fbpx
breaking news New

Tradição familiar e alto rendimento: Saiba mais sobre a Maltearia Viking

Com uma produção anual estimada em 610 mil toneladas, a Maltaria Viking é a líder do segmento nos países bálticos

A tradição construída em quase 140 anos de trajetória e o uso de cevada europeia de alta qualidade. É a partir desse histórico e dessa busca pelo melhor produto que a Maltearia Viking tem atuado no mercado internacional, a partir dos países bálticos, mas tendo clientes em diversas localidades no mundo, como o Brasil.

A Viking possui seis maltarias, todas na Europa, sendo duas na Polônia. Já as outras ficam na Dinamarca, Suécia, Lituânia e Finlândia, onde iniciou a sua trajetória em 1883. Foi lá onde Lahden Polttimo se juntou a August Fellman e a Henrik Mattsson, fundando a Oy Lahden Polttimo, inicialmente uma fábrica de cerveja e destilaria – a produção de malte se iniciou em 1934.

Leia também – Cooperbreja resgata espírito de coletividade para apoiar setor cervejeiro em meio à crise

Foi na década de 70 que a empresa passou a se internacionalizar, a partir de uma série de parcerias corporativas. Hoje, a Polttimo Oy é detentora de uma participação de 62,5%, com o grupo sueco Lantmännen, uma cooperativa agrícola, possuindo uma presença minoritária de 37,5%. Mas a tradição prossegue. Tanto que Harald Relander’s son Pär-Gustaf, representante da quinta geração familiar, é CEO e presidente do conselho da empresa desde 2013.

Essa trajetória se transforma, hoje, em uma produção anual estimada de 610 mil toneladas, tornando a Maltearia Viking a líder do segmento nos países bálticos. Além disso, é a quinta maior companhia do setor na Europa e a nona do mundo. E, com 45 mil toneladas, é também a maior produtora de malte especial torrado do mundo.

Condições favoráveis
É a partir de uma localização considerada privilegiada que a Maltearia Viking consegue fazer uma produção de qualidade, pois a matéria-prima cresce nas áreas agrícolas mais ao norte do mundo, onde as circunstâncias para o cultivo são apontadas como mais favoráveis.

E isso permite que o malte da Viking tenha rendimento superior ao da média do mercado em função da cevada usada e de como se dá a malteação.

Publicidade

“Ele rende mais e filtra melhor porque é um malte Pilsen Premium que utiliza cevada europeia de alta qualidade em um processo de malteação totalmente controlado”, diz Ricardo Negretto, gerente comercial e mestre-cervejeiro da GranoBrew, representante comercial da marca no Brasil.

Além disso, a maltearia ocupa uma área expressiva, o que permite o melhor gerenciamento dos riscos relacionados à cultura. E, com produção em várias localidades, oferece flexibilidade logística, aproveitada pelos seus clientes em todo o mundo – está presente em cerca de 80 países –, sendo o principal deles a Carlsberg.

Leia também – 8 especialistas avaliam como foi o ano para o mercado cervejeiro e o consumidor

No Brasil, por sua vez, a Viking fornece o seu malte para diversas cervejarias. Uma delas, a DUM, usa o produto fornecido pela maltearia para produzir a DUM 3 e Meio Viking, uma Lager.

A GranoBrew, aliás, é a responsável por trazer os produtos da Maltearia Viking para o mercado nacional. E, além da realização de testes de eficácia junto aos clientes, também oferece apoio para que o malte seja mais bem aproveitado pelas cervejarias.

“Durante os testes de comprovação nas cervejarias aqui no Brasil, oferecemos todo o suporte técnico e orientações necessárias, inclusive observando os ajustes e pontos de controle, para que se atinjam os resultados esperados”, relata Negretto.

Para a Granobrew, oferecer o malte da Viking ao mercado brasileiro é uma oportunidade para fomentar a evolução do segmento, a partir do fornecimento de um produto com histórico internacional de excelência.

“Nosso posicionamento com os maltes especiais Viking é cada vez mais expandir no mercado, oferecendo aos nossos clientes soluções para suas ‘invenções criativas’ e ajudando a fortalecer o mercado de cervejas artesanais”, conclui o representante da Granobrew.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password