Ambev e Lohn Bier lançam 1ª cerveja com 100% de ingredientes brasileiros

A Ambev e a Lohn Bier anunciaram o lançamento da cerveja TodaNossa, produzida apenas com ingredientes – lúpulo, malte e levedura – brasileiros, algo até então inédito no mercado nacional. O rótulo é uma Brazilian Pale Ale e amplia a parceria entre as companhias. Afinal, foi anunciada menos de um ano depois da Hop Lager Green Belly, fruto da colaboração entre elas e criada através da utilização do lúpulo cultivado pelo Projeto Fazenda Santa Catarina, da Ambev.
Leia também – 24 lançamentos de cervejas artesanais realizados no mês de julho
Richard Westphal Brighenti, cervejeiro e sommelier da Lohn, lembra que cervejas de qualidade eram exclusivamente associadas ao uso de ingredientes importados. E, agora, a iniciativa poderá confirmar a qualidade dos insumos brasileiros. “Podemos usar três tipos de maltes beneficiados de cevada brasileira, lúpulos que são cada dia mais bem desenvolvidos na Serra Catarinense e a primeira levedura tipo Saccharomyces.”
Unir todos esses ingredientes brasileiros na mesma cerveja, contudo, exigiu um longo projeto, aproximando desenvolvedores de matérias-primas e cientistas e permitindo repensar as possibilidades cervejeiras dentro do país, segundo analisa Richard.
“Por algum momento o meu sentimento pessoal foi semelhante ao de fazer uma cerveja pela primeira vez. A TodaNossa tem características próprias, lúpulos frescos da safra 2021 – que formam um buquê floral –, além de leve frutado que orna com os fenóis da levedura Ale. O corpo baixo para os 4,2% ABV a torna bastante acessível para todos os paladares”, aponta o cervejeiro da Lohn, para depois complementar.
“É um legado que a Fazenda Santa Catarina, da Ambev, e os demais parceiros generosamente confiaram a nós. Estamos todos lisonjeados pelo que fizemos juntos”, destaca Richard.
O novo rótulo da Lohn e da Ambev traz lúpulo proveniente da agricultura familiar da Serra e uma levedura cervejeira encontrada no litoral pelos pesquisadores René Aduan e Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho, além de cevada plantada no Meio-Oeste catarinense e malteada no Vale do Itajaí.
No próximo mês, cerca de dois mil litros da cerveja TodaNossa serão engarrafados e comercializados para todo o Brasil pelo Empório da Cerveja e pela Lohn Bier.
Movimento fortalecido
Coordenador do Projeto Fazenda Santa Catarina, Felipe Sommer ressalta que o lançamento de uma cerveja com ingredientes brasileiros é mais um movimento para fortalecer o setor e o lúpulo nacional. “A TodaNossa é fruto da colaboração de pesquisadores, malteiros, cervejeiros, produtores de lúpulo e cevada. Todas essas cervejas colaborativas que estão sendo criadas mostram que é possível, sim, produzir lúpulo de qualidade no Brasil. A nova levedura traz mais elementos para nossos cervejeiros exercitarem sua criatividade e fortalecer ainda mais a posição do país nesse universo.”
O Projeto Fazenda Santa Catarina começou no início de 2020, com o objetivo de ampliar o cultivo de lúpulo no Brasil por meio da agricultura familiar. Foram implementados, dentro da Cervejaria Santa Catarina da Ambev em Lages, uma lavoura experimental para a realização de testes de manejo e variedades e um viveiro com capacidade de produção anual de 60 mil mudas que serão inteiramente doadas para agricultores familiares parceiros do projeto.
Em junho deste ano, a companhia anunciou a entrega da primeira linha completa para processamento de lúpulo, com as plantas fornecidas pelos produtores sendo beneficiadas e transformadas em pellets prontos para uso. A iniciativa beneficiará diretamente agricultores locais com doação de mudas e suporte técnico para implementação e manejo da lavoura, acesso à estrutura de processamento e contrato de compra garantida. Cerca de 200 famílias deverão ser auxiliadas pelo programa nos próximos cinco anos.
1 Comment
arcelo
27 de novembro de 2021 at 15:35Desculpe mas não foi a primeira.
Pesquise Hazy IPA Interior PAulista da Cervejaria da CUESTA lançada em 2019.