16 lançamentos realizados pelas cervejarias artesanais em julho
A cerveja também combina com os dias mais frios do ano. Para comprovar isso, ao longo do mês de julho, o inverno trouxe consigo muitos rótulos temáticos lançados pela cervejarias, como foi o caso da Maniacs, marca curitibana que colocou no mercado mais duas latinhas em edição limitada. Além disso, a Nacional criou 3 rótulos especiais de inverno e a Doktor Brau lançou a sua bebida temática.
O mês de julho também foi marcado por uma série de lançamentos de colaborativas pela cervejarias, como aconteceu com a Sigilo Total, que apresentou o quarto rótulo da série Duets, agora com a participação da Tarin. Além disso, houve espaço para a collab da Dádiva com o bar Câmara Fria.
Leia também – Os 9 principais concursos cervejeiros do Brasil e do mundo no 2º semestre
Confira essa e outras novidades apresentadas nos lançamentos pelas cervejarias em julho e selecionadas pelo Guia:
Buriti e Under Tap
A Under Tap, de Santo André (SP), acaba de lançar duas cervejas Smoothie Sours, que são bebidas parecidas com vitaminas, bem cremosas, densas e com aromas frutados destacados. Elas foram produzidas de forma colaborativa com a Buriti, também de Santo André. As novidades apresentadas pelas cervejarias em julho foram batizadas como Cadê a Casquinha? e têm graduação alcoólica de 7%. Uma das versões é a Blue Smoothie Sour com graviola, cupuaçu, goiaba branca, banana e spirulina azul e a outra é a White Smoothie Sour com Lassi de coco e zimbro, graviola e maracujá. Os lançamentos já estão disponíveis nos pontos de venda, em latas de 350ml e chope.
Câmara Fria e Dádiva
A American Coffee é a nova collab da Dádiva com o Câmara Fria. Essa Session IPA com café tem 4,7% de teor alcoólico, prometendo promete leveza, refrescância e amargor equilibrado. Os lúpulos trazem aromas cítricos e as notas do café são frutadas e com leve tosta, contribuindo para a complexidade de sabores. Ela foi criada para acompanhar a Breakfast Pizza, que tem massa de fermentação natural e recheio de molho de tomate, cheddar inglês, bacon, ovo e um molho de pimentão tostado.
Cruls
A Cruls Cervejaria colocou no mercado a Solarius, uma Juicy IPA. Na receita, leva lúpulos de lotes exclusivos de fazendas produtoras dessa matéria-prima nos Estados Unidos. O nome da cerveja faz referência ao monumento homônimo localizado na saída sul do Distrito Federal, próximo à fábrica da cervejaria, popularmente conhecido como Chifrudo. Na receita, o novo rótulo da Cruls recebeu 3 variedades de lúpulos: Strata, Centennial e Columbus. No caso do Strata, a cervejaria teve acesso a diferentes lotes dessa variedade vindos diretamente da Indie Hops, empresa especializada no processamento e desenvolvimento desse insumo cuja sede fica em Portland, no Oregon. A bebida tem 7% de graduação alcoólica e 41 IBUs.
Doktor Brau
A Doktor Brau lançou neste mês a Melanina, desenvolvida especialmente para o inverno, sendo uma releitura da clássica Irish Extra Stout. É uma cerveja escura, com 37 IBUs, de corpo seco, mas suave. Apesar da quantidade significativa de grãos escuros presentes em sua receita, a presença de cevada em flocos arredonda o paladar, prometendo um agradável sabor de nuts, café e cacau. Já seu teor alcoólico é de 6%, para acompanhar o frio e aquecer o corpo. O lançamento, desta vez, foi apenas em chope e está disponível em bares especializados em cervejas.
Landel
A Landel aproveitou o Growler Day Latino para lançar a Too Lazy. Trata-se de uma American Wheat com Dry Hop de Azzaca, lúpulo que confere aromas de frutas cítricas e amarelas, cujo nome é homenagem ao deus haitiano da agricultura. É uma cerveja de trigo com 5,1% de teor alcoólico. No visual, é clara e levemente turva.
Maniacs
A família de cervejas da Maniacs Brewing Co. está maior. A marca curitibana colocou no mercado mais duas latinhas de 350ml em edição limitada: a Cacau Sour e a Bahia Vanilla. Os rótulos fazem parte de um projeto que traz produtos orgânicos brasileiros de alta qualidade. A Cacau Sour é uma Sour feita com cacau, refrescante, com sabor e aroma iniciais de chocolate, leve dulçor de malte e a tradicional acidez do estilo. Já a Bahia Vanilla é uma Blond Ale com baunilha, cor dourada e levemente turva, com um final adocicado. O aroma de baunilha é a marca da bebida.
Nacional
A Cervejaria Nacional apresentou três receitas especiais para o inverno: Saravá, Lareira e Cocada. As cervejas de inverno são do estilo Russian Imperial Stout, uma bebida robusta, complexa, encorpada, de alto teor alcoólico e rica no sabor de malte escuro. A Saravá possui corpo alto, 10% de teor alcoólico e 55 IBUs, com notas de chocolate e café no aroma; já a Lareira, com a mesma base da Saravá, recebe adição de cascas de Amburana e malte defumado no preparo; e a Cocada, outra variação da Saravá, tem como protagonista o coco queimado. No aroma, notas de chocolate, café e caramelo, tem 70 IBUs e 10% de graduação alcoólica.
Ouropretana
Baseada nas origens da cidade que carrega em seu nome, a Ouropretana apresentou, em julho, a Ouropretana Black Lager – Ouro de Mina, uma ode à Mina Du Veloso, que guarda a engenhosidade africana no desbravamento dos morros que circundam Minas Gerais. Pertencente ao estilo Black Lager, é uma cerveja parcialmente maturada nas galerias da mina, tendo coloração intensa e notas aromáticas maltadas. A bebida traz 19,5 IBUs de amargor e 4,5% de graduação alcoólica.
Planta e Raiz
Com sucessos marcantes e populares ao longo de 25 anos de carreira, o grupo Planta e Raiz está lançando três rótulos de cerveja com aroma e sabor que remetem ao da maconha. A primeira delas é a Planta e Raiz Amnesia Raze, uma Session IPA inspirada na cepa canábica, com aromas cítricos de laranja e maracujá, amargor leve e um teor alcoólico baixo – 4,8% – e 33 IBUs. A segunda é a Planta e Raiz Sour Diesel, uma experimental New England IPA inspirada em uma das populares cepas da Cannabis sativa, também conhecida como Sour D. Ela apresenta aromas florais e cítricos, tendo 7,5% de graduação alcóolica e 30 IBUs. E para fechar, a Planta e Raiz Mango Rush, uma West Coast IPA batizada com o nome de uma linhagem da Cannabis que tem aroma parecido com o da manga verde e banana. Esta novidade apresenta 7% de graduação alcóolica e 60 IBUs. Os três rótulos foram produzidos pela Smoked Brew e distribuídos pela choperia São Paulo Tap House.
Sigilo Total e Tarin
A Sigilo Total acaba de lançar o quarto rótulo da série Duets. Depois das parcerias com UnderTap, CaptainBrew e Hop Mundi, chegou a vez da nova colaborativa com a Tarin. Life Blues é o nome da Double Juice IPA, feita com os lúpulos Citra, Mosaic, Eldorado e Riwaka, produzida coletivamente pelas cervejarias em julho. Na identidade visual, dois dos melhores guitarristas do mundo foram homenageados, BB King e Eric Clapton, que gravaram o álbum Riding with the King em 2000. A novidade já está disponível nos pontos de venda, e-commerce da cervejaria e na taphouse, em latas de 473ml e chope.
0 Comentário