fbpx

Só 1/3 da população negra está representada em cargos de liderança no setor cervejeiro

A presença de profissionais negros na indústria cervejeira está significativamente subrepresentada em diversos cargos, independentemente da região e do porte do estabelecimento. Essa disparidade se torna ainda mais evidente quando considera as lideranças, com apenas 19% desses cargos nas cervejarias sendo ocupados por profissionais negros, conforme revelado pela pesquisa “Participação de pessoas negras na indústria cervejeira“, conduzida pelo Guia da Cerveja e que pode ser acessada no link.

Esses 19% de liderança equivalem a aproximadamente 1/3 da população negra brasileira, que representa 56%, considerando pretos e pardos, segundo os dados mais recentes do Censo do IBGE.

Leia também – Negros estão subrepresentados nas cervejarias de todas as regiões do Brasil

A falta de representatividade se estende pelo Sudeste e Sul, as duas regiões com maior número de empreendimentos cervejeiros no país. Nas lideranças dentro das cervejarias, a presença negra é de apenas 15% no Sudeste e 8% no Sul, contrastando com uma representatividade de 48% e 26% na população, respectivamente.

Publicidade

Essa discrepância persiste nas demais regiões. No Nordeste, onde 74% da população é negra, apenas 35% ocupam cargos de liderança. No Centro-Oeste, a disparidade é de 42% de líderes negros contra 67% na população. No Norte, apesar da população negra ser de 78%, apenas 63% ocupam cargos de liderança.

A pesquisa do Guia destaca ainda que a representatividade de profissionais negros é desproporcional quando comparada à presença nos principais cargos. Enquanto 30% dos funcionários das cervejarias são negros, apenas 19% ocupam cargos de liderança. Essa queda na representação também é evidente nas regiões Sudeste (25% de funcionários e 15% de líderes), Sul (14% e 8%) e Nordeste (49% e 35%).

A disparidade na representatividade se acentua entre as cervejarias de diferentes perfis produtivos, sendo mais pronunciada nas de menor porte. Nas nanocervejarias, 29% dos profissionais são negros, enquanto apenas 19% ocupam cargos de liderança. Nas microcervejarias, a representatividade é reduzida pela metade, com 34% dos funcionários sendo negros e apenas 17% ocupando cargos de liderança.

A pesquisa
Participação de pessoas negras na indústria da cerveja” é uma pesquisa quantitativa, tendo sido realizada por meio de questionário online, com respostas coletadas em setembro de 2023, envolvendo a participação de 129 donos ou administradores de cervejarias das cinco regiões do Brasil.

0 Comentário

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password