fbpx

Entrevista: Consultor da Câmara Setorial vê setor em momento de qualificação

A indústria da cerveja enfrenta diversos desafios, porém, o futuro reserva possibilidades promissoras. Para Eduardo Marcusso, consultor da Câmara Setorial da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pesquisador do setor, o mercado cervejeiro está passando por um período de qualificação essencial para superar obstáculos e promover uma expansão saudável.

Em entrevista sobre os resultados da pesquisa Principais Desafios do Mercado Cervejeiro no Brasil, realizada pelo Guia da Cerveja e acessível pelo link, Marcusso destacou a importância deste estudo como um recurso valioso para fomentar debates e buscar melhorias no setor.

Durante a entrevista, Marcusso explorou os resultados da pesquisa e as soluções propostas para superar os principais entraves, como a questão tributária, oferecendo sua visão sobre os desafios enfrentados pela indústria. O pesquisador do setor também discutiu a adoção do Imposto Seletivo, hoje em fase de debate, e como o governo federal pode apoiar as cervejarias artesanais brasileiras.

Ele ainda ressaltou a importância de se enfrentar os desafios com base em dados, visando a prosperidade do setor cervejeiro.

Confira a entrevista do Guia com Eduardo Marcusso*, consultor da Câmara Setorial da Cerveja do Mapa, sobre o presente e o futuro da indústria da cerveja:

*As opiniões aqui descritas expressam somente a posição do autor e não da Câmara Setorial.


Como você avalia os resultados apresentados pela pesquisa Principais Desafios do Mercado Cervejeiro no Brasil? O que ela diz sobre o setor?
Avalio de forma muito positiva. Escancara e aprofunda as situações que o mercado já vive há muito tempo. Então, quando você traz dados e números com metodologia para mostrar a situação, fica muito mais fácil de compreendermos e atuarmos em cima. A pesquisa mostra que o setor é pujante, é grande, mas tem gargalos importantes, como foi destacado nas questões da carga tributária, da inflação e da logística. Então, agora sabemos realmente o peso que isso tem nas operações.

Quais as soluções para que o setor consiga desatar esses entraves apontados pela pesquisa e superar esses desafios?
A própria pesquisa já traz algumas soluções ao apontar caminhos. Mas é fundamental que tenhamos esses dados para trabalharmos em cima. Então, sobre a carga tributária, a reforma está em discussão, temos que chegar com os dados para mostrar o impacto no setor da cerveja para que isso tenha um tratamento adequado, conforme a necessidade. Quanto mais dados se tiver, melhor vai ser para trabalhar em cima da discussão da carga tributária, seja nacionalmente, com a reforma, seja nos estados, para falar com cada unidade da federação. No caso da inflação são questões mais macroeconômicas, temos que acompanhar o mercado. E na questão logística é trabalhar realmente em cooperação para diminuir o custo logístico, com associações, com cooperativas, para tornar isso um pouco menos custoso.

Publicidade

A pesquisa deixa claro que um dos principais gargalos do setor é a questão dos tributos. Ao mesmo tempo, estamos em pleno debate sobre o Imposto Seletivo, o que pode tornar esse cenário ainda mais complicado. Como você avalia essa questão? Qual é a sua opinião sobre o Imposto Seletivo e quais os impactos que ele pode trazer ao setor?
O Imposto Seletivo é uma realidade em outros países. No Brasil, ele entrou na reforma para combater questões de externalidades negativas que os setores trazem. E a questão do álcool é uma questão de saúde pública, então, ainda que possa levar um tempo, uma hora isso vai acontecer. A questão é como. O setor da cerveja precisa desses dados para conversar com o poder público e mostrar que a cerveja tem um impacto de externalidade negativa diferente de outras bebidas. O debate tem que ser em torno disso: mostrar o quanto a cerveja colabora para a sociedade e que o imposto seletivo seja proporcional às suas externalidades negativas.

Embora o número de cervejarias artesanais venha crescendo ano a ano no Brasil, muitas delas ainda sofrem para operar com lucro e se manterem vivas. O Ministério da Agricultura tem algum plano específico de fomento às cervejarias artesanais brasileiras? Há ações de apoio concretas previstas para os próximos meses/anos? Quais?

O que o Mapa faz e ajuda muito o setor é a fiscalização da produção de bebidas, a normatização dos produtos, as linhas de financiamento para a produção rural, como aconteceu recentemente com o lúpulo, que entrou em uma nova linha para investimento na sua produção. A cevada tem as linhas que outras culturas também têm. Agora, ações do governo em geral podem envolver fomento à exportação e contribuição para o registro de artesanal, que são questões já em discussão.

Qual será o futuro da cerveja brasileira? Devemos ser otimistas com esse setor para os próximos anos? Ou nem tanto? Por quê?
O otimismo tem de guiar nossas ações, senão, paramos. São muitos desafios e essa paixão que move o cervejeiro ajuda também nesse otimismo. Temos barreiras para serem superadas, mas também precisamos ver o número crescente de cervejarias, a expansão, a reforma, a internacionalização da cerveja artesanal que irá acontecer, explorando as suas especificidades, suas madeiras, suas frutas. É um mercado que tem muito para crescer se compararmos em termos mundiais. Então, acho que chegamos em um patamar de expansão, agora vamos passar por uma qualificação do mercado e isso tende a trazer muitos benefícios nos próximos anos, se conseguirmos vencer essas barreiras.

Sobre a Câmara Setorial
Criadas pelo Mapa, as Câmaras Setoriais e Temáticas funcionam como braço assessor do CNPA e são foros de interlocução para a identificação de oportunidades de desenvolvimento das cadeias produtivas e definição das ações prioritárias de interesse para o agronegócio brasileiro e seu relacionamento com os mercados interno e externo. Esse elo entre governo e setor privado resulta em um mecanismo democrático e transparente de participação da sociedade na formulação de políticas públicas.


0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password