Balcão da Ana: Uma análise sobre 2020
Analiso esse período, do dia em que a pandemia apareceu dando esse tapa na nossa cara, em março, até o fim de 2020, e percebo que tirando o número de pessoas afetadas pela doença, a “pausa” trouxe alguns benefícios intrínsecos para a humanidade como um todo.
Trazendo isso para nosso mundo cervejeiro, ah… tanta coisa aconteceu!
Das ruins, não vou falar, entendo que serviram de aprendizado para o mercado.
Das boas, destaco alguns tópicos interessantes.
A tão almejada igualdade está aí para ser apresentada e de fato mostrar a que veio. Torço intimamente para que possamos aproveitar essas oportunidades.
Falando do turismo cervejeiro, destaco um fato importante: em outubro completou-se um ano da formação da Câmara Setorial da Cerveja, dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Ao longo do ano, a câmara trabalhou muito em prol do mercado da cerveja.
A Rota Cervejeira RJ, com um assento como convidada na câmara, foi aos poucos mostrando como é pulsante o turismo cervejeiro. E, entre acordos de cooperação técnica e outros diálogos com o Ministério do Turismo, foi uma conquista estabelecer um grupo temático de turismo cervejeiro, dentre outros grupos.
Uma vitória para o turismo cervejeiro, que é capaz de fomentar economicamente toda uma região através da cerveja.
Com um enorme orgulho, assumo a coordenação desse “GT” com a meta de fazer o Brasil aparecer nas principais listas de turismo cervejeiro do mundo.
Afinal, além de ser o terceiro maior produtor de cervejas do planeta, ainda aumenta o número de medalhas de boas cervejas exponencialmente mundo afora.
E, em um país bonito por natureza, ter cerveja também como um atrativo não é nada mal, não é mesmo?
Feliz 2021, estamos prontos!
Ana Pampillón é turismóloga, sommelier de cervejas, coordenadora da Rota Cervejeira RJ e atuante no mercado de lúpulo brasileiro
0 Comentário