Com loja no Morumbi, Beer4U mira escassez de opções no bairro e mudança no consumo
Grandes cidades como São Paulo costumam contar com polos onde um tipo de empreendimento predomina. No segmento cervejeiro, a presença de estabelecimentos que atendem a busca pelas artesanais se concentra em bairros como Pinheiros, Vila Mariana, Pompeia e Vila Madalena. Foi, assim, observando a possibilidade de compensar a carência de um público que busca por rótulos e chopes “especiais” que foi aberta, nos primeiros meses de 2021, a loja do Morumbi da Beer4U.
Um dos sócios da unidade, Gabriel Cardozo explica que ele mesmo sentia, como consumidor, a falta dessa opção no bairro. Afinal, morador do Morumbi, precisava atravessar alguma das pontes da Marginal do Rio Pinheiros para ter acesso às suas cervejas preferidas.
Leia também – Em Moema, nova unidade da Beer4U aposta na busca do público por espaços abertos
“Sou bebedor de cerveja, mas eu não tinha opção com espaço e variedade de cervejas, em garrafas, latas e chopes, perto da minha casa. Tinha que atravessar a ponte, na Marginal Pinheiros, para comprar ou beber uma cerveja da Croma, da Dogma, da Everbrew…”, relembra Gabriel, que já havia atuado em outra unidade da rede em São Paulo, a do Campo Belo, e abriu a do Morumbi em parceria com o sócio Adriano Moraes.
A loja do Morumbi da Beer4U surgiu, assim, para buscar atender a um consumidor que tinha dificuldade em encontrar cerveja artesanal no bairro. Para Gabriel, inclusive, o seu empreendimento se insere em um contexto de expansão da região, com a chegada de prédios e estabelecimentos comerciais. “O Morumbi é um bairro que está crescendo, com muitas obras de prédio e a montagem de áreas comerciais. Restaurantes e cafés estão vindo para cá.”
Esse cenário tem sido percebido como uma das mudanças provocadas na rotina de consumo das populações em meio à pandemia. Além da realização de deslocamentos menores, estudos têm demonstrado uma maior propensão das pessoas em realizarem compras próximas das suas residências.
Pesquisa recente divulgada pela Kantar, por exemplo, apontou que 66% dos habitantes da América Latina passaram a dar preferência ao comércio local. E é a partir dessa oportunidade, somada com as poucas opções no bairro, que a Beer4U chegou ao Morumbi. “As pessoas estão ficando mais no bairro”, acrescenta Gabriel.
As opções do espaço
A Beer4U do Morumbi conta, como boa parte das unidades da rede, com 15 torneiras de chope, além de 50 a 60 rótulos de cerveja, oferecendo uma vasta gama ao consumidor. Há, ainda, algumas opções gastronômicas, com destaque para as empanadas.
O estabelecimento, além de espaço interno, possui uma área externa, deixando a loja com uma capacidade total para 30 pessoas, ainda que as restrições impostas pela pandemia impeçam a sua completa utilização. E o local poderá ser ampliado, pois há uma parte lateral ainda não construída, com a possibilidade de utilização pelo público. Algo que está no radar dos sócios para o futuro.
Não será, porém, de imediato, em função da pandemia e por uma mudança comportamental do consumidor. De acordo com a sua experiência na loja da Beer4U do Morumbi, Gabriel já enxerga que o público passou a consumir mais cervejas artesanais em casa. E acredita que sua loja está bem posicionada, seja para atender a demanda por delivery ou take-away, especialmente dos moradores do bairro.
A pessoa vem buscar e levar o growler ou pede no delivery. Cresceu o movimento de ter a cerveja artesanal em casa. Antes, se bebia mais nos bares e tinha menos em casa, onde se consumia as cervejas de grande escala. Hoje tem uma clientela, que não é grande, mas fixa, que busca os 4 litros (promoção em que só se paga 3l). Ela trocou a cerveja de alta escala pela artesanal
Gabriel Cardozo, sócio da Beer4u do Morumbi
0 Comentário