fbpx
breaking news New

Chopp Brahma é lançado em lata e será vendido pelo Zé Delivery no Rio

Produto esteve entre novidades apresentada pela indústria da cerveja no Web Summit Rio

A Ambev decidiu envasar um dos seus mais tradicionais produtos. A companhia lançou a versão em lata do Chopp Brahma, que inicialmente só estará disponível no Rio de Janeiro. A apresentação da novidade foi uma das ações realizadas pela indústria da cerveja nesta semana no Web Summit, um dos maiores encontros de inovação e tecnologia do mundo, que aconteceu na capital fluminense.

Em uma fase de testes, a novidade só estará disponível em alguns dias e lugares na cidade do Rio de Janeiro, para pedidos pelo aplicativo Zé Delivery. A Ambev, porém, garante trabalhar com a expectativa de levar a versão em lata de 350ml do Chopp Brahma para outras cidades.

Leia também – Qual é o futuro do Grupo Petrópolis e do mercado após recuperação judicial?

De acordo com a cervejaria, a intenção de lançar o Chopp Brahma veio do cenário de alta na venda do chope e da possibilidade de ampliar os momentos de consumo, agora ofertando a oportunidade de que isso ocorra dentro das residências.

Ao realizar o lançamento, a Ambev afirmou que a novidade não passou por nenhum processo de pasteurização, garantindo que o frescor do chope foi levado para a lata. Assim, foi necessário contar com o trabalho dos profissionais do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) da Ambev, localizado no Rio.

Foi lá onde se desenvolveu o projeto para manter a qualidade, o frescor e a tão conhecida espuma do Chopp Brahma na lata. “Foram muitas pesquisas e testes até chegarmos em um processo de micro filtragem que garante a qualidade, frescor e uma espuma super cremosa”, diz Daniel Baumann, diretor do CIT.

A outra ponta de inovação envolveu o Zé Delivery, aplicativo hoje com 5 milhões de usuários ativos, de acordo com o balanço financeiro divulgado nesta quinta-feira pela Ambev. Como o chope precisa permanecer refrigerado para manter seus atributos, o aplicativo fica responsável pelo armazenamento e distribuição.

“O Chopp Brahma é sinônimo de tradição e categoria no Brasil. Há muitos anos ouvíamos do consumidor o sonho de poder beber o chopp de forma fácil em casa, com o mesmo sabor e qualidade. Essa inovação só foi possível por conta do avanço no modelo de plataforma que a Ambev vem desenvolvendo nos últimos anos, pois apesar de estar na lata, o chope da Brahma precisa ter toda cadeia logística refrigerada para garantir a qualidade e o frescor, desde a cervejaria até a casa do consumidor”, afirma Gustavo Castro, diretor de Inovação da Ambev.

Outra grande cervejaria brasileira já havia levado o chope para a latinha. Foi o Grupo Petrópolis, que em 2018 lançou a Go Draft, inicialmente em garrafa. Em janeiro, o rótulo foi renomeado como ITA-Draft Tardezinha, sendo apresentado em lata e patrocinando turnê do cantor Thiaguinho.

IA para consumo responsável
Além do Chopp Brahma em lata, a Ambev aproveitou o Web Summit no Rio para apresentar outra novidade tecnológica, essa para auxiliar o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Se trata do Flow Voice, inteligência artificial que consegue identificar o consumo de álcool pela voz, podendo contribuir para o aumento da segurança nas estradas e em locais públicos.

A novidade teve seu pré-lançamento no Web Summit Rio, tendo sido desenvolvida pelo Smart Drinking Lab, da Ambev, em parceria com a Metatimbre AI. A expectativa é que a ferramenta auxilie as pessoas a tomarem melhores decisões para um consumo responsável, e que seja também utilizado por empresas e em políticas públicas para promover segurança nas estradas.

Para realizar o teste, o usuário do Flow Voice deverá gravar áudios seguindo as frases indicadas na plataforma. A IA analisa mais de 120 aspectos da voz humana para identificar se há presença de álcool no organismo. Caso isso seja constatado, ele dá dicas de ações para um consumo moderado, sugerindo a indicação de consumo de água ou se alimentar, por exemplo.

“A partir do lançamento, o Flow Voice vai passar por uma série de testes e hipóteses de uso para entender qual a melhor forma de explorar seu potencial, que vão desde sistemas de segurança veicular: permitindo o bloqueio da partida caso seja identificado sinal de álcool consumido na voz, contribuindo para a segurança viária, até em dispositivos vestíveis (smartwatches e pulseiras): para fornecer informações em tempo real sobre o nível de embriaguez do usuário, contribuindo para o consumo responsável”, afirma Rodrigo Moccia, diretor de relações institucionais na Ambev.

1 Comment

  • Hugo Reply

    29 de novembro de 2023 at 14:24

    Lançaram mas nunca tem. É raro!

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password