fbpx
breaking news New

Rota RJ: O legado do difícil 2020 para as cervejarias da região serrana

Avaliação de integrantes da rota foi de que a inventividade nas ações só foi possível por causa da união e do planejamento

A pandemia do coronavírus freou a expansão do segmento de cervejas artesanais no Rio de Janeiro, mas também moldou a realização de novas atividades para manter ativa e saudável uma atividade que vinha apresentando crescimento anual de 17%. Com bares e pontos de venda fechados, as marcas da Serra Fluminense que integram a Rota Cervejeira RJ aumentaram o campo de atuação, algo que ficará marcado como um legado de 2020. Entre as novidades estão o uso do sistema de delivery, a criação de pontos de venda e a adoção de estratégias coletivas.

“Estar de pé é uma grande vitória para o que aconteceu nesse universo cervejeiro ao longo do ano. Sem cervejaria não existe turismo cervejeiro e nossa associação foi além do turismo nesse período. O turismo, assim como as cervejarias e bares de cervejarias, foram os primeiros a pararem e tiveram que virar a chave muito rápido. A maioria se adaptou para seguir em frente e enfrentou dificuldades diárias na proporção do tamanho de cada uma delas. Acredito que 2021 nos aguarda com muita esperança principalmente por fazer valer esse turismo de vizinhança e turismo de proximidade para fomentar economicamente toda a cadeia”, comenta Ana Claudia Pampillón, coordenadora da Roa Cervejeira RJ, realizando um balanço de 2020.

Leia também – 13 opções de delivery das cervejarias da Rota RJ para beber bem em casa

A avaliação de integrantes da Rota RJ, por sua vez, foi de que a aplicação da inventividade nas ações em 2020 só foi possível por causa da união e do planejamento liderado pela Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro (Accerj-Tur). E uma das mais importantes foi a atuação conjunta para evitar o corte de energia durante a pandemia.

“Vale destacar que, como associação, conseguimos uma grande vitória no campo jurídico para evitar que tivéssemos a energia elétrica cortada enquanto a pandemia durar. Sem dúvida essa ação foi importante para que alguns de nós mantivéssemos as portas abertas”, destaca Leonardo Thuler, da Cervejaria Alpendorf, localizada em Nova Friburgo.

A crise, assim, reforçou a necessidade de aproximação em um período de tanta incerteza sobre as atividades, como recorda Filipe Carvalho, da Cervejaria Colonus, de Petrópolis. Em 2020, acrescenta ele, integrantes da Rota RJ reforçaram ações conjuntas de divulgação e lives com a participação das suas integrantes.

“Os meses de março, abril e maio geraram cada vez mais temor do que estava por vir, nos fazendo buscar cada vez mais essa proximidade para reforçar nosso grupo de cervejeiros. Foram importantes as parcerias surgidas durante esse período, o reforço na divulgação das marcas e das ações promovidas, não podendo esquecer das lives que também promoveram fortemente as marcas e o canal de comunicação, elevando mais ainda o status da Rota dentro do cenário”, declara Filipe.

Ricardo Branco, um dos sócios da Cervejaria Doutor Duranz, marca artesanal de Petrópolis, lembrou que o sistema de delivery passou a ser o seu maior canal de vendas. E esse avanço nas compras online nas cervejarias da Rota RJ em 2020 se deu, também, em plataformas de vendas como o Empório da Cerveja, o maior portal de cervejas do Brasil, de propriedade da Ambev. Agora, há conversas para associação com o Bom de Beer, do Grupo Petrópolis.

Publicidade

“Fizemos uma série de promoções para poder atrair as pessoas e, com isso, conseguimos um contato mais próximo com o público. Nesse delicado momento que estamos vivendo, a Rota Cervejeira conseguiu promover ainda mais a união dos seus associados, para que juntos pudéssemos pensar em soluções e alavancar a retomada do turismo cervejeiro em um futuro próximo”, ressalta o sócio da Doutor Duranz.

Suporte jurídico
Já o sócio da Colonus destacou o apoio jurídico que as cervejarias da Rota RJ receberam em 2020. E apontou que a união vista em um momento adverso pode servir de impulso para novas reivindicações no próximo ano, como uma das antigas demandas das marcas artesanais: a mudança na tributação.

“De maneira efetiva, tivemos o suporte jurídico para todas as ações providenciais, com destaque para problemas com energia e água nas cidades. Como outras ações que seguem em curso como com a CRQ/CRB/CREA. Outro destaque foi em relação aos eventos cervejeiros que, com forte apoio da Rota Cervejeira, encarou o desafio de migrar do físico para o virtual, mantendo o alto padrão já conhecido do público. Obviamente não vencemos todas, como a suspensão da ST que aconteceu por apenas um dia, mas não esmorecemos e seguimos lutando. E o maior resultado dessa crise foi essa capacidade de união e gerar mais conquistas que nos permite tentarmos novamente vencer essa que é nossa maior guerra: melhorar a tributação do setor”, projeta o sócio da Colonus.

Leia também – Rio Mais Cerveja surge para tornar o estado referência mundial no turismo cervejeiro

Atuante nesse campo, afinal é advogada e uma das integrantes da equipe de assessoria jurídica da associação, Aurea Gonçalves avalia que a crise forçou a Accerj-Tur a expandir o seu campo de participação no turismo cervejeiro.

“O grupo reconheceu que, ante a crise econômico-sanitária, se não fosse abrangido o campo de atuação, principalmente com ações que auxiliassem a sobrevivência do segmento, o turismo cervejeiro chegaria ao fim. Algumas ações jurídicas foram tomadas, em caráter emergencial, tais como tentativas de acesso às linhas de créditos anunciadas pelo governo, renegociações de contratos, demanda judicial pleiteando pela aplicação de Leis de proteção a setores, dentre os quais o cervejeiro. Acima de tudo, o ano de 2020 comprovou ser necessária a união entre os agentes do segmento, tanto quanto indispensável o permanente planejamento de modo a se evitar que situações como a atual perdurem ou se coloquem de um modo a ser incontornável”, comenta Aurea.

Já Maurício Almeida, sócio da cervejaria Rota Imperial e atual presidente da Accerj-Tur, destaca como as ações da assessoria jurídica, assessoria contábil e assessoria de imprensa e marketing foram importantes para as integrantes da Rota RJ em 2020.

Saiba mais sobre a Rota Cervejeira RJ em nosso Guia do Mercado

“A atuação deste grupo formado pela assessoria jurídica, assessoria contábil e assessoria de imprensa e marketing foi fundamental em nossas ações neste ano de pandemia. Tudo foi planejado durante nossas reuniões mensais realizadas de forma online e que contaram com a participação até mais efetiva de nossos associados, que não precisaram se deslocar para outras cidades. Esse planejamento e este suporte nos ajudaram a atravessar o ano com muito trabalho e criatividade, com várias preocupações sim, mas inteiros e cheios de planos para o futuro”, conclui Maurício.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password