tiene: Cientista Social e Mestre em Antropologia Social pela Unicamp, Especialização em Antropologia e Consumo pela ESPM, Sommelière de Cervejas, Gerente de eventos e Comercial de cervejarias ciganas na Startup Brewing Co.
Participação no livro: Experiências e Eventos Cervejeiros

• André Lopes: Advogado, Sommelier de Cervejas, criador do Advogado Cervejeiro e autor do livro Direito para o Mercado da Cerveja.
Participação no livro: Legislação Cervejeira

• Andrea Huerta (Peru): Sommelière de Cervejas da Barranco Beer Company (Lima, Peru), juíza BJCP nível Certified, membro da Pink Boots Society, Sommelière de Cerveja, confeiteira, professora, consultora, membro da Pink Boots Society, fundadora da Funky Chicha.
Participação no livro: Degustação de Cervejas

• Cilene Saorin: Engenheira de Alimentos, Mestre Cervejeira, Sommelière de Cervejas, professora da Escuela Superior de Cerveza y Malta (Espanha) e Diretora de Educação da Doemens Akademie no Brasil e na Espanha.
Participação no livro: Prefácio

• Daiane Colla: Jornalista, Sommelière de Cervejas, Mestre em Estilos, juíza BJCP, professora, cavaleira da Ordem da Pá da Brassagem dos Cervejeiros Belgas e Certified Beer Server®.
Participação no livro: Escola Belga

• Diego “Van der Saar” Castro (Argentina): Engenheiro Químico pelo ITBA, BJCP nível National, Certificado Geral em Cerveja pelo Instituto de Cerveja e Destilação, Certificado Cicerone®, Sommelier de Cervejas pela Doemens Akademie, Mestre de Estilos pelo Siebel Institute, Certificado de Ciência do Consumidor e Sensorial Aplicado pela UC Davis, formação na KU Leuven Science of Brewing, cervejeiro consultor.
Participação no livro: Escola Alemã

• Diego Masiero: Produtor de eventos, sócio da Editora Krater e da Matinê Cervejeira.
Participação no livro: Gestão de Linhas de Chope

• Érica Barbosa: Mercadóloga, pós-graduada em Marketing Digital, mestranda em Mídias Criativas, Sommelière de Cervejas, Mestre em Estilos, fundadora do Marketing Cervejeiro®.
Participação no livro: Palestras, Workshops e Eventos Profissionais

• Fabiana Arreguy: Sommelière de Cervejas, jornalista e professora.
Participação no livro: Qualificações Profissionais e o Papel do Sommelier no Mercado

• Fernanda Bressiani: Sommelière de Cervejaa, Mestre em Estilos, coordenadora de Sommelieria e professora na Escola Superior de Cerveja e Malte.
Participação no livro: Concursos Cervejeiros

• Fernanda Meybom: Engenheira Química, mestranda em Engenharia de Alimentos, Sommelière de Cervejas, Mestre em Estilos, juíza BJCP, professora na Escola Superior de Cerveja e Malte.
Participação no livro: Harmonização

• Francisco Bellone (Argentina) e Julio Bellone (Argentina): Consultores de negócios e desenvolvimento organizacional.
Participação no livro: Gestão de Carreira

• Gustavo Renha: Sommelier de Cervejas, Mestre em Estilos, Certified Beer Server®, consultor, CEO do Box Beer Break.
Participação no livro: Profissão: Ser Sommelier

• Guto Procópio: Sommelier de Cervejas, sócio da Let’s Beer, professor do Instituto da Cerveja Brasil, consultor.
Participação no livro: Como Conduzir Treinamentos

• Jayro P. Neto: Engenheiro, Sommelier de Cervejas, Mestre em Estilos, vencedor do 5º Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cerveja (2019), juiz BJCP, consultor.
Participação no livro: Serviço de Cerveja

• José Bini (Argentina): Administrador, sócio fundador e cervejeiro da Bierhaus Brewing Co. (Buenos Aires, Argentina), juiz BJCP, cursou Advanced Brewing Theory no Siebel Institute of Technology.
Participação no livro: Processos Produtivos da Cerveja

• Kátia Jorge: Química, Mestre em Bioquímica, Doutora em Ciências de Alimentos, Mestre Cervejeira. Atualmente faz parte do Sensory System Team na FlavorActiV Ltd.
Participação no livro: Off Flavors

• Luís Celso Jr.: Jornalista e Sommelier de Cervejas, terceiro colocado no 1º Concurso Brasileiro de Sommelier de Cervejas (2014), professor do Instituto da Cerveja Brasil (ICB), consultor e juiz de cervejas, fundador do blog, e-commerce e clube BarDoCelso.com.
Participação no livro: História da Cerveja

• Marcio Beck: Jornalista, zitólogo, autor dos blogs “A Cicerone Certified Beer Server®, Volta ao Mundo em 700 Cervejas” e “Dois Dedos de Colarinho (O Globo), consultor e palestrante;
Participação no livro: Escola Norte-Americana

• Maria Eduarda Vitorino: Farmacêutica, formação em Tecnologia Cervejeiras (ICB) e sommelière de cervejas. Criadora de conteúdo no Pretas Cervejeiras;
Participação no livro: O Rótulo e Sua Função de Comunicar

• María Sol Cravello (Argentina): Sommelière de Cervejas, Beer Knowledge and Education Manager da AB-Inbev, Certified Cicerone®, instrutora do Cicerone Certification Program para a América do Sul, juíza BJCP nível Certified.
Participação no livro: Carta de Cervejas (coautora)

• Marta Rocha: Bióloga, Mestre e Doutora em Neurobiologia, Sommelière de Cervejas da Cervejaria Colorado, Embaixadora de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.
Participação no livro: Gestão de Estoque

• Martyn Cornell (Inglaterra): Escritor e jornalista especializado em cervejas, autor dos livros Amber, Gold & Black, Strange Tales of Ale, Beer: The Story of the Pint e Beer Memorabilia.
Participação no livro: Escola Britânica

• Roberto “Bob” Fonseca: Jornalista, juiz de cervejas, idealizador da pesquisa “Melhores do Ano na Cerveja” desde 2009.
Participação no livro: Mercado Cervejeiro Brasileiro

• Sady Homrich: Engenheiro Químico, consultor cervejeiro, cervejeiro caseiro, colunista da Revista da Cerveja e baterista.
Participação no livro: Glassware

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password