fbpx
breaking news New

Bamberg, Dama, Blumenau e St. Patrick’s ganham medalhas no European Beer Star

Representantes nacionais faturaram duas pratas e dois bronzes na competição alemã

Na temporada de concursos internacionais, as cervejas brasileiras conquistaram mais quatro medalhas. As marcas nacionais faturaram duas pratas e dois bronzes na edição de 2022 do European Beer Star, que divulgou os seus premiados nesta quarta-feira (14). Essa competição cervejeira é considerada a principal do continente europeu, acontecendo em Munique, na Alemanha.

As medalhas de prata foram conquistadas pela Bamberg e pela Dama Bier. A marca de Votorantim (SP) foi premiada com a Bamberg Schwarzbier na categoria Bohemian-Style Dark Lager. Já a cervejaria de Piracicaba (SP) acabou sendo reconhecida pela Dama Stout, na categoria Stout.

A Blumenau, por sua vez, levou o bronze na categoria Session Beer com a Blumenau CraftLab Grodziskie Dona Patroa, cerveja que em março foi a eleita a melhor entre todas as participantes do Concurso Brasileiro.

Leia também – Suíço vence o Mundial de Sommelier de Cervejas; brasileiros ficam fora da final

E o Brew Center Cervejas Especiais, através da marca St. Patrick’s, levou o outro bronze brasileiro em Munique, na disputa do English-Style Strong Ale, com a St. Patrick’s Old Ale.

As quatro medalhas conquistadas nesta edição do European Beer Star colocaram o Brasil em 17º lugar entre os 21 países que foram premiados em Munique. A competição reuniu 2.168 cervejas de 40 países, que concorreram em 73 categorias. E 219 delas receberam medalhas.

Entre os países, o destaque absoluto foi a Alemanha, com 82 medalhas, sendo 32 de ouro. A Itália faturou 35 medalhas, sendo 10 de ouro, seguida de perto pelos Estados Unidos, com oito ouros e 25 pódios.  Já entre as cervejarias, o maior sucesso foi de uma marca italiana, a Birra Perugia, da província de Úmbria. Foram três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Publicidade

As medalhas foram entregues em uma cerimônia nesta quarta-feira, após a avaliação das cervejas por um júri internacional de 130 profissionais em agosto. “Apesar do ambiente difícil em que a indústria cervejeira internacional se encontra atualmente, estamos orgulhosos de ter quebrado a marca de mais de 2 mil cervejas enviadas este ano”, diz Stefan Stang, diretor administrativo da Associação de Cervejarias Privadas da Baviera, que organiza o concurso desde 2004.

Repercussão
Para o Brasil, a edição de 2022 do European Beer Star teve mais medalhas, mas menos ouros do que em 2021. No ano passado, a cerveja nacional conquistou um único pódio, com o ouro da Bamberg Altbier.

A marca de Votorantim, aliás, festejou a 13ª medalha obtida na história dessa premiação europeia. “Todo ano, quando ganhamos medalha no EBS, digo a mesma coisa: uma cervejaria do Brasil, que faz cervejas dos estilos alemães, ganhando medalha na casa deles, é como se uma escola de samba alemã viesse para o Rio e ganhasse o carnaval carioca”, compara a Bamberg em publicação no seu perfil no Instagram.

Já a Dama Bier, ao celebrar o seu feito, destacou a trajetória de conquistas da sua Stout. “A Dama Stout é a nossa cerveja mais premiada e agora já são 18 prêmios com mais essa conquista. Estamos muito felizes!”, afirma, em postagem no Instagram.  

A Blumenau, por sua vez, lembrou que esta foi a sua primeira medalha no European Beer Star. “Pela primeira vez a Cerveja Blumenau conquista uma medalha no European Beer Star, um dos mais respeitados e reconhecidos concursos de cerveja. O evento ocorreu na Alemanha, uma referência no mundo cervejeiro”, escreveu a marca catarinense no Instagram.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password