fbpx
breaking news New

Continuidade de ações cervejeiras reforça luta das mulheres

Iniciativas dentro do ecossistema cervejeiro buscam reforçar que batalha por equidade deve se dar diariamente

O dia 8 de março traz luz à luta das mulheres por equidade e pelos seus direitos, vindo carregada de iniciativas que chamam a atenção para essa causa urgente. E a continuidade dessas ações também é fundamental para que a desigualdade entre homens e mulheres não seja esquecida nos demais 364 dias de cada ano.

Tem sido assim, ano a ano, com algumas iniciativas na indústria da cerveja. Duas delas, selecionadas pela reportagem do Guia, envolvem a Dádiva, marca artesanal dirigida por uma mulher e que chama a atenção no Dia Internacional das Mulheres para os desafios diários enfrentadas por elas, e a Academia da Cerveja, que vem oferecendo qualificação profissional voltada a esse público, com a realização, pelo terceiro ano consecutivo, do curso CervejeiraSouEu.

Leia também – Lei põe bares na luta contra assédio às mulheres em SP; veja como será

“Todos os dias são desafiadores para nós, mulheres. Nas nossas trincheiras diárias, porém, encontramos muita gente disposta a combater injustiças e mudar o nosso mundo para melhor, a nos dar as mãos”, diz Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora da Dádiva.

Aproveitar a data para lançamentos de cervejas carregadas de muitos significados é uma marca da Dádiva. Em 2020, a marca promoveu campanhas relacionadas aos direitos das mulheres, abordando temas como a liberdade de frequentar um bar sozinha sem ser assediada e poder beber o que e quando quiser. Em 2021, a violência doméstica – que, inclusive, aumentou durante a pandemia – foi o tema da Nosso Silêncio Deixa Marca. Já a diferença salarial entre homens e mulheres foi exposta em latinhas de tamanhos diferentes no ano passado.

Em 2022, a Dádiva quis chamar a atenção para o combate à cultura do patriarcado, que alimenta a desigualdade entre gêneros na sociedade. Assim, para reforçar esse combate, realizou o lançamento da Fight the Power.

“O olhar que queremos trazer neste ano sobre este tema (tão necessário, mas também tão potente para nós) é mais terno do que o que trouxemos nos anos anteriores, já que dessa vez propomos um estreitamento dos laços que nos unem, bem como um reconhecimento de nossas conquistas (as que vieram e as que ainda virão)”, afirma Luiza.

Publicidade

A cerveja de 2023 é uma West Coast IPA com 6,3% de teor alcoólico com aromas frutados, lembrando manga e melancia, tendo um toque de laranja doce ao final. Já no sabor, há notas resinosas, de acordo com o descritivo da novidade. Nesta campanha, foram criados 52 rótulos diferentes nas latas, cada um com o nome de uma mulher, representando sua luta por respeito e equidade.

“A campanha deste ano é um convite para essa força que nos une, para esse desejo de reconstrução, de repensar novas formas de se relacionar, e reconstruir as bases de nossa sociedade”, acrescenta Luiza.

Cervejeira
O curso promovido pela Academia da Cerveja já leva em seu nome a necessidade de ressignificação do termo cervejeira, comumente relacionado ao eletrodoméstico. O Empório da Cerveja, plataforma de e-commerce da Ambev, inclusive, alterou o nome do produto para “geladeira de cerveja”.

Em 2023, o curso CervejeiraSouEu está com 2 mil vagas gratuitas. As aulas abordam o universo da cerveja e as áreas de atuação profissional que ele possibilita. Neste ano, haverá duas turmas, de 27 a 30 de março e de 3 a 6 de abril.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Academia da Cerveja, que ainda vai oferecer uma bolsa de sommelieria – curso profissionalizante de longa duração – para uma das alunas do curso deste ano.

“Nas duas primeiras edições, quase mil mulheres participaram das nossas aulas e outras duas mil ficaram em lista de espera. Para este ano, trouxemos um número ainda maior de vagas para que mais mulheres possam ter acesso a esse conteúdo. É gratificante saber que estamos empoderando mulheres para ocupar espaço dentro do mercado cervejeiro que só tem a ganhar com esse aumento da diversidade de profissionais e amantes da bebida”, destaca Laura Aguiar, head de conhecimento e cultura cervejeira, sommelière e mestre-cervejeira da Ambev.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password