fbpx
breaking news New

Cerveja em garrafa cresce mesmo com consumo em casa consolidado

Investimento em novas plantas e na ampliação de fábricas deve contribuir para atender demanda por embalagens de vidro

A busca por cervejas em garrafas de vidro tem mantido trajetória ascendente, de acordo com avaliação da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro). Segundo a relações institucionais da entidade, Caroline Morais, foi possível notar um aumento na procura por essa opção para as diferentes ocasiões de consumo nos últimos meses.

“O ano de 2023 foi bastante positivo em termos de crescimento na demanda, temos acompanhado um retorno dos produtos envasados em vidro de forma consistente e o ano passado seguiu essa tendência”, afirma Caroline, ao Guia.

Leia também – O que a Verallia tem feito para reduzir emissões de carbono em 46% até 2030

Durante os momentos mais críticos da pandemia, a busca por cervejas passou por mudanças, especialmente devido às preferências por embalagens destinadas ao consumo residencial, que se tornou a principal opção para as pessoas por alguns meses.

Na avaliação da coordenadora de relações institucionais da Abividro, o consumo residencial consolidou-se, mesmo com a reabertura de bares e a retomada de eventos. Afinal, os brasileiros não abriram mão da opção de consumir em casa, principalmente devido à facilidade de acesso a cervejas e outras bebidas alcoólicas nesse ambiente.

Publicidade

“Durante a pandemia, o perfil de consumo também mudou bastante, mas após a retomada das atividades verificamos uma manutenção do consumo off-trade (em casa).  O consumo on-trade foi se recuperando ao longo de 2023, mas parece que o consumidor brasileiro já aderiu ao seu comportamento o consumo em casa, principalmente com crescimento de outros canais de venda, como aplicativos e e-commerce”, diz.

Adaptando-se a essa nova realidade, a indústria de vidro tem colaborado com as marcas para inovações em embalagens, atuando para torná-las mais atraentes e promovendo uma maior conexão com os produtos. Além disso, esforça-se para elevar os índices de produtividade, reduzindo o peso das embalagens e as emissões no processo de fabricação.

Os desafios relacionados ao acesso às garrafas de vidro, que em alguns momentos recentes afetaram cervejarias, começaram a ser superados com investimentos em ampliações de fábricas no país, como realizados recentemente pela Verallia e Owen-Illinois, e na construção de novas unidades, como a da Ambev em Carambeí (PR).

“Para os próximos anos teremos uma expansão da indústria vidreira no Brasil, com algumas novas plantas de vidro e com ampliações das capacidades instalada, esse crescimento vem conectado para atender ao crescimento da preferência pelo vidro pelos consumidores”, comenta a executiva da Abividro.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password