Entrevista: Melhor cervejaria do país, Cathedral quer crescer com cautela
Um nome já está se tornando recorrente no Concurso Nacional de Cervejas. Pelo segundo ano consecutivo, a paranaense Cathedral conseguiu o feito máximo da disputa. Se na edição de 2018 da premiação, que acontece em paralelo ao Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, ela foi eleita como a melhor do país, na edição de 2019 se consagrou como a melhor de médio porte, depois do concurso criar algumas subdivisões.
O primeiro prêmio trouxe muitas mudanças: a cervejaria, que antes tinha apenas sua fábrica em Maringá, abriu dois pontos de venda e ampliou a distribuição na região. E, agora, com a segunda conquista, os planos são de uma expansão mais ambiciosa, mas com bastante cautela.
“Com o segundo prêmio, o intangível se fortalece ainda mais e, consequentemente, o acesso a oportunidades aumenta. É possível que a estratégia de posicionamento da marca tome proporções mais abrangentes. Mas só o tempo dirá”, conta Daniel Chaves da Silveira , sócio-proprietário da cervejaria.
Em entrevista exclusiva ao Guia, Daniel fala também sobre o foco regional da cervejaria e os diferenciais que levaram a Cathedral aos dois prêmios nacionais consecutivos.
Confira, a seguir, a entrevista completa com Daniel Chaves da Silveira, sócio-proprietário da Cathedral, feita por Ulisses Malacrida, do canal Malte Papo.
O que mudou com o primeiro prêmio da Cathedral, em 2018?
O prêmio de 2018 veio para recompensar nosso estudo e empenho no que diz respeito à gestão de uma cervejaria local. Temos uma capacidade instalada para produzir até 14 mil litros/mês, quantidade mais do que suficiente, na época, para abastecer a demanda do nosso brewpub e dos negócios locais em Maringá. A meta era: vamos abastecer nossas 16 torneiras somente com cervejas de produção própria e todas, necessariamente, precisam ser excelentes.
Trabalhar com diferentes cepas de leveduras produzindo variados estilos de cerveja (já produzimos mais de 80 cervejas diferentes), que não conversam entre si, é um grande desafio para uma pequena adega. E fica ainda maior quando as cervejas mais demandadas não podem acabar. A metodologia que criamos, aliada a muito estudo e prática, possibilitou que conseguíssemos cumprir essa tarefa. Assim, o prêmio confirmou o que buscávamos: fabricar, sempre que possível, cervejas excelentes.
Para nossos clientes, moradores da cidade e visitantes, transmitimos a mensagem de que em Maringá se fabrica cerveja muito boa e, obviamente, convertemos a mensagem em mais investimento. Em junho de 2018 inauguramos um bar com tema esportivo, o Cathedral Sports Bar. Agora mesmo, na semana do concurso, inauguramos uma hamburgueria, o Cathedral Burger Bar, ambos em Maringá.
O que vocês esperam que mude agora com este segundo prêmio consecutivo?
Nosso foco até então, principalmente pelo porte da fábrica, sempre foi voltado ao mercado local, e essa postura se mantém. Maringá é nossa base e sempre iremos priorizar nossa região. Após o primeiro prêmio sentimos um aumento gigantesco da afinidade e orgulho do maringaense em relação à marca. Com o segundo prêmio, o intangível se fortalece ainda mais e, consequentemente, o acesso a oportunidades aumenta. É possível que a estratégia de posicionamento da marca tome proporções mais abrangentes. Mas só o tempo dirá.
Era meta da Cathedral levar o título de melhor cervejaria do Brasil dois anos seguidos?
Sim. Sabíamos que éramos capazes e que tínhamos todas as ferramentas necessárias em mãos. Entramos pra ganhar.
E, agora, quais são as próximas metas da cervejaria?
Estamos trabalhando as oportunidades existentes para o aumento da nossa produção sem que a qualidade do produto fuja do controle. As cadeias de distribuição e logística ainda são muito imaturas no mercado das cervejarias independentes. Não queremos pasteurizar nossas cervejas e isso dificulta ainda mais as coisas. Começamos conversas com conhecidos de longa data do mercado cervejeiro e em breve teremos algumas novidades. Queremos proximidade com pessoas sérias e comprometidas com o mercado, e isso demanda confiança e tempo.
Quem quiser conhecer a melhor cervejaria do Brasil, onde é possível encontrar seus produtos?
Maringá! A cada dia que passa surgem mais voos diretos para cá. Tem bastante promoção aérea rolando, então o jeito é ficar de olho.
Veja também entrevista do canal Malte Papo gravada com Chaves após o Concurso Brasileiro de cervejas de 2018 aqui.
0 Comentário