O que a Verallia tem feito para reduzir emissões de carbono em 46% até 2030

A Verallia detalhou seu plano estratégico visando a redução de suas emissões de carbono em 46% até 2030. Em sintonia com metas globais de sustentabilidade e focada na transição para energias renováveis, a multinacional francesa produtora de embalagens de vidro tem a ambição de alcançar a neutralidade de carbono, sendo net zero, até 2050.
Para atingir seus objetivos, a Verallia está empenhada em identificar e integrar matérias-primas alternativas ao carbonato de cálcio e ao carbonato de sódio, com foco especial no vidro reciclado. Em 2022, a taxa de utilização de caco de vidro atingiu 55,7%, em comparação com os níveis de 2019, reduzindo as emissões diretas em 94.760 toneladas.
Leia também – Aprovação de reforma intensificará debate sobre Imposto Seletivo na cerveja
No Brasil, a Verallia está na fase final de implementação de um novo forno HeatOxyCombustion, projetado para proporcionar maior eficiência térmica e reduzir as emissões de carbono em até 20% em comparação aos fornos existentes. “A Verallia tem colocado em prática em suas plantas todos os recursos tecnológicos disponíveis para atingir suas metas globais”, afirma o diretor geral da Verallia para a América Latina, Quintin Testa.
Além disso, o programa abrangente de reuso de cacos de vidro, denominado “Vidro Vira Vidro”, já apresenta resultados relevantes na reintegração desse material ao processo produtivo. A iniciativa visa o descarte adequado do vidro por meio da instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em várias cidades. Mais de 3 mil toneladas de vidro foram recicladas até o momento, com 655 PEVs instalados em 30 cidades de diferentes estados brasileiros.
O programa não apenas reduziu as emissões de CO2 no processo de fabricação de embalagens de vidro, mas também contribuiu para a economia de energia e a preservação de matérias-primas virgens. O Vidro Vira Vidro visa instalar 1,5 mil contêineres de coleta até 2026.
“No Brasil, de acordo com dados do setor, apenas 25% do vidro é reciclado. Para mudar esse cenário, todos precisam se mobilizar. É nisso que estamos trabalhando”, comenta o diretor da Verallia.
A Verallia também tem foco na otimização do consumo de energia, no desenvolvimento de fontes renováveis ou de baixo carbono, na redução de emissões indiretas e na contribuição para a regeneração do solo. A empresa está implementando projetos de reflorestamento e agrossilvicultura prioritariamente nos países onde suas fábricas estão localizadas.
0 Comentário