breaking news New

Artigo: A ascensão da witbier: por que ela conquistou o consumidor?

* por Alexandre Esber

Nos últimos anos, o mercado brasileiro de cervejas tem passado por uma transformação notável. Tradicionalmente dominado pelas lagers, com seu sabor leve e refrescante, o paladar do consumidor tem se mostrado cada vez mais aberto a novos sabores. Dentro desse cenário, as cervejas com perfil mais frutado conquistaram um espaço importante, impulsionando a popularização de novos estilos, como a witbier – uma cerveja de trigo leve e aromática, que tem ganhado destaque entre os brasileiros e cada vez mais espaço nas mesas de bar e lares pelo País.

Leia também – Tarantino Cervejaria inova e lança captação via Mercado Bitcoin

Nesse contexto, as cervejas mais leves, mas com uma camada adicional de sabores e aromas, têm atraído um público que busca novas experiências. Em 2023, na pesquisa Retrato dos Consumidores de Cerveja, do hub de conteúdo Surra de Lúpulo, a witbier foi mencionada entre os estilos de cerveja mais consumidos no Brasil, com 11,44% dos participantes da pesquisa indicando esse estilo como uma de suas escolhas favoritas​.

A witbier é um estilo de cerveja originária da Bélgica, caracterizada pelo uso de trigo não maltado e uma combinação de especiarias, como sementes de coentro e cascas de laranja. Esse perfil resulta em corpo leve e aromas cítricos numa cerveja que oferece alto drinkability, que nada mais é do que a facilidade com que uma cerveja é consumida, agradando tanto os apreciadores de cervejas mais complexas quanto aqueles que preferem algo refrescante para o clima tropical.

Leia também – Produção de bebidas alcoólicas cresce 10,6% e amplia tendência de alta

Por não ser um estilo extremo ou distante do que o consumidor brasileiro já está habituado, ela muitas vezes se torna uma porta de entrada para aqueles que desejam se aventurar no universo das cervejas, mas sem abrir mão da leveza e refrescância que tanto apreciam, convidando o consumidor mainstream a explorar novos sabores e estilos, enriquecendo ainda mais a experiência cervejeira.

Versatilidade e Harmonização

Na Ambev, a Hoegaarden é uma referência do estilo witbier – até porque, foi a marca que criou o estilo em 1445 – e este mês celebra o Mês da Witbier. Ela se destaca pela versatilidade na harmonização com a culinária brasileira, combinando perfeitamente com pratos como frutos do mar, saladas frescas, petiscos leves e até sobremesas, como a torta de limão. Essa característica faz com que a witbier seja a escolha ideal tanto para um almoço descontraído quanto para momentos de confraternização no happy hour, ampliando suas ocasiões de consumo.

À medida em que o mercado brasileiro continua a se diversificar, é muito provável que o estilo witbier consolide ainda mais a sua presença na cena cervejeira nacional, acompanhando a evolução do consumo e das preferências dos brasileiros. Essa transformação no cenário cervejeiro promete trazer ainda mais inovação e diversidade para o setor nos próximos anos.


Alexandre Esber é mestre-cervejeiro com mais de 20 anos de experiência na gestão de times nas áreas de produção e qualidade de cervejas. Com uma profunda paixão por esse universo, ele se especializou em ensinar, compartilhando seu vasto conhecimento com entusiastas e profissionais do setor. Atualmente, Esber lidera a Academia da Cerveja, a escola cervejeira da Ambev, onde se dedica a disseminar conhecimento sobre a cultura cervejeira, processos de produção, história e tendências de mercado.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password