IraHops é eleita melhor fazenda na Copa Brasileira de Lúpulos; veja resultado
A IraHops foi o principal destaque da segunda edição da Copa Brasileira de Lúpulos. A fazenda da produtora de lúpulos em Itapetininga (SP) foi eleita a melhor do país na competição, realizada na cidade de Campinas e organizada pelo químico Duan Ceola e pela Kalamazoo Natural Solutions.
A disputa reuniu 35 fazendas de lúpulos do país, que inscreveram 87 amostras do ingrediente cervejeiro. E pelo acúmulo de medalhas, a IraHops foi eleita a melhor fazenda produtora de lúpulo do país, sucedendo a Brava Terra, que havia sido a vencedora da edição anterior da competição, que foi realizada no ano passado.
Leia também – Marcas e fábrica da Santa Catarina são adquiridas por grupo empresarial
Foram duas medalhas de ouro, nas categorias Magnum e Crystal, e duas de bronze, nas variedades Saaz e na Zeus, para a IraHops, na premiação realizada na noite de sábado (20).
A Fazenda Bella Terra foi a segunda colocada na Copa Brasileira de Lúpulos ao também faturar quatro medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze. O ouro para a produtora de São Sebastião do Paraíso (SP) veio da variedade Zeus.
O Grupo Petrópolis conquistou dois ouros, nas categorias Triumph e Chinook, além do bronze na Triple Pearl. A Lúpulos Guará, de Santa Rita do Sapucaí (MG), também se destacou na Copa Brasileira de Lúpulos ao conquistar dois ouros, nas categorias Saaz e Cascade. Já a Lúpulos Brasil, de Ipeúna (SP), levou o ouro da categoria mais concorrida, a Comet.
A disputa tem o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento técnico dos cultivadores e dos consultores e divulgar a qualidade da produção nacional de lúpulo, como explica Duan Ceola, idealizador e organizador da Copa Brasileira.
“A copa tem três objetivos principais: mostrar a qualidade do lúpulo nacional, realizar a ponte entre agricultor e cervejaria, que é o principal cliente do produtor, e fazer com que o agricultor melhore a sua produção”, afirmou Duan, durante a cerimônia de premiação.
As variedades de lúpulo foram premiadas em 15 categorias, mais do que o dobro das sete do ano passado. Nelas, se distribuíram 36 medalhas, sendo 13 de ouro, que não foram dadas para as variedades Brewers Gold e Triple Pearl. Na competição, os lúpulos foram avaliados por mais de 20 jurados, de acordo com os alfa-ácidos e por análise sensorial.
A Copa Brasileira de Lúpulos contou, em paralelo, com a realização da Semana do Lúpulo Nacional em Campinas, com debates e workshops. Além disso, foram oferecidas 11 cervejas produzidas com lúpulos brasileiros, em ação que contou com o apoio do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas.
Veja as medalhistas de ouro da Copa Brasileira de Lúpulos:
Comet – Lúpulo Brasil
Magnum – IraHops
Zeus – Fazenda Bella Terra
Saaz – Lúpulos Guará
Triumph – Grupo Petrópolis
Sorachi Ace – Lúpulos Dalcin
Nugget – Fazenda Mantique
Cascade – Lúpulos Guará
Chinook – Grupo Petrópolis
Mittelfrüh – Dio Santo Lúpulo
Southern Cross – Éden Hops
Crystal – IraHops
Experimental – Lúpulo do Vale
0 Comentário