fbpx
breaking news New

8 tendências para bares se aproximarem dos consumidores

Especialistas apresentam oportunidades valiosas para os bares se destacarem no dinâmico mercado

Bares e restaurantes enfrentam o desafio constante da adaptação às tendências e demandas em evolução do público cervejeiro. À medida que a busca por novas experiências cresce, esses estabelecimentos lidam não só com a pressão por inovação, mas também com questões internas de gestão.

A pandemia provocou mudanças significativas no setor de bares e restaurantes, forçando uma reestruturação na busca pela sobrevivência. No entanto, além dos desafios, emergiram tendências que se tornaram imperativas para um público cada vez mais digital e interessado em opções mais saudáveis.

O Guia procurou representantes do setor de bares e restaurantes para entender como essas tendências refletem as preferências dos consumidores, oferecendo oportunidades para os estabelecimentos se destacarem em um mercado cervejeiro competitivo e diversificado.

Leia também – Venda de latas se recupera e cresce em 2023, mas fica abaixo do nível de 2021

Confira 8 tendências para os bares e restaurantes:

1) Bebidas mais saudáveis
“Ao utilizar ingredientes mais saudáveis nas bebidas, os restaurantes oferecem aos clientes alternativas mais nutritivas e com menos açúcar. A mudança inclui o uso de adoçantes naturais, sucos frescos e água saborizada”, diz o diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Fernando Blower.

2) Cardápios adaptáveis
Bares precisam ficar atentos às melhores oportunidades de oferta de opções que contribuam para a maximização da eficiência operacional. “Uma tendência continuará sendo ajustar os cardápios de acordo com melhor lucratividade e melhor operação”, afirma o sócio-fundador do Grupo BaresSP, Fabio de Francisco.

Publicidade

3) Customização e personalização
“Sugestões mais personalizáveis para atender preferências alimentares e necessidades individuais também são bem-vindas. Isso permite que os clientes escolham ingredientes, tamanhos de porções e métodos de cozimento específicos”, diz Blower.

4) Gestão profissional
Alta dos custos e desafios na montagem das equipes exigem uma administração atenta a todos os detalhes. “Exigência fundamental devido ao aumento de preço dos insumos e da falta de profissionais capacitados no setor”, argumenta o sócio-fundador do BaresSP.

5) Opções baseadas em plantas
“Os estabelecimentos estão ampliando a oferta de menus à base de plantas para atender um público que vai ao encontro de sugestões mais saudáveis e sustentáveis. Isso inclui pratos vegetarianos e veganos – opções ricas em nutrientes com menor impacto ambiental”, destaca o diretor da ANR.

6) Restrições no cardápio
Incorporar opções veganas, orgânicas, sem glúten e outras tendências alimentares restritivas pode atrair consumidores preocupados com a saúde, além de oferecer oportunidades de marketing.

7) Transparência
Para Blower, os frequentadores dos bares e restaurantes estão cada vez mais interessados em ter acesso aos detalhes dos estabelecimentos. “Restaurantes devem fornecer informações sobre a origem dos alimentos, dos ingredientes utilizados nas receitas e das práticas de sustentabilidade. Esse tipo de esclarecimento ajuda clientes a tomarem decisões sobre suas escolhas alimentares”, diz.

8) Uso consciente da água
Implementar práticas de conservação e adquirir ingredientes que exigem menos água para sua produção são essenciais diante da escassez global desse recurso hídrico e do impacto ambiental. Assim, é importante adotar técnicas de economia no preparo de alimentos.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password