Mondial começa no Rio; veja lançamentos, novidades e atrações
Considerado um dos principais festivais cervejeiros do mundo, o Mondial de la Bière Rio volta a ser realizado em 2022 com a aposta na versatilidade, pois, ao mesmo tempo em que continuará sendo o palco de importantes lançamentos das principais marcas de artesanais, também ampliou o foco gastronômico.
Será isso que o público poderá perceber na Marina da Glória, palco do festival pelo segundo ano consecutivo, desta quarta-feira (7) até o próximo domingo (11). Assim, o Mondial, em 2022, terá, entre outras atrações, cinco restaurantes comandados por renomados chefs, um deles de Paulo Yoller, vencedor do Cook Island, programa do canal de tevê GNT, em uma biergarten montada na estrutura do evento.
Não faltará, claro, espaço para as cervejarias. Elas vão ocupar o galpão da Marina da Glória, com mais de 1.500 rótulos de artesanais plugados nas torneiras. E assim como sempre ocorre, o Mondial também investiu nas apresentações musicais, que estarão divididas em dois palcos.
Leia também – Confira 13 lançamentos de cerveja realizados em novembro
Essa área de shows, aliás, contará com uma das inovações do Mondial em 2022. O bar do espaço Biergarten, com 48 torneiras, será turbinado pelo myTapp Fast, com o intuito de agilizar o atendimento e reduzir filas. Estarão instaladas máquinas de serviço de chope automatizadas, com o consumidor só precisando escolher a torneira com o rótulo de cerveja que deseja, aproximar o cartão de consumo, posicionar o copo e aguardar o seu preenchimento.
“Nós já validamos o produto com um projeto piloto na Oktoberfest Blumenau, um dos maiores eventos cervejeiros das Américas, com oito torneiras myTapp Fast ao longo dos 19 dias de festa. Depois de alguns ajustes para melhorar ainda mais a usabilidade, estamos prontos para oferecer uma experiência incrível para o Mondial de La Bière, que tem um público exigente, que entende de cerveja e espera um serviço de alta qualidade”, comenta Nilana Rodrigues de Souza, sommelière de cervejas e gerente comercial da myTapp.
Lançamentos
Com cervejarias confirmadas em 81 estandes, o Mondial será, novamente, uma ótima oportunidade para apresentação de novidades ao público. Tanto é que várias marcas adiantaram quais serão as novidades que apresentarão ao público a partir desta quarta-feira.
Como acontece em todas as edições do Mondial, a Rota Cervejeira RJ produziu um rótulo colaborativo com a participação das suas integrantes. É a Red Moutain, uma Red Ale com morangos frescos da cidade de Nova Friburgo, produzida no Centro Cervejeiro da Serra. A receita ainda conta com lúpulos da variedade Zeus, colhidos em Teresópolis. A novidade tem 4,5% de graduação alcoólica, com 28 IBUs de amargor, e estará plugada nos estandes de Alpendorf, Doutor Duranz e Madbrew,
A cervejaria niteroiense Noi apresentará sua Extra Special Bitter, cerveja da escola inglesa, com 5% de graduação alcoólica e 34 IBUs de amargor. Além disso, terá outras 12 opções em suas torneiras, como a Diavolo, medalhista de ouro no World Beer Awards, e a experimental “Aqui é Dablius!”, uma Sour com tangerina, acerola e maracujá, exclusiva para o Mondial de 2022. Outra novidade é a Negro Gato, da W*Kattz, marca incorporada pela Noi. Se trata de uma Black IPA com 6% de graduação alcoólica e amargor potente, de 45 IBUs.
“Costumo dizer que se você gosta de artesanais e não vai estar no Mondial, está errado! Brincadeiras à parte, nós sempre levamos o que temos de melhor e mais fresco, porque sabemos que o povo vem com sede de cerveja boa”, diz Bárbara Buzin, diretora da Noi.
Por sua vez, a microcervejaria paulistana Cybeer Lab vai aproveitar a sua presença no Mondial de 2022 para lançar uma Barley Wine maturada em barricas de vinho do Porto. Além dela, também será apresentada ao público durante a Hacking Goose, New Zealand Hop Lager dourada clara feita com os lúpulos Hiwaka e Nelson Sauvin, da Nova Zelândia.
A Carioca Brewing vai lançar a Witgal, uma Witbier em homenagem ao Vidigal. Já a Cervejaria Maraú, em sua estreia no evento, apresentará a Algodões Weiss, produzida a partir do malte de trigo, leve, com 4,7% de teor alcoólico e coloração clara.
Também novata no evento no Rio, a Armadillo Brewery estará com novidades que remetem à fauna do Cerrado, casos da Gonden Ale Suça (suçuarana), da Blond Ale Canastra Sweet Mule (lobo), a APA Mammalia (veado), a American Stout Athene (coruja), a Session IPA Folivora (bicho-preguiça), a IPA Juice Peba Mango (tamanduá), a New England IPA Galango Haze (calango), a American Red IPA Atta (formiga) e a Double IPA Saruê (saruê).
Copa do Mundo inspira novidades
Com o Mondial sendo realizado em meio ao período da Copa no Catar, seria óbvio imaginar que o torneio renderia várias homenagens em cerveja em 2022. E é exatamente isso o que vai acontecer. A Cervejaria Búzios oferecerá ao público a Búzios Brasil, uma APA, com teor alcoólico de 5,1%, além de lúpulos, maltes e levedura nacionais. Outra novidade da marca será a Búzios Caravelas: uma Hazy IPA com 6,1% de álcool.
A Enseada vai lançar a IPA do Hexa, um chope produzido exclusivamente para o festival e com seis lúpulos diferentes no dry hopping. São eles: Galaxy, Mosaic, Simcoe, Ekuanot, Azacca, Idaho7. A novidade tem 5,5% de teor alcoólico. Outra novidade da marca será a Sour Caju.
Atrações das grandes cervejarias
As grandes cervejarias também estarão presentes ao Mondial em 2022. A Academia da Cerveja, escola de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, terá um estande com degustações e desafios sobre conhecimento cervejeiro, assim como venda de souvenires exclusivos, como camisetas, acessórios cervejeiros e produtos educativos relacionados ao universo da cerveja.
Além da Academia da Cerveja, outras marcas da Ambev marcarão presença no festival, como Cerveza Patagonia, Wäls, Colorado, Bohemia, Goose Island e Hoegaarden. E elas vão oferecer mais de 40 rótulos.
“Falamos muito em democratizar o acesso ao conhecimento e à cultura cervejeira no Brasil. A Academia da Cerveja nasceu com essa missão de não só ensinar, como também aprender e estimular as trocas em ambientes diversos. O Mondial de la Biere é o maior festival cervejeiro do país e o ambiente ideal para gerar essas conexões. Estamos muito animados e felizes em estar de volta nesta nova edição”, afirma Laura Aguiar, head de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev.
Já o Grupo Petrópolis estará presente com três marcas de cervejas especiais – Black Princess, Brassaria Ampolis e Weltenburguer -, e 21 rótulos, entre fixos e sazonais. A estimativa é de levar 9 mil litros de chope, produzidos no Centro Cervejeiro da Serra. Além disso, o Saber Beber, projeto de consumo responsável da companhia, será o responsável pela distribuição das águas. E a Black Princess ficará como a marca responsável pelo palco principal do evento.
Para quem estiver em busca de novidades, duas receitas poderão ser provadas em primeira mão no festival: a Asam Bock, da marca Weltenburger Kloster, rótulo comercializado na Alemanha e produzido pela primeira vez no Brasil, e a Cream Stout, da Brassaria Ampolis, de um estilo derivado das Porters, com aroma que remete a café, pão tostado e chocolate.
Ingressos
Os ingressos, com preços a partir de R$ 65,00, já estão esgotados para sexta-feira e sábado. “Por mais de um ano, estudamos o espaço da Marina da Glória para criar um novo modelo de evento. Vamos entregar um festival com a nossa essência e uma estrutura maior e melhor”, promete Gabriel Pulcino, gerente da GL Exhibitions, a organizadora do Mondial.
0 Comentário