Grupo Heineken encerrará linha de garrafas PET acima de 1L para não alcoólicas

O Grupo Heineken deixará de utilizar garrafas PET de 1 litro ou mais para envasar os seus produtos no Brasil. A companhia anunciou a retirada do seu portfólio de embalagens de garrafas PET 1 e 2 litros das suas bebidas não alcoólicas, como refrigerantes, sucos e águas das marcas Itubaína, FYs, Skinka e Viva Schin, além das PETs de 1,5 litro das marcas Skinka e Água Schin.
O processo de encerramento dessas linhas se iniciou nas unidades produtivas da empresa, com a previsão de término no começo de 2022 com o fim dos estoques de mercados, bares e restaurantes, quando essas garrafas deixarão de ser vendidas. A iniciativa faz parte do compromisso de sustentabilidade do Grupo Heineken de reduzir em 80% o volume da embalagem PET até 2025.
Leia também – Com Tamanduá e Preguiça-de-Coleira, Cia de Brassagem dá visibilidade à preservação
O Grupo Heineken, assim, vai focar nas embalagens de consumo individual, também tendo observado a mudança no comportamento dos consumidores na busca por mais saudabilidade e equilíbrio no dia a dia.
“Estamos comprometidos com uma agenda de sustentabilidade bastante robusta e, para atingir nossas metas, precisamos revisitar estratégias, ajustar rotas de negócio e tomar grandes decisões como essa. Estamos confiantes nos resultados positivos que teremos em relação à redução do uso de plástico e dos impactos de nossas embalagens no meio ambiente”, comenta Ornella Vilardo, gerente de sustentabilidade do Grupo Heineken.
A ação envolvendo o portfólio do segmento de não alcoólicos está inserida na busca por soluções sustentáveis pelo Grupo Heineken, que tem a meta de neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040. E fará a companhia ter maior concentração nas embalagens de alumínio, que vem ampliando a sua presença no mercado.
“Precisamos considerar que, quando não descartadas corretamente, as garrafas PET acabam chegando ao meio ambiente e levam cerca de 400 anos para se decompor. Por isso, com essa mudança, nosso objetivo é reduzir a presença deste material no mercado e dar mais foco ao alumínio, matéria-prima altamente reciclável e, atualmente, é o material com a maior porcentagem de reciclabilidade no Brasil”, explica Ornella.
O Grupo Heineken já vem adotando outras ações nessa linha. A companhia, por exemplo, tem o objetivo de zerar as emissões de carbono na produção até 2030 globalmente, meta que pretende atingir em 2023 no Brasil.
Para isso, a estratégia é usar energias renováveis e eficiência energética em todas as 15 unidades produtivas e 31 centros de distribuição, além de facilitar o acesso à energia verde para bares e restaurantes nos quais o portfólio da companhia está presente. Além disso, até 2025, o objetivo é ter 100% de circularidade das embalagens utilizadas em bares e restaurantes.
Não é só no Brasil…
A decisão de retirada das garrafas de embalagens PET do portfólio não se resume à operação do Grupo Heineken no Brasil. Na Europa, a Heineken UK, líder do setor cervejeiro no Reino Unido, também optou por tirar esse tipo de embalagem no seu portfólio. A medida representará uma economia de 6 bilhões de recipientes plásticos e 170 toneladas do material do mercado anualmente.
Além disso, por lá, a Heineken também retirou todos os produtos de terceiros em embalagens de plástico PET do seu comércio eletrônico.
A empresa argumenta que os jovens estão conscientes de seu impacto ambiental e a imagem negativa dos produtos plásticos não corresponde a uma marca moderna como a Heineken. De acordo com o grupo, uma pesquisa mostrou que 79% da Geração Z (que se refere às pessoas nascidas entre 1997 e 2012) declararam mudar seus hábitos de compra com base na sustentabilidade.
“Agora é mais importante do que nunca que as empresas efetuem mudanças positivas para o planeta e forneçam aos clientes oportunidades de ‘fazer a coisa certa’”, destaca a Heineken UK.
2 Comentários
Nilandio C. Leite
2 de novembro de 2021 at 13:19Redução de plásticos é muito bem vinda ao meio ambiente! Mas é necessário reduzir e eliminar o abandono das garrafas de vidro one way.
Gabriel
3 de janeiro de 2022 at 18:28Muitas pessoas consomem itubaina de 2 Litros, deveriam achar uma forma de repor a venda de itubaina em 2 litros sem usar garrafa PET, pois nem todos tem condição de comprar 10 garrafinhas toda vez que tiver festividade.