fbpx
breaking news New

Ambev torna cervejaria e maltaria no Sul do Brasil carbono neutro

Transformação de cervejaria de Ponta Grossa e de maltaria de Passo Fundo em carbono neutro se deu ao longo de cinco anos

A Ambev anunciou que passou a ter uma cervejaria e uma maltaria carbono neutro no Brasil. Elas são localizadas em Ponta Grossa (PR) e Passo Fundo (RS), respectivamente. E a chegada a esse estágio foi possível com a redução das emissões de CO2 dessas unidades, além do investimento em créditos de carbono para obter os 10% remanescentes.

A transformação da cervejaria de Ponta Grossa e da maltaria de Passo Fundo em carbono neutro se deu ao longo dos últimos cinco anos. De acordo com a Ambev, a redução representa em torno de 9,7 mil toneladas a menos de CO2 por ano, o equivalente a 1.300 carros a menos nas ruas do Brasil.

Leia também – Ação da Ambev cai 10,6% em setembro, mas analistas aprovam alta do preço das cervejas

“Além de todas as alterações operacionais do nosso processo produtivo e logístico, que permitiram a redução de 90% das emissões, também investimos em projetos que geram créditos de carbono e compensam emissões residuais de nossa cadeia produtiva”, afirma o vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, Rodrigo Figueiredo, explicando como a companhia agiu para tornar as unidades carbono neutro.

A preparação da cervejaria e maltaria para que se tornassem carbono zero faz parte de um plano maior de descarbonização da Ambev para todas as suas unidades no país. Nos últimos cinco anos, a companhia afirma ter investido R$ 137 milhões em tecnologia sustentável e limpa em suas operações, com frentes voltadas à ação climática, gestão de água, agricultura inteligente e embalagem circular.

A Ambev tem apostado em inovação sustentável de ponta a ponta, com redução e remoção de emissões de gases de efeito estufa desde o plantio de insumos, como cevada e lúpulo, passando pela eficiência energética da produção e logística de distribuição até os pontos de venda.

Publicidade

Para isso, a Ambev afirma que processos industriais foram aperfeiçoados, incluindo, por exemplo, instalação de caldeiras por biomassa, reaproveitamento energético do biogás, utilização de eletricidade de fontes renováveis, programas de eficiência energética e introdução de empilhadeiras elétricas.

Até o final de 2021, a meta da Ambev é que mais 4 cervejarias se tornem neutras em emissão de carbono. De 2003 para cá, a Ambev diz já ter reduzido mais de 63% das emissões de sua produção direta e da energia comprada. Agora, o desafio está nas emissões de toda a cadeia de valor.

“Alcançamos esse marco das primeiras unidades carbono neutro no Brasil, com a neutralização das emissões dos escopos 1 e 2, e iremos escalar para 100% das nossas operações”, acrescenta o vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da companhia.

Metas de sustentabilidade
A Ambev definiu, em 2018, metas ambientais que impactam toda sua cadeia produtiva e devem ser atingidas até 2025. Confira as principais:

  • Ação climática: 100% da eletricidade comprada pela Ambev deve ser advinda de fontes renováveis. Além disso, a companhia vai reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da cadeia de valor.
  • Gestão de água: melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a companhia se relaciona.
  • Agricultura inteligente: 100% de seus agricultores parceiros devem estar treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável.
  • Embalagem circular: 100% dos produtos da companhia devem estar em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password