breaking news New

AB Inbev terá novo CEO brasileiro a partir de julho; Saiba quem é Michel Doukeris

Michel Doukeris vai suceder Carlos Brito, que foi CEO da AB Inbev por 15 anos

A AB Inbev terá novo comando a partir de 1º de julho, e ele será novamente brasileiro. A cervejaria, fruto da fusão entre a Ambev e a Anheuser-Busch, anunciou que Michel Doukeris, atualmente diretor da divisão América do Norte, vai suceder Carlos Brito na função de CEO da companhia.

Brito, de 61 anos, ocupou o cargo de CEO da AB Inbev por 15 anos, sendo que trabalhou por outros 17 na companhia, tendo iniciado a sua atuação na Brahma. Na sua gestão, a empresa fez ações relevantes e marcantes no mercado, como a aquisição da Anheuser-Busch, em 2008, e da SABMiller, em 2016. E a sua substituição por Michel Doukeris conclui um processo iniciado em setembro de 2020.

Leia também – Ambev amplia lucro em 125% e venda de cerveja em 16% no 1º trimestre

“Foi uma honra e um privilégio trabalhar com um grupo tão talentoso de indivíduos à medida que construímos esta empresa global com base em valores sólidos e nosso compromisso inabalável com a excelência, qualidade, consumidores e comunidades. Estou muito animado com o futuro do nosso negócio sob a liderança de Michel e o parabenizo pela nomeação como CEO desta empresa incrível”, disse Brito, em comunicado enviado à imprensa pela companhia de bebidas.

A AB Inbev anunciou que a escolha de Michel Doukeris para o cargo de CEO se deu por unanimidade. E o presidente do seu conselho, Martin Barrington, afirmou que a experiência do executivo em consumidores, inovação e marcas o tornou ideal para comandar a empresa em uma nova fase.

“Depois de conduzir um processo de seleção rigoroso e robusto, o Conselho está muito satisfeito com o fato de nosso próximo CEO vir de nosso banco de talentos de liderança. Michel é o líder certo para levar a empresa à sua próxima fase de crescimento orgânico e ao sucesso. Ele tem um histórico comprovado de inovação, construção de marcas multicategorias em cerveja e adjacências, percepção do consumidor e expansão de marcas premium em mercados emergentes e desenvolvidos. O conselho está animado para continuar a trabalhar em estreita colaboração com Michel à medida que expandimos a empresa”, comentou Barrington.

O novo CEO
Michel Doukeris, de 48 anos, começou a trabalhar na companhia em 1996, pela InBev. Ele é formado em Engenharia Química e nasceu em Lages (SC), tendo atuado em cargos de liderança no Brasil, China e Estados Unidos.

Foi vice-presidente da divisão de refrigerantes da Ambev de 2008 a 2009, ocupou a presidência na China de 2010 a 2012, comandou a zona Ásia-Pacífico de 2012 a 2016, foi diretor global de vendas da empresa de 2016 a 2017 e ocupava o cargo de CEO da companhia na América do Norte desde 2018.

“Estou honrado pela oportunidade de liderar a AB InBev e continuar o legado de liderança excepcional e criação de valor de nossa empresa. Ao longo de minha carreira na AB InBev, tive o privilégio de liderar nossos negócios em diferentes regiões do mundo e de trabalhar ao lado dos colegas mais talentosos e apaixonados da indústria em cada etapa do processo. Estou ansioso para trazer uma nova perspectiva que se baseie em nossa mentalidade do consumidor em primeiro lugar e impulsione a inovação e a transformação neste próximo estágio empolgante. Parabenizo Brito por sua carreira excepcional e agradeço ao Conselho de Administração por sua confiança em mim para liderar o próximo capítulo de crescimento da AB InBev”, declarou Doukeris.

Ao anunciar Michel Doukeris como novo CEO, a AB Inbev destacou as realizações do executivo na companhia. Confira algumas delas:

– Expansão do modelo “high end”, divisão para cervejas especiais, para 22 países, acelerando o crescimento da receita de marcas premium de 10% para mais de 25%;

– Desenvolveu e implementou a primeira plataforma de comércio eletrônico direto ao consumidor da empresa;

– Transformou em sucesso a marca Guaraná Antarctica no Brasil, melhorando a saúde da marca e sua participação no mercado;

– Moldou e liderou o segmento premium na China por meio de marcas e embalagens inovadoras, incluindo Budweiser Supreme e garrafas de alumínio Bud;

– Posicionou a China como o mercado nº 1 da Budweiser fora dos EUA e o mercado Corona nº 1 fora do México;

– Liderou a Michelob Ultra a ser a primeira colocada em ganho de participação em cerveja e a segunda em vendas em dólares no mercado dos Estados Unidos.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password