breaking news New

Contra crise, Bahia lança campanha para estimular venda de cerveja artesanal

cerveja artesanal bahia
Campanha "Cerveja artesanal da Bahia, compre essa ideia" foi criada em parceria com o Sebrae

A pandemia do coronavírus trouxe impacto substancial no crescente mercado de cervejas artesanais da Bahia. Antes apresentando números significativos de expansão, boa parte das marcas locais passaram a lutar pela sobrevivência com as necessárias restrições impostas pela Covid-19. E, para enfrentar a crise, o setor se uniu com a criação da campanha “Cerveja artesanal da Bahia, compre essa ideia”.

Leia também – Especial tecnologia: Conheça as inovações para a indústria cervejeira lidar com a crise

Apoiada pelo Sebrae Bahia e realizada pelo projeto Beba Local Bahia, a campanha envolvendo a cerveja artesanal pretende alavancar as vendas das marcas participantes, aumentando também a visibilidade das marcas baianas frente a um público consumidor cada vez mais crescente.

“Para manter viva a cena cervejeira local, o apoio do consumidor é de extrema importância em um momento de crise como esse. E nem precisa sair de casa para comprar. Enquanto não podemos ir aos bares e restaurantes favoritos, peça através do delivery. Veja lista e contatos das cervejarias baianas participantes por meio do perfil no Instagram do @bebalocalbahia”, detalha Isabela Casales, organizadora do Projeto Beba Local Bahia e sócia da Casulo Projetos.

A iniciativa conta com a presença de mais de dez cervejarias participantes, com destaque para marcas de relevo no cenário nacional, como Proa e MinduBier, entre tantas outras.

Demais iniciativas
A campanha para incentivar o consumo de cervejas locais integra um projeto maior de desenvolvimento do setor na Bahia. O Sebrae, por exemplo, tem atuado no fomento de estratégias para a melhoria do ambiente de negócios, estabelecendo parceria com outras instituições para garantir a sustentabilidade dos negócios.

“Por meio de soluções para melhoria da gestão, da produtividade e do ambiente de negócios, temos nos tornados relevantes para este crescimento (do setor). Recentemente, um grupo de empresários proprietários de fábricas instaladas em solo baiano com o apoio do Sebrae, em parceria com o Cieb/Fieb, instituiu o primeiro Núcleo de Microcervejarias da Bahia (CervBahia). Uma organização similar a uma associação que vai representar o segmento em pleitos comuns ao ambiente de negócios que estão inseridos”, conta Edicarlos Moreira, analista técnico da Coordenação de Indústria do Sebrae Bahia.

Tais iniciativas surgem em excelente momento. A Bahia teve aumento de 68% no número de microcervejarias instaladas de 2018 para 2019, segundo o último relatório do setor publicado pelo Ministério da Agricultura. Assim, já são mais de 25 marcas entre as que têm parque fabril e as ciganas. Um crescimento, porém, que foi colocado em xeque devido à pandemia.

Assim como outros setores, as microcervejarias baianas lutam também para sobreviver. Depois de um período de grandes avanços, o segmento está ameaçado de retroceder com o encerramento das atividades de fábricas locais e alguns pontos especializados em venda de cerveja artesanal, além da proibição, lógica, de realização de eventos. É duro ver tudo isso morrer na praia. Precisamos, mais uma vez, unir esforços para reagirmos e sobrevivermos a essa crise, que vai passar

– Isabela Casales, organizadora do Projeto Beba Local Bahia

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password