fbpx
breaking news New

IPAs da Cia de Brassagem dão visibilidade à preservação da onça-preta e da suçuarana

Instituto Pró-Carnívoros recebe da cervejaria parte do valor obtido com vendas das novidades

Preocupada com a conservação da biodiversidade, a Cia de Brassagem Brasil costuma trazer em seu portfólio rótulos que auxiliam projetos de preservação, dando voz e espaço a essas causas. Seguindo com essa tradição, a cervejaria lançou recentemente duas IPAs que possuem esse foco: a Suçuarana, uma Double IPA e a Onça-Preta, uma Black IPA.

Ao dar visibilidade à luta contra a extinção de alguns animais, os rótulos contribuem para evidenciar as ações de grupos associados. Nesse caso, as cervejas foram lançadas em parceria com o Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais, o Pró-Carnívoros.

Leia também – BrewDog cria código de ambiente de trabalho e diz que problemas passaram

A associação civil é de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. Com 25 anos de atuação, está sediada na cidade paulista de Atibaia e desenvolve projetos em diversas regiões do país. “Parte da venda das cervejas é destinada ao instituto parceiro. No caso, fazemos o repasse para o Instituto Pró-Carnívoros”, explica Danielle Mingatos, sócio e co-fundadora da Cia de Brassagem.

A cerveja Onça-Preta foi lançada no Dia Mundial da Onça-Pintada, sendo uma Black India Pale Ale, com 6,5% de graduação alcoólica e 72 IBUs de amargor. De acordo com o seu descritivo, tem aromas e sabores predominantes dos lúpulos americanos Citra e Amarillo em equilíbrio com maltes escuros que trazem uma leve nota tostada.

A bebida traz visibilidade para a onça-preta, animal que pode ser encontrado do México até a Argentina. Estima-se que 70% desses felinos vivam no Brasil, principalmente na Amazônia.

Publicidade

“Estamos falando do maior felino das Américas que está em extinção. A situação da onça-preta é mais crítica, pois trata-se de um indivíduo raro e que pode ser observado na Amazônia, na Caatinga, no Cerrado e na Mata Atlântica. Curiosamente a onça-preta não é encontrada no Pantanal, hipóteses ainda precisam ser testadas, mas a explicação pode envolver condições climáticas, incluindo a radiação solar, e a dieta das onças nesse bioma”, completa Danielle.

Já a cerveja Suçuarana é uma Double IPA com 9,0% de graduação alcoólica e 90 IBUs de amargor. Segundo a Cia de Brassagem, traz aromas e sabores que remetem a frutas cítricas e tropicais, além da combinação entre os lúpulos americanos Citra, Mosaic e Cascade, tendo muito amargor.

A bebida foi criada para homenagem a suçuarana ou onça-parda, considerado um dos felinos mais adaptáveis, sendo o carnívoro mais amplamente distribuído nas Américas, incluindo o Brasil.

Ela tem sido notícia por conta de seu aparecimento em regiões urbanas, como ocorreu recentemente na cidade do Rio de Janeiro. Esse foi o primeiro registro da espécie em 80 anos, na capital fluminense. Episódios como esse têm sido constantes e alertam para o fato de que seu habitat natural vem sendo tomado de maneira indevida. Além da significativa alteração do habitat, a diminuição na disponibilidade das presas e a caça ilegal constituem as principais ameaças à espécie.

As duas cervejas estão disponíveis em chope, lata não pasteurizada de 473ml e garrafas pasteurizadas de 500ml. “Ao apreciar nossas cervejas, o consumidor tem a experiência cervejeira e contribui, através do instituto ou projeto parceiro, a preservar aquela espécie do rótulo. Nosso projeto já foi premiado por duas vezes consecutivas no Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja na categoria de Responsabilidade Social”, conclui Danielle.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password