fbpx

Balcão do CerveJoca: 3 dicas de planejamento para melhorar a comunicação

Todo e qualquer empreendedor ou profissional de vendas sabe que a publicidade é a alma do negócio, certo? Todo e qualquer produto precisa estar ao alcance do seu consumidor, verdade? Então vamos falar do planejamento para isso.

Entenda que só irá comprar seu produto quem atender a alguns requisitos básicos. O seu cliente está onde? Seu cliente quer realmente comprar seu produto e por quê? Quanto tempo levará para seu cliente decidir pela compra do seu produto?

Pela ordem, precisamos definir cobertura, frequência e continuidade, os três principais elementos de um eficiente plano de comunicação e mídia.

Entenda por cobertura o total de clientes potenciais para compra do seu produto. Cerveja, por exemplo. O mercado de consumidores pode ser infinito, portanto, precisamos filtrar este número buscando saber quais e onde estão os tomadores de cerveja de seu interesse. Fazendo o filtro, fica mais difícil errarmos na quantidade de tiros que faremos para atingi-los com publicidade. A cobertura será definida pelo percentual de consumidores definidos por você dentro dos objetivos determinados pela estratégia de comunicação.

Exemplo de cobertura: homens e mulheres com idade acima de 20 anos, classe social B e C, moradores da cidade de Mococa (SP). Importante: agora que já sabe quantos são os consumidores alvo para seu produto, defina quantos deseja atingir. Pronto, agora podemos considerar que você tem uma cobertura-alvo. Do total do mercado de Mococa, dentro do seu perfil, quero atingir 20%, 40%, 80%… Isso é cobertura.

O que levará a definir o porcentual ideal será a capacidade de gerar investimento para impactar a todos eles. Isso nos leva para o segundo elemento do nosso planejamento, a frequência, que vai considerar como resposta a pergunta: quantos impactos serão necessários para que nosso consumidor defina pela compra do meu produto? Fácil, né? Não.

Alguns consumidores trocarão marcas, produtos, serviços de primeira, outros não trocarão nem a pau, nem que a vaca tussa, nem por decreto, entendeu? Temos de provocar um número médio de impactos capaz de persuadir o seu consumidor a vir para nós.

Puxa, está ficando difícil. Perceba que chegará um momento que alguns terão visto seu anúncio uma única vez, outros duas e outros, ainda, mais de três vezes.

Bom, entendido os dois elementos acima? Cobertura: quantos. Frequência: quantas vezes. E, agora, continuidade: por quanto tempo?

Podemos definir à nossa vontade o período que a campanha irá ser veiculada. Respostas rápidas exigem menos tempo, respostas para consolidar marcas, mais tempo.

Estes são elementos e dicas que compartilho com desejo de ajudar o maior número de cervejeiros, principalmente, nestes tempos de pandemia. Lembre-se do ditado: “consumidor compra o que não precisa, para agradar a quem não conhece, com o dinheiro que não tem.” Ajudou? Cheers…


Joaquim Campos, o Joca do Cervejoca, é executivo de contas da ForBeer – Feira para a Indústria da Cerveja

1 Comment

  • Valdemir oliveira machado filho Reply

    13 de julho de 2020 at 15:30

    Excelente gostaria que me enviasse contato

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password