fbpx
breaking news New

Brasil cai para o 24º lugar no consumo de cerveja por habitante, aponta pesquisa

Segundo Kirin Holdings, Brasil representa 7,8% do mercado de cervejas no mundo

O Brasil continua sendo o terceiro país que mais consome cerveja no mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos, mas perdeu duas posições entre as nações com maior volume per capita. O país é apenas o 24º colocado em consumo por habitante, de acordo com a edição mais recente do Relatório Global de Consumo de Cerveja da Kirin Holdings.  

O documento resume os detalhes de consumo de cerveja em 170 países, sendo baseado nos resultados obtidos a partir de questionários enviados pela Kirin a várias associações de cervejeiros em todo o mundo, bem como nas últimas estatísticas da indústria disponíveis.

A edição mais recente do Relatório Global de Consumo de Cerveja traz dados relativos a 2021. O material aponta que o Brasil teve um consumo de 14,54 milhões de quilolitros de cerveja, uma alta de 5% em relação a 2020. E isso representa 7,8% do mercado de cervejas no mundo. Além disso, conseguiu recuperar os níveis pré-Covid.

Leia também – Como será 2023 para a indústria da cerveja? 9 empresas opinam

O consumo per capita, porém, continua baixo em relação a outros países. De acordo com o levantamento da Kirin, em 2021, foram 67,9 litros de cerveja per capita consumidos no Brasil, o que representa 107,3 garrafas de 633ml. Isso deixa o país em 24º lugar na lista de consumo per capita de 2021, tendo perdido dois postos no ranking, para Panamá e Bósnia-Herzegovina.

O relatório da Kirin ainda aponta que o consumo global de cerveja foi de aproximadamente 185,6 milhões de quilolitros em 2021, um aumento de 4% em relação ao ano anterior ou de 7,13 milhões de quilolitros na comparação com 2020.

A China permaneceu como o maior consumidor de cerveja do mundo, posto ocupado pelo 19º ano consecutivo. E o seu consumo aumentou 5,6% em 2021 em relação ao ano anterior. Seus 38,093 milhões de quilolitros, representam 20,5% do mercado ou, aproximadamente, 1 de cada 5 cervejas consumidas no planeta.

Os Estados Unidos continuam sendo o segundo país com maior volume de cerveja consumida (24,17 milhões de quilolitros), à frente, em ordem, de Brasil, Rússia, México e Alemanha, mesmo com um recuo de 2,1% nas vendas de cerveja em solo germânico em 2021.

O Reino Unido, com uma alta de 12,7% no consumo em 2021, saltou para a sétima posição. Para isso, se aproveitou da queda no consumo de cerveja de dois países asiáticos, o Japão e o Vietnã, agora oitavo e nono colocados da lista, respectivamente. E a Espanha completa o Top 10 global de consumo de cerveja, de acordo com a Kirin.

Consumo per capita
O ranqueamento dos países quando se avalia o consumo per capita, de acordo com o levantamento, é bem diferente da lista do volume total. Há um forte domínio de nações europeias, com a Namíbia, em nono lugar, sendo a única intrusa no Top 10, que só repete dois países dos maiores consumidores, a Alemanha, em sétimo lugar, e a Espanha, em oitavo.

Pelo 29º ano consecutivo, a República Checa é o país com maior consumo per capita de cerveja, de 184,1 litros por habitante. É, aliás, o único país que supera a barreira dos 100 litros. O Top 3 da relação da Kirin mudou, com a Áustria saltando do terceiro para o segundo lugar, com 98,7 litros, e a Lituânia subindo da sexta para a terceira posição, com 96,4 litros. É o aumento do consumo mais notável dos anos recentes, tanto que em 2019 a ex-república soviética estava em 19º lugar.

A Romênia se manteve na quarta colocação, com a Polônia caindo do segundo para o quinto lugar. A Estônia assumiu o sexto posto, tendo ultrapassado a Alemanha, agora seguida por Espanha e Namíbia. E o Top 10 é completado pela Croácia, que galgou seis posições de 2020 para 2021.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password