Venda de cerveja cresce 8% em 2022 e chega aos 15,4 bilhões de litros no Brasil
A venda de cerveja no Brasil apresentou crescimento de 8% em 2022, chegando aos 15,4 bilhões de litros. Os dados são da Euromonitor Internacional, em estudo encomendado pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). A avaliação é de que o resultado foi impactado pela retomada dos eventos no ano passado, assim como pela realização da Copa do Mundo.
O crescimento de 8% se deu em ritmo superior ao de 2021, quando a venda de cerveja no Brasil havia registrado expansão de 7,7%. Assim, a indústria cervejeira conseguiu apresentar resiliência em 2022 perante desafios inflacionários, aproveitando o abrandamento da pandemia para se manter em alta.
Leia também – Preço da cerveja dispara 1,5% no varejo em janeiro e supera os 10% em 12 meses
“Mesmo em um período tão desafiador para a economia e a indústria, marcado pelo cenário de alta inflacionária, somado a restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e o impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia, o resultado consolida a relevância e o compromisso do setor cervejeiro no desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirma Márcio Maciel, presidente executivo do Sindicerv.
O resultado também representa uma continuidade na alta do consumo de cerveja no Brasil. Afinal, após algum período de queda, notadamente na parte final dos anos 2010, apresentou o quarto ano consecutivo de crescimento, mesmo em meio à pandemia.
A expansão de 8% da venda de cerveja em 2022 representa, aproximadamente, mais 1,1 bilhões de litros de cerveja em relação a 2021. E a alta do faturamento da indústria foi percentualmente ainda maior, de 19,8%, saltando de R$ 231,6 bilhões para R$ 277,4 bilhões.
A maior receita obtida pode ser entendida pela inflação da cerveja em 2022 – foi de 9,37% no varejo e de 6,42% nos bares, segundo o IBGE –, mas também pela maior procura por produtos premium, de maior valor agregado.
A Euromonitor também aponta a rápida expansão das cervejas sem álcool no mercado brasileiro. O material projeta que foram vendidos, aproximadamente, 390 milhões de litros de cerveja sem álcool no país em 2022, uma alta de 37,6% e de quase 100 milhões de litros em relação aos 284,6 milhões de litros do ano anterior.
O levantamento também aponta que Skol e Brahma continuam sendo as cervejas mais comercializadas no Brasil, seguida por Antarctica, Itaipava, Nova Schin e Kaiser. Além disso, há enorme proeminência das Lagers no mercado cervejeiro do Brasil, representando 97% das vendas.
0 Comentário