fbpx
breaking news New

Setor cervejeiro cresce 6% em 2022, mas deve ter freio em 2023, estima CervBrasil

Produção de cerveja no país no ano passado atingiu marca de 15,3 bilhões de litros

Influenciado pela realização da Copa do Mundo no fim do ano e pelo fim das restrições em virtude do abrandamento da pandemia do coronavírus, o setor cervejeiro conseguiu aproveitar o cenário favorável para expandir em 2022. O crescimento foi de 6%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, a CervBrasil.

Segundo o diretor-geral da CervBrasil, Paulo de Tarso Petroni, a produção de cerveja no país no ano passado atingiu a marca de 15,3 bilhões de litros. “O gradativo retorno do consumidor aos bares e restaurantes, após a pandemia e acelerado pelo evento Copa do Mundo de futebol, contribuiu para o crescimento positivo do mercado”, afirma.

Leia também – Ação da Ambev desvaloriza 6% em 2022 e acumula 3º ano seguido de queda

Petroni destaca que a indústria da cerveja movimenta mais de R$ 200 bilhões na economia do Brasil, da produção dos ingredientes com seu plantio no campo até a chegada do produto final ao copo dos consumidores, também sendo responsável por mais de 2 milhões de empregos.

Publicidade

Em sua visão, essa importante parcela da indústria nacional deverá enfrentar maiores desafios ao longo de 2023, afetada por fatores macroeconômicos, como disponibilidade de renda, o que deverá causar impactos, incluindo uma expansão menor da produção de cerveja, de, aproximadamente, 1%.

“A CervBrasil estima para 2023 e de forma conservadora um crescimento próximo de 1% com o desafio colocado de superarmos o patamar de 15,5 bilhões de litros produzidos no Brasil”, avalia o diretor-geral da associação.

Para Petroni, se a expansão da indústria da cerveja será diminuta neste ano, 2023 deverá ficar marcado por um olhar mais atento das empresas para as questões de sustentabilidade. Isso se dará tanto pela necessidade de redução do impacto da atividade, assim como por uma exigência do consumidor.

“Embalagens retornáveis, reciclabilidade, circularidade, pegada de carbono, dentre outras oportunidades estarão presentes mais fortemente nas campanhas de vendas e marketing das empresas”, prevê o diretor-geral da CervBrasil.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password