fbpx
breaking news New

Preço da cerveja cai no varejo e sobe nos bares em agosto

Em mês com deflação do IPCA, dinâmicas distintas de varejo e bares influenciaram na variação dos valores pagos por cervejas

O preço da cerveja apresentou variações contrastantes em agosto de 2024, dependendo do local de consumo, de acordo com o IBGE. Enquanto a cerveja adquirida no varejo para consumo em casa registrou queda de 0,28% no preço, a cerveja consumida fora de casa, em bares e restaurantes, teve aumento de 0,36% no mesmo período.

Essas diferenças refletem dinâmicas distintas nos ambientes de consumo e demonstram como os preços de itens de lazer e alimentação podem ser influenciados por fatores específicos de cada local. No contexto geral, o grupo de alimentação e bebidas apresentou queda de 0,44% em agosto, com a alimentação no domicílio caindo 0,73%, enquanto a alimentação fora de casa subiu 0,33%.

Leia também – Produção de bebidas alcoólicas cresce 10,6% e amplia tendência de alta

Com o resultado de agosto, o preço da cerveja no varejo acumula alta de 3,72% no ano e 5,19% nos últimos 12 meses. Já a cerveja vendida em bares e restaurantes tem reajuste de 2,89% no ano e 4,50% nos últimos 12 meses.

Publicidade

A queda no preço da cerveja no domicílio acompanhou a leve deflação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que recuou 0,02% no mês. No entanto, o aumento dos preços da cerveja consumida fora de casa pode impactar o orçamento de quem opta por consumir a bebida em bares e restaurantes.

Vale destacar que tanto a alta da cerveja no varejo quanto nos bares é superior ao IPCA acumulado em 2024, que está em 2,85%. O mesmo ocorre com a inflação oficial dos últimos 12 meses, de 4,24%, menor do que o reajuste da bebida tanto no varejo quanto em bares e restaurantes no acumulado de setembro de 2023 a agosto de 2024. Situação semelhante se observa no grupo de alimentação e bebidas, que acumula inflação de 2,85% no ano e de 4,24% nos últimos 12 meses.

Inflação por cidades
No varejo, Belém liderou a alta da inflação da cerveja em agosto, com aumento de 1,88%, enquanto Salvador registrou queda de 1,43%. Já nos bares, Recife registrou teve deflação de 1,72%, contrastando com o aumento de 2,32% em Campo Grande.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password