Sampa Brew une 16 marcas e busca inserir artesanais em eventos públicos

Por três finais de semanas seguidos, um espaço público da cidade de São Paulo será a casa de 16 cervejarias artesanais em meio a shows e outras atrações culturais. É o Sampa Brew, Festival de Cervejas Artesanais, que se inicia neste sábado no Centro Cultural Tendal da Lapa, indo até 23 de outubro, sempre ocorrendo aos sábados e domingos.
O festival, nascido com o intuito de fomentar a cultura das cervejas artesanais em São Paulo, também contará com atrações circenses, exposições, feira de economia criativa e apresentações musicais. Neste sábado (8), por exemplo, se apresentam Asfixia Social e GOG. Nos dias seguintes, haverá shows de artistas como Planta e Raiz, Mato Seco e Dead Fish.
Leia também – Schornstein leva IPAs, estilos alemães e novidades à São Paulo Oktoberfest
Com curadoria da Elan Eventos e parceria do Tendal da Lapa, o festival busca estimular o debate provocado por projeto de lei do vereador paulistano José Police Neto que prevê a instituição de programa de incentivo às microcervejarias artesanais.
Nele, em um dos seus artigos, há a determinação para a instalação de infraestrutura para que 10% do espaço destinado à comercialização de bebidas em eventos promovidos, patrocinados ou que tenham sido autorizados pela Prefeitura de São Paulo sejam para cervejarias artesanais.
“Essa edição foi pensada pelos próprios cervejeiros junto com a Elan Eventos e conta com a parceria do Centro Cultural Tendal da Lapa para servir de modelo para futuros eventos e para subsidiar a discussão que acontece na Câmara Municipal com fatos e dados”, explica Frank Skwirut, curador e produtor do Sampa Brew, além de COO da Cervejaria Tria, destacando que as cervejarias participantes são algumas das que serão beneficiadas caso o projeto entre em vigor.
O Sampa Brew será gratuito, com as cervejas das marcas artesanais custando a partir de R$ 10, a depender dos estilos oferecidos. E Skwirut destaca a importância de as microcervejarias estarem inseridas nesse tipo de encontro, como modo de fomento e estímulo das suas atividades.
“A participação das cervejarias em eventos com entrada gratuita e com boas atrações é uma boa maneira de o poder público ajudar a valorizar a produção local de cerveja artesanal. Ajuda a estimular a produção artesanal e orgânica, em observância às práticas socioambientais e sanitárias, a expandir a iniciativa privada limpa, sustentável, de baixos impactos ambientais, urbanísticos e sociais, além de promover os produtores artesanais locais de cerveja, conferindo-lhes valorização e visibilidade social”, argumenta.
Em um evento cultural, as marcas também esperam aproveitar a oportunidade de terem contato com públicos diversos, seja os “beer geeks” ou o mesmo novatos entre as artesanais, que podem ter os primeiros contatos com essas cervejas em meio à apresentação de artistas que admira. “A intenção é fazer um evento que seja inclusivo, atendendo desde o iniciante até o cliente mais experiente”, conclui o curador e produtor do Sampa Brew.
As microcervejarias presentes ao evento serão: Tria, Corisca, Cia de Brassagem, Bola Veia, Cervejaria 77, Dogma, Cirkus, Barra Funda Lager, Trilha, Tarantino, Soma, Rivas Brewing, Racing Beer, Duvand, Cervejaria Central e Avós.
0 Comentário