fbpx
breaking news New

Tudo voltou a acontecer no turismo cervejeiro em 2023, celebra Rota RJ

Eventos neste ano reuniram diversos integrantes da Rota RJ, ajudando a fomentar atividade turística

O ano de 2023 foi de retomada do turismo cervejeiro, após as turbulências causadas pela pandemia. Essa é a avaliação da Rota Cervejeira RJ, associação que busca fomentar a atividade na região da Serra Fluminense e realizou uma série de eventos presenciais, além de ter se unido aos produtores de lúpulo, que passaram a compor o grupo, ampliando o seu alcance. E viu um salto na qualidade da atividade, que foi tratada com mais profissionalismo pelas cervejarias.

“Foi o ano que tudo voltou a acontecer. Participamos de grandes e pequenos eventos de turismo e também cervejeiros. Aumentamos o número de associados e tivemos os primeiros produtores de lúpulo da região, fazendo parte também do nosso quadro de associados e com experiências turísticas”, celebra a coordenadora da Rota RJ, Ana Cláudia Pampillón.

Leia também – Piracicaba ganha passeio cervejeiro a partir da união de 11 marcas em associação

Acabou sendo, assim, um ano movimentado para a Rota RJ, com várias atividades, como a celebração do St. Patrick’s Day, que contou com uma corrida de rua e a participação de 15 cervejarias, assim como a continuidade de tradicionais iniciativas, caso da produção de uma cerveja colaborativa para o Mondial de La Bière Rio, que reuniu cerca de 20 associados.

Publicidade

Além disso, em 2023, a Rota RJ passou a ter também produtores de lúpulo brasileiro entre os seus associados, ampliando as alternativas para o turismo cervejeiro. “O turismo cervejeiro ficou mais maduro e profissional. As cervejarias investiram nos produtos turísticos a serem ofertados com mais profissionalismo”, diz a coordenadora da associação.

Esse cenário positivo também traz boas perspectivas para as cervejarias da Rota RJ, caso da Lumiarina, de Nova Friburgo, que revela ter investimentos programados para serem realizados ao longo de 2024, como detalha o seu sócio-proprietário, Luiz Enne.

“Com as otimizações implementadas em 2023, temos fôlego para novos investimentos em 2024. Estamos readequando a nossa área de degustação para ser um restaurante, teremos uma programação mais agressiva para maximizar a captação de público, esperamos participar de mais eventos e, por fim, testaremos o modelo híbrido com o crescimento de produção sendo feito como cigano”, diz.

Assim, para 2024, as expectativas são de continuidade da aceleração do ritmo de atividades e do impacto do turismo cervejeiro. “Tanto para o setor do turismo como para a associação, temos as melhores expectativas para o ano de 2024. Em janeiro, vamos nos reunir para traçarmos nosso planejamento estratégico para o ano de 2024, e acreditamos que voltaremos ao patamar pré-pandemia definitivamente”, conclui Ana Cláudia.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password