fbpx
breaking news New

Associação de cervejarias de Blumenau quer assumir Festival, Concurso e Feira

Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja quer mudar organização de eventos da cidade

Representantes de nove cervejarias de Blumenau e da Escola Superior de Cerveja (ESCM) expressaram sua insatisfação com a organização do Festival Brasileiro da Cerveja, da Feira Brasileira da Cerveja e do Concurso Brasileiro de Cervejas, e solicitaram assumir a organização desses tradicionais eventos, realizados na cidade catarinense. Atualmente, a responsabilidade pela realização desses encontros é da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec).

O grupo que busca mudanças na organização dos eventos cervejeiros constitui a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, composta pelas cervejarias Alles Blau, Balbúrdia, Bierland, Blumenau, Container, Kewitz, Omas Beer, Segredos do Malte e Scholers Bier, além da ESCM.

Leia também – Isenção do Imposto Seletivo para cervejarias do Simples ganha apoio da indústria

Ao Guia, o presidente da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, Péricles Espíndola, explicou que o pedido feito à Fundação Promotora de Eventos de Blumenau, vinculada à prefeitura, na semana passada, ainda aguarda resposta. O Guia também buscou um posicionamento da Ablutec, porém, não obteve resposta até a publicação desta matéria.

As críticas à organização dos eventos cervejeiros em Blumenau surgiram logo após as edições de 2024, realizadas entre os dias 1º e 9 de março. Houve relatos de perda de prestígio e qualidade dos encontros, além de reclamações sobre a estrutura e organização.

Publicidade

“Estávamos considerando há algum tempo expressar nossa insatisfação. Entendemos a necessidade de assumir a organização dos eventos para resgatar sua essência”, diz Espíndola. “Se isso não acontecer, há o risco de os eventos acabarem ou de Blumenau perder o título de capital da cerveja”, acrescenta.

A associação também emitiu uma “nota à comunidade cervejeira”, criticando o rumo dos eventos cervejeiros de Blumenau, afirmando que “estão em um caminho equivocado” e reclamando da suposta falta de diálogo da organização com as cervejarias.

“É preciso uma reformulação radical do modelo atual, para que volte a representar o mercado brasileiro, retome o crescimento do número de cervejarias presentes e volte a receber os visitantes que formam a comunidade cervejeiras de todos os lugares do país, oferecendo, para isso, uma programação que atenda às demandas do mercado e dos consumidores”, afirma um trecho do documento.

A associação diz, ainda, que já realizou a reserva dos pavilhões do Parque Vila Germânica para realizar os eventos cervejeiros em março de 2025 e relata que conversará com representantes de associações nacionais e regionais em busca de uma reaproximação.

“O objetivo é reaproximar a Capital Brasileira da Cerveja do setor e contar com a colaboração destas organizações na busca do modelo ideal que contemple os interesses das cervejarias e de seu público consumidor”, relata.

Na conclusão da nota, a associação “conclama o apoio de todo o mercado para que tenhamos um grande evento em 2025″. Espíndola indicou que o grupo já recebeu manifestações positivas de dentro do setor cervejeiro, embora tenha evitado citar nomes.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password