fbpx

Logística e distribuição são desafios para 77% das cervejarias do Nordeste

A ineficiência logística e os obstáculos na distribuição emergem como um desafio significativo para 43% das cervejarias brasileiras, mas o problema é ainda mais desafiador para os empreendedores do Nordeste e as nanocervejarias, de acordo com os resultados da pesquisa Principais Desafios do Mercado Cervejeiro no Brasil, conduzida pelo Guia da Cerveja e acessível pelo link.

Essas questões são uma das preocupações primordiais para o setor cervejeiro, sendo o terceiro principal desafio, de acordo com o levantamento. Entre as cervejarias do Nordeste, a ineficiência logística e os obstáculos na distribuição são considerados o segundo principal entrave, com 77% das respostas. O índice é menor nas demais regiões, sendo de 42% no Sudeste, 27% no Sul e 50% no Centro-Oeste.

“A questão logística afeta profundamente a região. Creio que um caminho facilitador pode acontecer através de ações de cooperativas, por exemplo. A necessidade de grandes eventos pode ajudar a impulsionar vendas e fomentar a cultura cervejeira na região”, comenta a proprietária do Instituto Ceres de Educação e Consultoria Cervejeira, Chiara Barros.

Além disso, ao considerar o porte das cervejarias, os dados revelam que as nanocervejarias enfrentam os maiores desafios, com 51% apontando a ineficiência logística como uma preocupação significativa, seguidas pelas microcervejarias, com 38%. Em contraste, apenas 8% das pequenas cervejarias manifestam preocupações semelhantes.

Publicidade

Diante desses desafios, as cervejarias têm buscado uma variedade de soluções para otimizar seus processos de distribuição. De acordo com a pesquisa, a abordagem mais comum é a terceirização do transporte, adotada por 47% dos respondentes. Em segundo lugar, a otimização de pontos de distribuição é a estratégia preferida por 31% das cervejarias. Enquanto isso, apenas 10% optam por investir em frota própria de transporte, e uma parcela ainda menor, 4%, prioriza tecnologias de rastreamento e gerenciamento de estoque.

Merece destaque a preferência das pequenas cervejarias pela otimização de pontos de distribuição, com 42% delas adotando essa abordagem. Enquanto isso, as cervejarias do Sul do país demonstram uma inclinação maior (18%) para investir em tecnologias de rastreamento e gerenciamento de estoque como parte de sua estratégia para superar os desafios logísticos.

A pesquisa confirma as complexidades enfrentadas pelas cervejarias brasileiras no que diz respeito à logística e distribuição. Diante desses desafios, fica evidente a necessidade de soluções para garantir a eficiência operacional.

Sobre a pesquisa
A pesquisa “Principais Desafios do Mercado Cervejeiro no Brasil” é um estudo quantitativo conduzido por meio de questionário online, com respostas coletadas em setembro de 2023. O estudo contou com a participação de 129 proprietários ou administradores de cervejarias em todas as cinco regiões do país.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password