Infográfico: Os 13 principais concursos cervejeiros do Brasil e do mundo
Os concursos cervejeiros estão ganhando cada vez mais importância no cenário cervejeiro global. Ao passo que novas competições surgem em diversos países, cervejarias de todo o mundo enviam amostras para serem analisadas por jurados renomados em busca de avaliação criteriosa e, quem sabe, de levar para casa uma medalha.
Leia também – Concurso de Blumenau quebra recorde e recebe inscrição de 634 cervejarias
Uma premiação em um concurso de prestígio pode reescrever a história de uma cervejaria, seja ela grande ou uma pequena independente regional. Os principais concursos do Brasil e do mundo prometem aos contemplados um retorno garantido em divulgação e benefícios “colaterais” como novos contratos, ganho de relevância e, eventualmente, aumento nas vendas e nova proporção para o negócio.
No entanto, entrar em um concurso é uma decisão estratégica delicada. Além dos custos de inscrição e operacionalização, é essencial que o cervejeiro saiba “onde está pisando”. Ele deve conhecer muito bem as regras da competição e saber quais são as referências adotadas pelos juízes para, assim, inscrever sua cerveja nas categorias corretas.
A logística dos concursos é outro ponto sensível para os candidatos, considerando que o envio de amostras exige cautela no manuseio e transporte, sob o risco de comprometer a qualidade da cerveja e arruinar as esperanças de êxito.
Mesmo que a medalha não venha, a experiência em participar de competições de alto nível, a troca de experiências e a crítica criteriosa e construtiva dos jurados já são motivos de sobra para fazer com que a empreitada valha a pena para a cervejaria individualmente – e para a comunidade cervejeira como um todo.
Por isso, o Guia ouviu a opinião de profissionais cervejeiros a respeito dos principais concursos cervejeiros do Brasil e do mundo. Confira.


0 Comentário