Mapa anuncia registro automático de novos rótulos de cerveja

Durante o Festival Brasileiro da Cerveja, diversas palestras e mesas redondas procuraram fomentar debates em diversos âmbitos da cadeia de produção da cerveja. Uma delas trouxe uma novidade que promete mexer com o mercado: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a reformulação de uma plataforma online que permite agora o registro automático de novos produtos.
Com a plataforma, que se encontra no portal do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro), o Mapa pretende dar mais agilidade ao processo de registro de cervejas. Em 2018, foram 6,9 mil rótulos oficializados, superando os pedidos de registros de sucos e vinhos pela primeira vez na história.
O sistema garante à cervejaria o registro do produto sem a análise prévia do auditor do ministério. Mesmo assim, toda a legislação deverá ser seguida, acompanhada de declaração de conhecimento das exigências e ciência de que irregularidades poderão significar em uma custosa autuação.
“Os feedbacks foram todos positivos, especialmente no que diz respeito a estarmos pensando em soluções que tragam mais dinamismo para um segmento que já é ágil pela natureza do negócio”, afirma Carlos Müller, coordenador geral de vinhos e bebidas do Mapa.
Para o presidente da Abracerva, Carlo Lapolli, o registro automático é um passo importante, que revela a sensibilidade do ministério ao crescimento do mercado cervejeiro. “Estamos mostrando a força do mercado independente, que está crescendo em representatividade e apontando como estratégico no segmento de bebidas no Brasil”, comenta.
A primeira cerveja regularizada por meio da plataforma de registro automático foi da cervejaria Itajahy, de Santa Catarina.
0 Comentário